Anticoncepcionais para gatas – PERIGO

in

Dra. Laila alerta sobre os perigos de usar anticoncepcionais para gatas


Infelizmente ainda é muito comum o uso de anticoncepcionais em gatas. Isso porque as injeções, que frequentemente são aplicadas por funcionários de petshop e não por veterinários, são muito mais baratas que a cirurgia de castração.

O que os proprietários desses gatos ainda não sabem é que aquele velho ditado “o barato sai caro” se aplica perfeitamente nesses casos. O anticoncepcional aplicado nas gatinhas é um derivado do hormônio chamado progesterona. Esse hormônio é naturalmente produzido pelos ovários e pela placenta das gatas, mas quando administrado em doses altas para evitar o cio é capaz de causar câncer de mama, hiperplasia mamária benigna, infecção de útero e, se a gata receber a injeção durante a gravidez, pode causar morte dos filhotes. Vamos esclarecer como funciona o processo de cada uma dessas doenças a começar pelo câncer de mama.

Câncer de mama

De cada 10 tumores de mama nas gatas, nove são malignos, ou seja, cânceres. O principal agende causador do câncer de mama nas gatas é o hormônio aplicado como anticoncepcional. Isso porque os carcinomas mamários (nome do câncer mais comum) cresce em função da progesterona, ou seja, ela serve como “alimento” para o tumor. A melhor maneira de prevenir essa neoplasia é castrando a gatinha antes do primeiro cio e NUNCA aplicar anticoncepcional para gatas.

Hiperplasia mamária benigna

É um aumento exagerado das mamas das gatas, mas que não apresenta caráter maligno. Apesar disso, causa muita dor no local e a gatinha precisa ser castrada para diminuir a hiperplasia. Se isso não for feito pode desenvolver mastite, que é uma infecção das mamas e até necrose. Nos casos mais graves pode ser necessária uma mastectomia total, que é a retirada cirúrgica das mamas.

Piometra / Infecção uterina

O hormônio progesterona causa aumento na espessura do útero das gatas, que em longo prazo pode acumular secreções que servem de “alimento” para bactérias. A piometra, que é uma infecção do útero, é uma doença muito grave que precisa ser tratada com antibióticos e cirurgia de castração de emergência.

Morte fetal

Muitas vezes o anticoncepcional para gatas é aplicado antes que o proprietário descubra que a gatinha está grávida. Nesses casos a presença desse hormônio não permite que ocorra todo processo de desencadeamento do parto, como contração do útero e dilatação do canal do parto para passagem dos filhotes. Dessa maneira os gatinhos não conseguem nascer, morrem e colocam a vida da gatinha em perigo, que pode morrer por infecção uterina e septicemia.


Agora que você conhece todos os motivos já pode parar de aplicar hormônio na sua gatinha. Passar essa informação adiante também pode ajudar quem não tem esse conhecimento e assim você ajudará a salvar outras vidas.

Lembre-se: a melhor maneira de evitar crias indesejáveis, infecção de útero e câncer de mama nas gatas é a CASTRAÇÃO.


Dra. Laila Massad Ribas


Cadastre-se no Petiko e veja os prêmios gratuitos que o Petiko tem para seu pet.

Veja mais artigos da Dra. Laila no Petiko:


Avatar

Escrito por Laila Massad Ribas

Dra. Laila Massad Ribas é especializada em Medicina Felina e autora do Portal Medicina Felina (portalmedicinafelina.com.br) que traz informações sobre saúde, curiosidades, cuidados e comportamento dos gatos. É formada em medicina veterinária pela Universidade Paulista e fez Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

sobre cães

22 fatos incríveis sobre cães

cachorro sonhando

Depois de ser adotado cachorro até sonha de tanta felicidade