in

10 dúvidas sobre vacinas para pets

Tire as principais dúvidas sobre vacina para pets.

A vacinação ainda é o método mais eficiente e de melhor custo-benefício para o controle de doenças infecciosas em animais e humanos.

 

#1 Quais vacinas devo dar e quando?

As vacinas essenciais são as polivalentes, o que não quer dizer que as outras são desnecessárias, essas são indicadas dependendo da condição do pet e do ambiente, mais para pets de exposição e/ou confinados com outros peludinhos.

Os cães começam sua cardeneta de vacinação a partir dos 42 dias de idade, recebendo a sua primeira dose da polivalente, intercalando cada dose com um período de descanso de 21 dias, a quarta dose é indicada para raças mais sensíveis como: Pit Bull, Rottweiller, Labrador e Doberman. E deve receber o reforço anual.

Os gatos devem sempre fazer o teste para FIV e FeLV antes da vacina polivalente, e começam o seu programa a partir dos 60 dias e 21 dias após a primeira podem receber a segunda dose. A imunidade de gatos é mais rápida. Nem sempre é necessária a terceira dose. E não diferente dos seus “amigos” cachorros, ela também deve ser repetida anualmente para sempre.

A vacina antirrábica deve ser aplicada a partir dos 4 meses de idade nos cãezinhos e gatinhos, repetida anualmente.

 

@tayanimals.care
@tayanimals.care

 

Confira a caderneta de vacinação para cães e gatos:

 

@tayanimals.care
@tayanimals.care

 

 

#2 Por que preparar uma futura mamãe?

Perito Animal
Perito Animal

Quando o pet é recém-nascido ele recebe os anticorpos, que os protegem contra as doenças, através do leite materno. Por isso, é importante sempre fazer os programas de vacinação e vermifugação corretos antes de colocar o pet para procriar, a prevenção da da futura mamãe é essencial para uma ninhada saudável.

Lembrando que não é indicado vacinar cadelas prenhes.

 

#3 A vacina polivalente protege contra quais doenças?

Protegem os cães contra: cinomose, hepatite, adenovírus tipo 2, parvovirose, parainfluenza, coronavirose, leptospirose (duas cepas: L. icterohaemorrhagiae e L. canicola);

E os gatos contra: rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia, Chlamydia (Chlamydophila felis) e leucemia.

 

#4 Por que devo dar mais de uma dose da vacina polivalente?

Cachorro e Gato
Cachorro e Gato

O ideal é fazer a vacina e uma titulação, para saber o momento ideal que os anticorpos maternos não vão agir mais e causar a falha vacinal, mas isso não é prático e nem barato. São várias doses para sobrepor a imunidade passiva.

A partir da 6ª semana de idade até a 16ª, os anticorpos maternos não são mais capazes de proteger os filhotes contra as doenças mas ainda estão na corrente sanguínea mesmo que em concentrações baixas podem inativar a vacina por isso, são indicadas as três doses, não são consideradas reforços, e sim, uma tentativa de induzir uma resposta imune efetiva. Afinal, não sabemos quando o filhote vai conseguir responder sozinho.

 

#5 O meu animalzinho pode ter contato com outros e andar na rua depois da vacina?

Não. O pet deve ser mantido isolado durante o esquema de vacinação. Porque as vacinas estimulam a resposta do filhote às doenças, ele não fica imediatamente protegido , o corpo dele demora mais ou menos 21 dias para responder por isso, esse intervalo entre cada dose e esse mesmo intervalo após a última dose da vacina para ele estar protegido e poder passear e ter contato com outros.

 

#6 O veterinário do meu pet indicou a vacina internacional, ela é mais cara que a nacional. Por que dar ela?

Meus Animais
Meus Animais

O orgão de fiscalização internacional é mais eficiente, não é criticando o Brasil, mas vários sistemas aqui ainda são falhos e existem mais fraudes porque o público é menos exigente com a qualidade e visa mais o preço.

E o órgão brasileiro que regulamenta as vacinas é o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que é voltado à agricultura e os animais de pequeno porte (cão e gatos) não é o foco.

 

#7 Meu pet foi vaciado e ficou doente. Por quê?

Life Pet
Life Pet

A vacina não causa doença.

Em algumas doenças, como na parvovirose, o pet pode ficar até 12 dias sem apresentar os sinais de doença, se não fizer os exames necessários antes da vacina ele aparenta estar saudável e é vacinado. Sinais da doença aparecem depois, e o tutor culpa a vacina, porque não sabe do histórico do pet.

 

#8 Resgatei um filhote com mais de 6 meses, o esquema de vacinação é o mesmo?

Web Cachorros
Web Cachorros

Não precisa, são necessárias apenas duas doses porque a partir dos 4 meses o pet é capaz de responder sozinho.

Porém, primeiramente o pet deve passar por uma avaliação médica e se estiver saudável ele pode receber a primeira dose da polivalente e 21 dias. Depois ele recebe a segunda dose para criar células de memória e em 21 dias ele está menos susceptível, pode fazer novas amizades e curtir os passeios sem riscos.

 

#9 Ele está doente, posso vacinar ?

Não devemos vacinar pets doentes. A vacina não é remédio e pode piorar a situação do pet.

Por isso, que é ideal uma avaliação médica antes da vacina, porque as vezes o pet tem que ser tratado para só depois começar o programa de vacinação.

 

#10 Meu pet já é idoso, preciso vacinar?

My Old Dog Book
My Old Dog Book

Sim, pois os pets idosos são mais imunossuprimidos, não tem todo o aparato para conseguir responder sozinho à uma infecção, por exemplo.

Lembre-se qualquer dúvida consulte um veterinário.

Agora que você já sabe tudo sobre vacinação que tal saber sobre brinquedos para cachorro? Os brinquedos mais adequados dependem da raça, porte, idade e temperamento. Saiba mais aqui.
 

artigo-desktop-2

 

Capa loicurcio.com.br

O que você achou??

0 points
Upvote Downvote
Tayane S. Schimicoscki

Escrito por Tayane S. Schimicoscki

Estudante de medicina Veterinária na UnB, protetora de animais e completamente apaixonada por eles. Atualmente, mãe de sete cachorros e cuidadora de animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Por que alguns cães montam na perna?

12 cachorros prontos para assistir a Copa