A Maneira Correta de se Aproximar de um Cão Que Não Conhecemos

in ,

A adestradora Rebeca Cianca passa algumas dicas sobre como se aproximar de um cão que ainda não conhecemos. Vale a pena conferir:

Normalmente chegamos cheios de animação, e, fazendo aquela vozinha fina, nos inclinamos sobre o cão, abaixamos e fazemos carinho na cabeça dele. É difícil resistir, não é mesmo?

No entanto, por mais que existam cães sociáveis que não vão se importar com esse tipo de aproximação, muitos podem ficar receosos, com medo ou agressivos. E você pode ser mordido.

Logo, se não conhecemos o cão, é importante se aproximar da maneira correta para evitar acidentes.

Photo by Marvin Meyer on Unsplash

Não encarar o cão

Devemos levar em conta como os cães se comunicam, por isso, não se deve encarar o cão desconhecido diretamente nos olhos. Na linguagem canina, os cães se encaram para se desafiar. Ele pode achar que você está desafiando-o e agir de maneira agressiva.  

Normalmente cachorros se aproximam de outros com olhar indireto, virando o rosto e até mesmo o corpo como uma forma de mostrar ao outro cão que não o estão desafiando. Alguns, mais submissos chegam a deitar e mostrar o abdômen (parte que consideram mais vulnerável), como se estivessem dizendo “sou submisso a você, por favor, não quero problemas”. Quando cães agem assim conosco, é comum interpretamos essa ação como um pedido de carinho, mas nem sempre é isso. Pode ser só submissão, e, dependendo do contexto, também pode desencadear uma mordida.

Espere que o cão se aproxime de você e não ao contrário

O ideal é se manter calmo e esperar que ele venha até você, sem tocá-lo. Não se deve inclinar o corpo sobre o cão, muito menos levantar a mão e colocá-la diretamente sobre a cabeça do cachorro, como costumamos fazer.

Faça movimentos lentos e laterais

Seus movimentos não devem ser bruscos nem rápidos, e seu corpo deve estar virado de lado e na direção diagonal do cão, evitando a abordagem de frente, que pode ser intimidadora para ele.

Deixe que ele o cheire

É farejando que os cães conseguem captar a maioria das informações que precisam. Eles sentem não só nosso odor, mas toda energia que estamos projetando.

Para se ter uma ideia, enquanto nós temos apenas 5 milhões de receptores de cheiro no nariz, um cão adulto tem aproximadamente 220 milhões.                                            

Se o cão se aproximar, deixe que ele o cheire.  

Photo by César Cardoso on Unsplash

Liberdade

Respeite o espaço do cão. Se ele preferir não ficar próximo de você, só cheirá-lo e sair, respeite-o. É importante que o animal tenha a liberdade de se aproximar do desconhecido ou não, pois alguns cães preferem simplesmente não interagir. Não se deve forçar a interação.

Abaixando para ficar à altura do cachorro, podemos conseguir que ele se sinta mais confortável em acercar-se. Caso o cão se acerque, pode-se até estender a mão, de forma lenta e em posição baixa e esperar que ele venha mais para perto.

Apenas quando o cão decide enfim iniciar esse contato, se esfregando em você, empurrando-o com o focinho ou lambendo, é que você pode fazer carinho. Utilize voz suave, faça carinho devagar e tranquilo, preferindo pescoço e laterais e não diretamente a cabeça do cão, as patas ou partes próximas à cauda.

Dessa forma, dificilmente você levará uma mordida.

Já aconteceu de levar uma mordida ao se aproximar de um cão que não conhecia? Ou o cão ficar com medo e fugir de você? Conte pra gente!

Agora que você já sabe como se aproximar de um cão que ainda não conhece, que tal saber a importância de socializar seu pet? Clique aqui.

Rebeca Cianca

Escrito por Rebeca Cianca

Estudante de medicina veterinária, tem cursos nas áreas de comportamento canino/adestramento e auxiliar veterinário. Já atuou como adestradora e Dog walker (passeadora de cães) e atualmente trabalha como Pet Sitter (babá de animais). Está sempre buscando aprimorar seus conhecimentos em Comportamento e Saúde animal para uma melhor qualidade de vida dos bichinhos de estimação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Por Que Adotar um Animal Adulto

receita petisco pet

Receita: Biscoitinho de Banana com Pasta de Amendoim