in

HahaHaha AmeiAmei OMGOMG

3 coisas que você precisa evitar para não dar vexame passeando com seu cachorro

Saiba o que você precisa evitar durante os passeios para não dar vexame com seu amigão.

Temos quase oito anos de experiência em caminhadas frequentes com nossos cães. Mantemos uma consistência tão grande que eles criaram rapidamente um hábito e sabem exatamente os horários que saímos.

Em todo esse tempo nos deparamos com todo tipo de gente passeando com seus cães na rua, mas são três tipos os que realmente chamam nossa atenção (de uma maneira bem negativa).

Se você tem um cão, não importa o país ou cidade onde vive, já se deparou com um deles:

1. A Neurótica
2. O Domador de Leões
3. O Deselegante

Ao longo dessa leitura, eu vou explicar melhor esses três perfis. Você poderá se divertir durante as caminhadas com seu cão, identificando cada um deles na rua e ajudando quem precisar.

E o mais importante! Você saberá as 3 coisas que você precisa evitar para não dar vexame passeando com seu cachorro.

Quer matar a curiosidade? Continue lendo esse artigo e descubra mais sobre essas três figuras!


#1. A Neurótica

Via pixabay.com
Via pixabay.com


A Neurótica passeia gritando com seus cães, na esperança que isso faça com que eles se acalmem e passem a caminhar junto dela sem dar trabalho algum.

Você passa pela neurótica e escuta um “Que saco Max! Quer voltar pra casa?!”, e ela segue nesse debate solitário durante todo o percurso.

As vezes me pergunto: Será que ela quer que o cachorro realmente responda?

A neurótica não sabe que os cães só entendem energia e linguagem corporal. É preciso respeitar seus instintos para obter um bom comportamento.

O problema é que a Neurótica não usa os instintos, ela tenta se comunicar somente com o intelecto e a emoção.

Ela pode até pensar que está se comunicando com seu cão enquanto fala com ele, mas não está. Cães não tem habilidades intelectuais para entender ideias complexas, como as presentes em uma conversa entre humanos.

Cachorros se comunicam através de energia, por isso nossa energia pessoal desempenha um papel central no nosso relacionamento com eles.

Os cães são nossos espelhos, refletindo em seu comportamento a energia que nós expressamos.

Se somos hiperativos e excessivamente excitados, nossos cães serão iguais. Se estamos tensos e com raiva, eles estarão ansiosos.

Portanto, quanto mais a Neurótica grita, pior é a reação do cão!

Ao contrário dos seres humanos, os cães não seguirão uma energia instável. Eles seguem instintivamente líderes que exibem energia calma e assertiva.

Quando os cães vivem com um humano que não preenche esse papel, eles tentarão naturalmente corrigir o equilíbrio do grupo preenchendo esse papel vago de liderança.

É exatamente assim que os problemas de comportamento se desenvolvem!

Para estabelecer-se como líder do bando, a Neurótica deve projetar energia calma e assertiva, refletindo um cachorro calmo e submisso.

Este equilíbrio nutre a estabilidade e cria um cão centrado e feliz.

Por isso, custe o que custar, jamais deixe que seu cão perceba em você uma energia que não seja calma e assertiva. Respire fundo, ponha os ombros para trás, estufe o peito e mantenha a postura de um líder a ser seguido.


#2. O Domador de Leões

Via pixabay.com
Via pixabay.com

O Domador de Leões luta constantemente com seu cachorro em busca do controle sobre a guia. Às vezes ele passa por você puxando a guia para um lado, enquanto o cão puxa para o outro.

Em outros momentos quando derrotado, o Domador de Leões acaba sendo arrastado por todo canto pelo leão feroz, um Dachshund com 9,5 kg.

Você passa por ele e pensa: Nossa, o passeio desse rapaz deve ser desgastante!

E é!

Com o tempo o Domador cansa das exaustivas caminhadas e coloca seu cão em segundo plano.
Alguns se aposentam e acabam por terceirizar a atividade, contratando um “Dog Walker” ou deixando seu cachorro em uma creche durante o dia.

Você conhece algum Domador de Leões aposentado?

Tudo isso poderia ser evitado se o Domador soubesse duas coisas:

1. Lutar contra um cão pelo domínio da guia não funciona

Quando um cachorro está puxando, o melhor a se fazer é parar a caminhada alí mesmo, conquistar a atenção do cão para que ele volte a focar na atividade, para só então prosseguir.

Somente cães concentrados caminham lado a lado, portanto o Domador de Leões precisa se transformar em um Encantador de Cães antes de qualquer coisa.

2. Nada substitui a caminhada do cão com seu dono, porque essa é a única atividade que reforça a liderança e cria respeito

Cães são animais de trabalho que necessitam seguir um líder. O trabalho é o que dá significado à vida de um cão.

Matriculá-lo em uma creche é ótimo, mas não substitui um trabalho porque é um lazer. Seu cachorro estará cansado, mas não saberá a quem deve respeitar dentro ou fora de casa.

Para se transformar em um Encantador de Cães, o Domador precisa persistir nas caminhadas e adotar as melhores práticas e ferramentas. Ler este artigo seria um ótimo começo:

Artigo relacionado: Como resolver o problema de cães que puxam durante a caminhada

Cães naturalmente tentam tomar o controle do bando quando a liderança não é forte. Deixar que isso aconteça é abrir mão da liderança em definitivo, dando a ele o controle sobre o bando (incluindo você).


#3. O Deselegante

Via pixabay.com
Via pixabay.com

O Deselegante é mal visto por todo mundo. Ele sai sempre despreparado e atabalhoado, cometendo algumas dessas gafes:

1- Ele sai sem saquinhos higiênicos para juntar os “brownies” deixados pelo caminho.

2- Quando dono de um cão mais forte, ele ignora a focinheira ou solta o cachorro em lugares públicos.

O Deselegante esquece que, mesmo confiando plenamente em seu cão, ele pode machucar um animal menor (mesmo que brincando ou em uma trombada acidental).

3- Ele se aproxima dos cães de todo mundo e vai pegando, sem perguntar primeiro se pode se aproximar.

O Deselegante perde a noção do espaço alheio e ignora as particularidades do outro, pensando apenas em si mesmo.

4- Quando se aproxima, ele vai agarrando antes de permitir que o cão do outro o cheire primeiro.

Os cães gostam de conhecer o outro primeiro através do olfato, para só depois utilizar a visão. Para um cachorro o seu cheiro é o seu CPF, algo muito importante.

Essa é inclusive fonte de várias brigas entre cães que se desconhecem, quando donos permitem que cães se olhem frente a frente, antes de se cheirarem.

Artigo relacionado: 3 coisas que o seu cachorro espera de você

5- Ele, quando em ambientes fechados, solta o cão sem supervisioná-lo.

Quando o ambiente é fechado e seguro, tudo bem soltar seu cão da guia (desde que você o acompanhe).

Afinal, mesmo confiando e tendo um cachorro calmo e submisso, ele pode incomodar terceiros ou se machucar durante a brincadeira.

Conclusão

Acredite, existe uma Neurótica, um Domador e um Deselegante em cada esquina precisando de ajuda!

Agora que você já sabe como identificá-los (e como evitar esses erros), compartilhe esse artigo com alguém a faça a sua parte.

Essa é a sua oportunidade de ajudar discretamente seus amigos a não darem mais vexame passeando com um cachorro.


artigo-desktop-2


O que você achou??

3 points
Upvote Downvote
Ruff Ruff

Escrito por Ruff Ruff

Em tudo o que fazemos nós acreditamos em desafiar o tradicional pensando o estilo de vida com nossos cães de forma diferente. Desafiamos o tradicional criando produtos muito bem projetados, feitos para durar e que proporcionam momentos especiais entre você e seu cão. Acabamos naturalmente fazendo produtos fora de série para cachorros, mas pensando no estilo dos donos. Quer conhecê-los?

Comentários

Leave a Reply
    • Muitos peludinhos têm essa mania. É normal, é o jeito deles de explorar o mundo à fora, mas claro que lamber o chão não legal porque ele pode pegar alguma sujeira enfim… uma dica é conversar com o o veterinário dele para saber se é uma mania passageira ou não. E ensiná-lo aos poucos que não é uma atitude legal de fazer nas ruas, quem sabe distraindo com brinquedo, petisco etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Quanto desgosto seu cachorro teve em Agosto?

Qual a foto de cachorro mais fofa?