10 coisas que você precisa saber antes de passear com seu cão

in ,

Sair com seu peludo é tudo de bom, mas anote essas 10 coisas que precisa saber antes de passear com seu cão.

Os parques que aceitam cães são uma ótima maneira de deixar o seu cachorro gastar muita energia, brincar com você e outros cachorros. Para muitos cães, especialmente aqueles que vivem em apartamentos ou casas sem jardim, é a única chance de eles realmente correrem, correrem muito. E os cães que são altamente sociais, é uma oportunidade de estar em torno de outros peludos.

Saiba de algumas dicas básicas e essenciais que todos os tutores devem seguir quando levar seu cãozinho em um parque, para garantir a saúde e segurança de todos.

E lembre-se não vale ir ao parque com seu amigão e ficar o tempo todo no seu celular.

#1 Certificar se seu cachorro está com as vacinas em dia

Antes de levar seu peludinho para um passeio lembre-se de olhar a caderneta de vacinação para poder se divertir sem preocupações com seus AUmigos.

Se você têm dúvidas sobre vacinas confira algumas informações aqui.

#2 Fique sempre atento

Muita coisa pode acontecer em segundos enquanto você está distraído, e não, de olho no seu cão. Fique sempre atento na linguagem corporal dele.

Caso seu cachorro brigue com outro, cuidado! Entrar entre dois cães que estão brigando é uma maneira de você ser mordido. Converse antes com seu veterinário de como proceder nessa situação, caso vir acontecer.

Uma dica é ter sempre em mãos algum objeto que faça barulho para deter uma briga, por exemplo, uma corneta de ar ou um apito.

#3 O que não esquecer de levar:

– Guia (vamos falar no item 5 sobre a necessidade da guia);
– Garrafinha de água para hidratação de vocês dois. Lembre-se de levar um pote para colar a água para seu cachorro;
– Cata-cata afinal, ninguém merece pisar na sujeira do seu cachorro;
– Brinquedos: caso seu cachorro seja adestrado e repeite seus comandos, é legal levar frysbee, bolinha para brincar com seu cachorro.

#4 Ensine comandos básicos

Ao levá-lo em lugares públicos é interessante que seu cão saiba sentar, ficar e vir quando chamado. Esses comandos podem ajudar no convívio com outros cães e pessoas.

#5 Com ou sem guia?

Cada cão reage de uma forma quando vê uma pessoa ou outro cão, o que pode causar conflitos dentro do parque, você precisa manter tanto o seu cão seguro quanto os visitantes do parque.

Só o solte se seu peludo for bem calmo, tranquilo com estranhos. Também caso o parque permita ou se estiver vazio.

#6 Cuidado com o que ele encontra no chão e pega para comer

Os cachorros são curiosos, não podem ver uma coisinha no chão e já querem cheirar, lamber ou comer. Em parques, praças e na rua fique sempre atento ao que estão no chão. Pode ser perigoso se ele engolir ou machucar a patinha.

#7 Cuidado com lagos, lagoas, fontes etc

Se for passear em locais que tem, por exemplo, lagos, lagoas ou fontes verifique se é permitido o cachorro dar um mergulho ou mesmo se a água é própria para o consumo (porque o cachorro vai tentar beber).

Em praias veja se tem alguma restrição em levar cachorro e sempre respeite o espaço do outro. Afinal, nem todo mundo gosta de peludinhos por isso, é importante respeitar.

#8 Deixe-o fazer novas amizades

Socializar é também é importante no mundo canino. Os cachorros gostam de brincar com outros pets além disso, auxilia no gasto de energia, o deixa mais equilibrado e feliz.

Se mesmo com os passeios e com outros pets seu cachorro continua muito anti-social, é interessante buscar ajuda de um adestrador para passar orientações de como melhorar o comportamento do seu cachorro.

#9 Sujar é bom

Aposto que você já deve ter visto imagens e vídeos de cachorros se sujando na lama, parece que estão se divertindo muito, né? É verdade. Rolar na terra, grama, lama é uma experiência nova para seu cachorro.

Claro que depois ele vai precisar de um belo banho, mas uma vez ou outra extrapolar na brincadeira é bom. Deixe ele se sujar e aproveite para dar boas risadas.

#10 Limpe as patinhas

Como falamos no tópico 6 é importante tomar cuidado com o que ele encontra no chão, quando estão fora de casa o peludo pisa no chão, grama, terra e depois quando chegam em casa pulam direto no sofá ou na sua cama. É interessante limpar as patinhas com um pano ou lencinhos umedecidos para tirar a sujeira e ele poder pisar onde quiser dentro de casa, sem sujar.

Você já caminha com seu cachorro? Ou quer começar uma rotina de caminhadas com seu cãopanheiro?

Independente do seu interesse em saber sobre os cuidados para levar seu cachorro em um passeio, você conhece os verdadeiros benefícios em caminhar com ele? Não? Confira aqui.

artigo-desktop-2

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

10 cachorros de pijama e prontos para dormir

raças de cachorro

10 Raças de Cachorro que São Ótimos Companheiros de Corrida