Índice
- 1 Confira aqui 8 plantas tóxicas para os cães e quais os sintomas que seu pet pode ter ao ingerir alguma delas. Fique atento!
- 2 8 Plantas Tóxicas Para os Cães
Confira aqui 8 plantas tóxicas para os cães e quais os sintomas que seu pet pode ter ao ingerir alguma delas. Fique atento!
Apesar das plantas serem lindas, uma boa parte pode ser tóxica para o seu cãozinho, e podem prejudicá-lo ou até levá-lo à morte.
Às vezes, por curiosidade ou por tédio, eles acabam mordendo e comendo algumas parte.
Em caso de intoxicação, os primeiros sinais costumam aparecer já nas primeiras horas seguintes e, em alguns casos, podem durar dias. Por isso, antes de trazer uma planta nova para casa, pesquise se ela é venenosa e se apresenta algum risco à saúde do seu cachorro.
Se você já possui alguma e só descobriu depois que ela é tóxica, não precisa se desfazer.
Uma opção é mantê-la fora do alcance do peludo, seja em um lugar mais alto ou em algum ambiente que o cachorro não consiga entrar.
8 Plantas Tóxicas Para os Cães
1. ANTÚRIO
Devido a sua beleza, o Antúrio é amplamente usado no paisagismo.
Todas as partes dessa planta possui oxalato de cálcio, cujo princípio ativo oferece riscos a saúde dos animais.
Os sintomas são: vômitos, diarreia, salivação, asfixia, inchaço da boca, lábios e garganta, e edema de glote (uma reação alérgica tratada com adrenalina).
2. AZALÉA
A azaléa possui andromedotoxina, encontrada principalmente no néctar da planta e ao ser ingerida pelo cachorro pode causar distúrbios digestivos e alterações cardíacas.
3. BICO DE PAPAGAIO
Vocês sabiam que essa planta é perigosa até mesmo para humanos?
Quando o látex leitoso produzido por ela entra em contato com os olhos causa irritação, lacrimejamento, inchaço das pálpebras e dificuldades na visão.
Já com os cachorros o perigo é ainda maior, apenas o toque da planta gera lesões na pele e conjuntivite canina.
Os sintomas em caso de ingestão são mais graves, levando o animal a ter náuseas, vômitos e gastroenterite (inflamação que afeta o estômago e intestinos).
4. COPO DE LEITE
Parecem ser inofensivas, mas a planta causa irritação das mucosas e causa muito dor.
Isso acontece porque, assim como a Antúrio, a Copo-de-Leite também libera oxalato de cálcio e saponinas, duas substâncias extremamente tóxicas para animais domésticos.
5. ESPADA DE SÃO JORGE
Essa planta produz substâncias que são tóxicas tanto para animais quanto os humanos.
Caso ingeridas, sintomas como irritação da mucosa que leva a dificuldades de movimentação, respiração e salivação intensa poderão ser notados nos pets.
6. ESPIRRADEIRA
A espirradeira, possui princípios ativos, como a oleandrina e a neriantina, que são achados por toda a planta e podem matar um homem de até 80 kg caso sejam ingeridos. Por essa vocês não esperavam né? Nem eu.
Os sintomas são o mesmos tanto em humanos quanto em animais e podem aparecer entre 1 e 24 horas após a ingestão.
Nesses casos, serão apresentadas dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia, vertigem, sonolência, dispneia, irritação da boca, náusea, vômitos, coma e morte.
Então, essa precisa ficar muito longe dos animais!!
7. LÍRIO
Todas as partes da planta são tóxicas.
Após serem tocadas ou ingeridas, os animais podem apresentar irritação oral, e coceira na pele ou mucosas, irritação ocular, dificuldade para engolir e respirar, alterações nas funções renais e neurológicas.
Texto relacionado: Plantas venenosas para gatos – conheça quais são!
8. VIOLETA
Ela produz violinha, ácido tânico e salicílico, três substâncias tóxicas que se ingeridas em grande quantidade fazem muito mal para os cães.
Os sintomas são gastrites, depressão circulatória e respiratória, além de diarreia e vômito.
Agora já sabem né?
Se um chegar em casa e ver suas plantas comidas, procure urgente um médico veterinário para saber se são venenosas ou não para o seu pet.
Você tem algumas dessas plantas em casa? Sabia do veneno delas? Deixa aqui nos comentários se já as conhecia.