Alimentação

Cachorro Pode Comer Chocolate?

By Matilha Brasil

March 24, 2020

Índice

Cachorro pode comer chocolate? Respondemos aqui esta e outras perguntas sobre a ingestão de chocolate pelos pets. Confira:

Olá, pessoal! Quem já está em clima de páscoa? Essa é uma época cheia de significados e muito lúdica também.

Em especial para famílias com crianças que já ficam esperando seus ovinhos de páscoa para garantir a surpresa, diversão e sabor do domingo de páscoa!

Mas e os pets, como ficam nessa comemoração toda? Cachorro pode comer chocolate?

Infelizmente ainda há quem ofereça chocolate para os cães e até por ter dúvidas se cachorro pode comer chocolate, ou não.

Mas sabemos que está longe de ser o ideal, por ser considerado um alimento tóxico para os caninos. Mas porque, você sabe?

Chocolate faz mal para cachorro?

Foto: @ursinhoschowchow

Se você já se perguntou se chocolate faz mal para cachorro, saiba que SIM!

O chocolate feito para humano, em especial o preto (devido ao cacau mais intenso) possui teobromina, um ativo que ataca o sistema nervoso dos cães podendo provocar diversas reações alérgicas, aumento de pressão, taquicardia, arritmia, tremores pelo corpo e até convulsão!

E em alguns casos mais extremos, a intoxicação por chocolate pode matar o cãozinho. Mas certamente você já viu ou soube de um cachorro que comeu chocolate e não teve nenhum tipo de reação, certo?

Pois bem, isso pode acontecer sim! E o motivo é que cada pet tem um organismo diferente, algumas mais sensíveis, outros mais resistentes. Por isso alguns cães terão uma reação bastante forte, podendo levá-lo ao estado de coma e morte.

Enquanto outros podem comer um pedaço de chocolate e não ter nenhum problema. Mas é importante saber que a intoxicação por chocolate está entre os tipos mais comuns para cães.

E não para por aí, chocolate humano tem alto teor de açúcar (tanto o branco como o preto) que também não é indicado para os pets, podendo causar problemas de saúde, desde tártaro em cães até diabetes.

Sabendo disso, bem, não dá para arriscar a vida do nosso filho de 4 patas apenas para saber se ele é resistente ao chocolate ou se vai sofrer uma intoxicação por conta de um pedaço de ovo de páscoa, certo?

Por isso é tão importante estar alerta, mesmo para cães super obedientes, adestrados e que não costumam comer nada do chão ou pegar aquela guloseima da mesa, ‘como quem não quer nada’, sabe? rs

Taxas de intoxicação de chocolate para cachorro

Foto: @ursinhoschowchow

As reações ao chocolate são mais frequentes em cachorros de pequeno porte, tanto pela fragilidade do pet, como também pelo tamanho do pedaço consumido em proporção ao seu peso.

Cães maiores resistem mais ao chocolate do que cães menores, se for oferecida a mesma quantidade de chocolate. Isso porque a quantidade tóxica para eles é de 100 a 150 mg por quilo de peso e a dose letal está entre 250 a 500 mg por quilo de peso do cachorro.

Outro fator importante para a toxicidade para os cães é o tipo de chocolate. Quanto mais concentrado em cacau ele for, mais tóxico ele é para cães e gatos também!

Então um chocolate branco é muito mais inofensivo do que o chocolate ao leite, e os dois tem efeito mais brando comparado ao chocolate 70% cacau (amargo), por exemplo.

Por isso, em caso de consumo por acidente, é importante informar ao veterinário a quantidade aproximada que o pet consumiu e o tipo de chocolate para que ele avalie o grau de intoxicação que o cachorro foi acometido.

Veja essas médias para entender o grau de intoxicação possível:

Lembrando que esses valores são uma média. cada cão pode reagir diferente, de acordo com sua sensibilidade própria para reagir ao chocolate. E aqui estamos com médias para chocolate puro. Porém sobremesas a base de chocolate e bolos também são nocivas para os cães e gatinhos. Então, mantenha-os distante dessas guloseimas, combinado?

Como evitar intoxicação por chocolate em cães

Foto: @ursinhoschowchow

A forma de evitar a intoxicação por chocolate em cães é evitando que ele tenha acesso ao chocolate! Por isso, durante os dias em que os chocolates são protagonistas, como a Páscoa , é recomendado que:

Mas e se meu cão comer chocolate, o que fazer?

Foto: @ursinhoschowchow

Infelizmente não há antídoto para esse tipo de intoxicação em cachorros. Então, como cachorro não pode comer chocolate, a chance de ele passar mal é grande e você deve levá-lo ao veterinário o quanto antes.

Trata-se de uma emergência e o veterinário precisará criar meios de eliminar o agente tóxico do organismo do pet. Para isso, pode ser necessário induzir o vômito, fazer lavagem estomacal e até internação para acompanhar o caso.

Algumas medicações podem ser necessárias para controlar batimentos cardíacos, pressão arterial, excitabilidade (causada pela cafeína presente no chocolate) e convulsões.

Uma medida possível antes de chegar ao veterinário é o uso de carvão ativado que ajuda muito a diminuir a absorção da teobrominas e estancar seu efeito tóxico. Mas isso não dispensa a importância da consulta.

Ovo de páscoa para cachorro

Foto: @ursinhoschowchow

Mas sabemos que os pais de pet não resistem em mimar e agradar seus cães e gatos, inclusive na páscoa. Por isso existem chocolates para cachorro e, claro, ovo de páscoa para cachorro também!

Inclusive no BOX.Petiko de Páscoa sempre há a preocupação de garantir o ovo de páscoa de cada cãozinho assinante!

Os ovos de páscoa da Petiko são completamente naturais, sem qualquer traço nocivo do chocolate humano, como cacau ou cafeína. Mas sem perder o clima de páscoa, pois preserva o cheirinho delicioso (com aroma de baunilha), a cor do chocolate preto (graças ao caramelo) e ainda possui ácidos graxos que são ótimos para os cães, pois possuem função antioxidante, além de trazerem benefícios importantes para pele e pêlo do cachorro.

O ovo de páscoa da Petiko garante a diversão dos cães e mata a vontade deles de experimentar aquele pedacinho cheiroso e sedutor que os humanos estão degustando, sem colocar a saúde deles em risco.

Afinal, eles são lindos e fazem as fuças pidonas mais deliciosamente irresistíveis do mundo. Mas precisamos cuidar e sermos responsáveis para que eles continuem deliciosamente saudáveis ao nosso lado, não é mesmo?

No vídeo abaixo fizemos o teste da obediência canino e veja só como mesmo cães adestrados tem reações diferentes quando há algo irresistível a frente e o humano se distrai por alguns segundos:

E na sua casa, será que o desafio do chocolate seria vencido pelo seu cãozinho? Ou um Ovo de Páscoa seria deliciosamente irresistível e ele atacaria o chocolate quando você virasse as costas?

Sabiam dos perigos de dar chocolate ao seu pet? Conta aqui embaixo pra gente!