Brincadeira do Gato Perseguindo Laser: Não Faça Isso com seu Bichano!

in ,

Gato perseguindo laser: Dr. Gabriel alerta dos problemas que essa brincadeira pode causar ao seu bichano

Atualmente o que era uma brincadeira aproveitando uma ocasião, virou brincadeira patenteada. Muita gente comenta postagens ou nas consultas sobre a reação intensa e aparentemente divertida do gato perseguindo laser (diante dos pontinhos vermelhos projetados pela caneta laser ou laser point em superfícies opacas).

Eles ficam alucinados, bastante motivados em tentar pegar o pontinho vermelho. É preciso lembrar que todas as brincadeiras dos gatos no ambiente doméstico são representações de atitudes instintivas específicas dos gatos. Eles brincam de caçar, pescar, predar, capturar e etc. Seja o que for, são imitações da sua natureza, fisiologia, instinto ou como você preferir.

gato perseguindo laser

Alguém já viu na natureza algo que fosse pequeno, intensamente brilhante, vermelho e com tamanha movimentação? Se alguém pensar em um vagalume (ainda que não seja vermelho, pode estar com hemorragia interna – opss, brincadeira!), tenho outra pergunta: você acha que existe algum vagalume que não seja possível de ser capturado?

Então vamos para o que interessa: gatos que são estimulados com canetas lazer são induzidos a grandes excitações (que até certo ponto exercita, resgata-os da monotonia e pode queimar calorias). Porém, ao final o gato será induzido à frustração por JAMAIS conseguir capturar a “presa”. JAMAIS. Ainda que o ponto luminoso estiver estático, o que o gato é capaz de pegar, hein? Nada!

gato perseguindo laser

Atenção para os brinquedos que induzem exercícios que não sejam específicos para os gatos. Recentemente têm sido comercializadas ponteiras laser automáticas que emitem constantemente feixes luminosos e que eventualmente param ou desligam e ligam sozinhas. Os gatos que ficam sozinhos em casa podem sofrer de ansiedade e frustração por não conseguirem nunca atingirem o objetivo final. Na natureza, nem sempre os passarinhos, ratinhos, lagartinhos e outros bichinhos são pegos, mas eventualmente sim e tornam-se o importante incentivo para novas caçadas.

Temos que promover brincadeiras interativas inteligentes, pensando no comportamento dos nossos gatos.

Lembre-se de como os gatos fazem com as bolinhas de papel amassado. Correm atrás da presa (bolinha), jogando-a (presa/bolinha) para cima, se fica em um local de difícil acesso, insistem até conseguir. No final, quando acham que capturaram, após algumas mordidas (para os gatos, fatais!), inicia-se um período de auto lambedura (banho depois da caçada) e dormir porque ninguém é de ferro e, ainda, sonhar com a próxima caçada VITORIOSA.

Finalmente #1: Laser nos olhos nem pensar!

Finalmente #2: Frustração e Ansiedade em gatos não se reconhecem como sintomas. Quando determinados é através dos seus efeitos físicos. Lambedura excessiva, vômitos crônico, emagrecimento e por ai vamos…

 

Dr. Gabriel Dias

 

 

Avatar

Escrito por Carlos Gabriel Dias

Graduado em medicina veterinário pela UFRRJ. Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias pela UECE

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Chihuahua brincando

Chihuahua brincando com bolhas de sabão

Casinhas de cachorro feitas

8 Espetaculares casinhas de cachorro feitas com material reciclado