Banho em Casa ou Banho no Pet Shop: Qual É o Melhor?

in

Sempre fica em dúvida sobre qual a melhor opção de banho: em casa ou no pet shop? Confira as dicas da Beagle Mel:

Olá, aumigos!

Eu sou a Mel, @ABeagleMel lá do Instagram, a representante beagle da @matilhabrasil e hoje vamos cãoversar sobre auquele assunto que nem todos nós gostamos, o  famoso banho. Vamos ver quais os locais apropriados para tomar banho, os produtos ideais para cada tipo de pet, augumas dicas de como tornar o banho mais divertido para nós e para os humanos, e alguns outros aussuntos relacionados ao nosso banho. Então dá uma cãoferida e depois me cãonta lá nos comentários como é o banho na sua casa, e se aucê gosta ou não do dia do banho!

Bom, primeiro vamos falar da importância do banho. Para cães com pele e pêlo saudáveis. O banho é importante principalmente para remover odores fortes e sujeira que podem atrair bichos e insetos, além de manter a pele saudável e hidratada e os pelos bonitos e brilhosos. Para cães com doenças específicas de pele o banho muitas vezes é parte do tratamento recomendado pelo veterinário.

@sheldon.pug

Agora que já sabemos como é importante nós tomarmos banho, aucê pode se perguntar o que é melhor: Tomar banho em casa com os humanos ou na pet shop com as titias e os titios que trabalham lá? Como todas as outras coisas que envolvem pets, DEPENDE!

Essa escolha vai depender muito do cãoportamento da(o) aumiga(o). Se seus papais acostumaram você desde pequenininho a tomar banho em casa, pode não ser uma boa ideia mudar essa rotina depois de adulto, para evitar estresse desnecessário.

Também se aucê é um cão hiperativo, talvez seja difícil ficar tanto tempo parado dentro de uma banheira (Não sabe se aucê é hiperativo? Cãofere este post do meu aumigo Snow)

Mas o que é melhor então? A resposta para essa pergunta também depende do porte do pet. Cães pequenos são geralmente mais fáceis de dar banho pois não exigem um espaço muito grande dedicado para isso, podendo ser utilizadas banheiras ou bacias que caibam seu pet com um espaço de sobra, para ele não ficar apertado. Mas isso não quer dizer que os grandões não possam tomar banho em casa, muito pelo contrário.

Estes aumigos exigem um pouco mais de espaço, mas muitas vezes são os que melhor aceitam o banho caseiro. Se aucê possui um boxe de chuveiro grande o suficiente, ele geralmente será o melhor lugar para o banho dos aumigos grandes, pois é exatamente para isso que ele serve!

@zoe_borderchocolate

Já nas pet shops geralmente o banho é com chuveirinho e o pet fica em uma banheira, igual ao sugerido para o banho em casa. O tamanho da banheira normalmente varia dependendo do tamanho do pet, para deixá-lo mais confortável.

Mas caso aucê seja do tipo que não gosta muito de banho em casa ou fica aterrorizado quando sabe que vai para a pet tomar banho, existem formas para seus humanos melhorarem essa experiência. E a parte boa é que isso sempre envolve brinquedos e petiscos! Para o banho em casa seus humanos devem começar introduzindo cada etapa até aucê se acostumar com a ideia. Uma dica para facilitar o processo é o uso de banheira (ou recipiente em geral) com água em vez de chuveiro comum. O barulho e a sensação de água caindo constantemente pode incomodar seu pet. Comece então pela banheira vazia ou local do banho sem água e recompense o bom comportamento com petisco.

Após se acostumar com esta parte, simule o banho sem água: Os movimentos, a escovação, etc. e assim por diante, até que seu aumigo se acostume com todas as etapas. Já para o cão que tem medo de ir para a pet shop, peça para o responsável pelo banho se aproximar do pet com petiscos e carinhos antes de colocar ele na banheira, isso irá transmitir uma sensação de confiança. Lá na DogSpotRs, a pet onde eu tomo meu baínho gostoso, eles sempre deixam um brinquedo cãomigo para eu ficar brincando! Isso me distrai e facilita bastante a vida da titia.

@ABeagleMe

Mas se seus papais optarem por te dar banho em casa, existem diversos cuidados necessários e recomendações que devem ser seguidas para garantir que tudo ocorra de forma tranquila e prazerosa.

– Em primeiro lugar é bem importante seus papais perguntarem ao seu veterinário para saber se você não possui alguma doença que dificulte este processo, como otites e doenças de pele em geral. Se este for o caso, peça sugestões de como contornar este problema e garantir um banho saudável!

– O principal cuidado que se deve ter é com relação a temperatura do ambiente e da água. Em dias muito frios nem pense em dar banho no seu aumigo na rua pois a temperatura corporal dele pode baixar excessivamente levando a hipotermia. A temperatura ideal para a água é em torno de 37°C. Se a água está muito quente isso pode elevar os batimentos cardíacos e causar problemas ao seu amigo, portanto, use um termômetro para se certificar que não esteja acima desta temperatura.

– Na hora do banho, proteja os ouvidos do seu aumigo com algodão ou produtos específicos para esta finalidade, para evitar que água entre podendo causar otites e outros problemas de ouvido.

– Hoje em dia existem produtos dedicados para uso pet dos mais diversos tipos, marcas, preços e funções específicas. Evite sempre usar produtos para humanos e principalmente produtos para limpeza pois podem causar doenças de pele muito sérias em seu aumigo pet. Recomenda-se utilizar shampoo específico para o tipo de pelagem do seu aumigo e para garantir um pelo liso e brilhoso aucê pode ainda usar condicionador. Procure nas embalagens referências à óleos essenciais e ingredientes específicos para o tipo de pele e pelagem do seu aumigo.

 

@snowdoguinhoo

– Secar seu aumigo muito bem é tão importante quanto lavar ele. Primeiro tire o excesso de água do pelo com uma toalha, mas apenas a toalha não é suficiente para deixar a pelagem completamente seca e por isso o uso do secador é essencial! Existem raças que exigem cuidados especiais na hora de secar como é o caso de yorkshire, poodle, maltês, lhasa apso, shih tzu e spitz alemão. Recomenda-se que para estas raças sejam utilizados apenas equipamentos profissionais pois a sua pelagem exige cuidados especiais, conforme meu aumigo suspiro conta neste post. O secador desenvolvido especificamente para aplicação com pets é diferente dos modelos para humanos pois possui abafador sonoro e regula a temperatura para o bem estar animal, pois somos muito mais sensíveis que os humanos. Se aucê utilizar secador comum, regule a temperatura no morno e apresente aos poucos o aparelho ao seu aumigo pois o barulho pode espantá-lo.

Quando a secagem não é feita de forma adequada, a pele e a pelagem continuam úmidos, facilitando a proliferação de fungos e bactérias que causam doenças de pele.

@sheldon.pug

– Para garantir que o pelo fique bonitão e bem lisinho, enquanto está ficando bem sequinho fale pros seus humanos darem uma boa escovada no pelo com uma escova apropriada para sua pelagem que aucê vai ficar mais bonitão ainda, garantindo a retirada de todos os embaraços e nós que podem ter ficado nos pelos.

– E por último mas não menos importante, se aucê estiver tomando banho em algum lugar com piso escorregadio, certifique-se de utilizar alguma base para que seu pet não escorregue e possa se machucar ou dificultar na hora do banho. Caso aucê esteja tomando banho em algum lugar aberto, recomenda-se que se amarre em algum lugar bem fixo para evitar que os mais bagunceiros fujam dos seus papais na hora de se molhar!

Além do banho em si existem também outros cuidados que são muito importantes para nossa saúde, como limpar as patinhas, limpar as orelhas, escovar os dentes, cortar as unhas e fazer a tosa higiênica. Alguns destes cuidados no entanto devem ser feitos toda semana como limpar as patinhas, limpar as orelhas e escovar os dentes, e outros podem ser a cada 15 dias, como cortar as unhas e fazer tosa higiênica.

Todos estes cuidados que devem ser tomados em casa também devem ser tomados pelo pessoal da pet! Fale para seus papais perguntarem para eles se eles tomam todos os cuidados necessários para garantir seu bem estar durante o banho.

E para finalizar, coloca aquela bandana ou top para arrasar no visual depois de toda essa limpeza né!?

@ABeagleMel

O que que aprendemos então: O banho é muito importante para nós cães por diversas razões, auguns exigem ainda cuidados especiais por recomendação do titio veterinário. Os que optarem por tomar banho na pet estarão sendo cuidados por profissionais que se dedicam a isso, mas o que preferem banho em casa vão estar sob os cuidados dos seus próprios humanos, que sempre facilita as coisas. Para que au gente não tenha problemas durante o banho tanto em casa como na pet, existem diversos cuidados que precisamos ter para evitar problemas.

Por hoje é isso aumigos, espero que tenham gostado do assunto e das dicas. Não esqueçam de cãomentar ai embaixo nos comentários se aucês tem algum dúvida, alguma dica que eu acabei esquecendo e qual a opção que seus humanos escolhem, banho em casa ou banho na pet.

Lambeijos e até a próxima!

@ABeagleMel

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Castração! Vale a pena? Minha Experiência

Como é Ter um Golden Retriever em Apartamento