Índice
Seu peludo gosta de aprontar? Veja os 10 problemas de comportamento dos cachorros mais comuns. E aprenda como resolver!
Aposto que se você tem interesse em saber sobre problemas de comportamento dos cachorros é porque seu peludinho deve ser um pouco bagunceiro ou gosta de aprontar. Muitas vezes por desconhecermos maneiras corretas de educar nosso filhote agimos de forma errada e sem querer incentivamos nosso cachorro a continuar com uma ação indesejada. Fique tranquilo que com essas dicas pode conseguir resolver os problemas de comportamento do seu cachorro.
E é pensando nesses peludos que não gostam de obedecer o papai ou a mamãe vamos apresentar 10 problemas de comportamento canino mais comuns e como resolver.
Se por acaso, mesmo com essas dicas não resolver o problema de comportamento do seu peludo. Pense na possibilidade de ajuda profissional, por exemplo, um adestrador.
#1 Pular nas pessoas
O problema de comportamento do seu cachorro é pular nas pessoas? Veja os 3 passos para seu peludo nunca mais pular nas pessoas.
#2 Agressividade
Seu cachorro pode ser agressivo por diversos motivos, por exemplo, medo de que o machuquem, perder a posição de dominância. Para corrigir é importante descobrir a origem da agressividade e não deixar seu cachorro mais nervoso. Ter um cachorro agressivo pode ser muito frustrante, mas antes de tomar qualquer outra atitude, tenha paciência e peça ajuda de um profissional, com certeza você conseguirá.
#3 Faz xixi e cocô no lugar errado
Fazer xixi e cocô no lugar errado é muito comum nos filhotes, mas com um pouco de tempo e ensinando o lugar certo esse problema é resolvido rapidinho. Tenha paciência, lembre sempre de parabenizá-lo quando ele acertar o lugar. Mas se esse comportamento acontece no seu peludo que já é um pouco mais velho, pode ser que ele tenha #7 Ansiedade de Separação.
#4 Late muito
Latir muito é um problema que não incomoda só você, mas também os vizinhos. Certo? O cachorro late para alertar de um perigo ou por ficar muito tempo sozinho, por exemplo. Primeiro você deve descobrir o motivo dele latir tanto. E assim saber a maneira certa de corrigir, às vezes, é preciso trabalhar a ansiedade dele ou a energia acumulada. Nesse caso o maracujá pode ajudar, de maneira natural seu peludo.
#5 Mastigar sapatos
Não só mastigar sapatos, mas tudo que ele vê pela frente? Incentive seu peludo a mastigar as coisas certas, fornecendo brinquedos mastigáveis. O BOX.Petiko entrega mensalmente um caixinha cheia de petiscos, brinquedos e pelúcias para seu peludo. Assim seu cachorro sempre terá algo novo e que possa mastigar sem problemas.
Tudo no BOX.Petiko é para seu peludo mastigar
#6 Cavar
Você acabou de dar banho no seu peludo e de repente ele vai até o jardim e cava um buraco. Quem nunca passou por isso?! Uma dica que pode ajudar é passar mais tempo com seu amigão gastando muito a energia dele, mas se cavar for inevitável, que tal separar um espaço “certo” para cavar, como uma caixa de areia.
#7 Ansiedade de Separação
A Ansiedade de Separação (SAS) é caracterizada por uma série de comportamentos manifestados pelos cães quando deixados a sós como, por exemplo, faz xixi e cocô em lugar errado, tem comportamento destrutivo. Assim como o problema de #4 de latir muito é possível utilizar o maracujá porque tem substâncias que agem como um calmante natural para o cachorro.
#8 Pedir comida
Sabe aquela carinha que ele faz quando você está comendo algo? Você logo sabe que ele quer um pedacinho. E você fica com dó, não sabe se ele pode comer ou não. Dai pensa “só dessa vez” e isso sempre se repete. Para resolver é simples: resista! Resista ao olhar fofinho dele.
#9 Perseguir tudo
Seu cachorro tem o hábito de perseguir carro, pessoas com bicicleta ou você pela casa todo? Deixe seu cachorro sempre na guia, treine-o para vir até quando chamar e fique atento para possíveis gatilhos, como corredores e ciclistas.
#10 Morder
E por último, mas não menos importante o hábito de morder. Morder calcanhar, móveis ou qualquer coisa que ele fique com vontade de dar aquela mordidinha. Os filhotes mordem para conhecer o ambiente e as pessoas. Embora algumas raças sejam consideradas perigosas, para tirar esse comportamento é preciso treino, mostrar para ele os objetos certos para morder. Em último caso, peça ajuda de um especialista.
Veja mais artigos da Petiko:
5 motivos pelos quais as pessoas odeiam o seu cachorro
3 dicas para convencer qualquer pessoa a ter um cachorro em casa