Dicas

5 Dicas para manter um cão idoso saudável

By Equipe Petiko

November 20, 2014

Índice

Siga essas 5 dicas valiosas para melhorar a qualidade de vida do seu cão idoso.

Um cão idoso tem necessidades diferentes em relação a um cão mais jovem. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a manter seu cãozinho, que já atingiu uma certa idade, saudável.

#1 Faça Check-ups regularmente no veterinário

Um exame completo pode revelar problemas de saúde que podem afetar a vida do seu cão, tais como doenças dentais, artrite, doenças cardíacas, doenças renais e muitas outras.

#2 Fique atento a qualquer mudança de comportamento do seu cão

Se ele começa a ficar irritado por qualquer motivo, pode ser que ele esteja com dores, tendo dificuldade em enxergar ou de ouvir corretamente. Se você notar alguma alteração, leve-o ao veterinário.

#3 Facilite a locomoção e o acesso aos seus lugares favoritos

Por exemplo, se o seu cão sobe na cama ou no sofá, considere fornecer uma rampa ou uma escadinha, como essa, para tornar mais fácil ele subir e descer do móvel. Carpetes em pisos escorregadios também podem ajudar ele a ganhar mais equilíbrio. Ajude-o também entrar e sair do carro.

#4 Escolha uma alimentação adequada para ele

Eles também podem ter doenças que são controladas, pelo menos em parte, através da alimentação. Seu veterinário pode ajudar a escolher uma dieta adequada para o seu cão idoso com base nas exigências nutricionais individuais dele.

#5 Forneça uma cama bem confortável para ele

Há ainda camas ortopédicas especiais feitas para cães idosos. Além de ajudar a atenuar o envelhecimento das articulações do seu cão, algumas camas ortopédicas podem ser equipadas com uma fonte que emite calor e vibrações, o que melhora a circulação do cão – são perfeitas para cães com artrite.

Referências: pawnation

Veja mais artigos do Petiko:

Benefícios de passear com seu cachorro

Cuidados com seu pet no inverno

Casinhas de cachorro feitas com materiais reciclados