Como Adotar Cachorro: 7 Dicas Que Deram Certo

in

Pensando em adotar? Os Ursinhos Chow Chow compartilham com a gente algumas dicas de como adotar cachorro. Confira:

Olá, aumigos, tudo bem? Nós somos Prince e Maya, os @ursinhoschowchow lá do Instagram e da @matilhabrasil.

O post desse mês é uma sugestão dos nossos seguidores lá do Instagram e vamos falar sobre como adotar um cachorro, com dicas de tudo o que a mamãe fez para que a gente seja feliz aqui em casa, priorizando o nosso bem estar. Vamos lá?

Como Adotar Cachorro: 7 Dicas Que Deram Certo

POR QUE ADOTAR ANIMAIS?

@matilhabrasil

O primeiro ponto que aucê precisa pensar é no porque adotar animais, porque aucê quer um pet na sua casa e por que um pet adotado e não comprado!

Entender o que significa um cachorro em casa, as necessidades dele e o quanto você precisa estar comprometido com ele é fundamental para que ele seja de fato um filho, parte da família e isso se chama adoção responsável!

Um pet comprado possui algumas “garantias” de saúde. Mas a verdade é que um doguinho adotado vem com garantias de gratidão e essas sim são mais importantes, afinal, animal com pedigree também fica doente, né?

Adotar um animal exige muita responsabilidade da família, pois é uma vida, um filho como um bebê!

Nós, Prince e Maya, viemos filhotinhos e então não tínhamos traumas e a mamãe nos educou desde a infância, para sermos ursinhos tranquilos, sociáveis, dóceis e de bem com a vida.

Mas sim, tem todo o lado de que na infância tocamos o terror em casa, aprontamos, comemos móveis, (NESSE POST contamos sobre quando o Prince comeu 2 sofás!). Auau, muitas traquinagens!

Se aucê adotar um animal adulto, essas traquinagens quase não existem, pois a fase de fazer arte já passou.

Porém, ele pode vir com traumas da vida nas ruas, ter sido vítima de maus tratos e será fundamental ter a ajuda de um bom comportamentalista para modelar o comportamento do cachorro, para que ele se livre dos traumas, medos e tenha qualidade de vida. O caso do Leon foi assim e a tia @emanuellelack_dogtraining está cuidando do comportamento dele.

Tudo isso exige tempo, disponibilidade e amor pelo pet que está chegando. Ela vai precisar aprender as regras da casa, conhecer os limites, se adaptar à nova rotina, nova família e aprender a confiar nos seres humanos da casa, isso leva tempo e paciência precisa ser do ser humano e não do cachorro.

E mais: exige condição financeira também! Um pet é um filho, e como todo filho, nós damos gastos que são investimentos em nossa saúde, bem estar e qualidade de vida. Por exemplo, um brinquedo não é luxo, não é frescura, é um recurso importante para exercício mental, gasto de energia e enriquecimento ambiental.

@matilhabrasil

Aqui em casa, recebemos o BOX.Petiko todo mês e não é luxo! É uma forma de termos petiscos de qualidade, selecionados e que são parte do nosso treinamento com foco em reforço positivo (Aucê sabe o que é reforço positivo? Se não souber, explicamos com vídeo e tudo nesse outro post) para a gente tenha sempre um ótimo comportamento e exercite a mente durante os treinos.

Sem contar os brinquedos que nos ajudam a gastar energia, trabalhar a mente, nos distrair quando a mamãe sai para não sofrer de ansiedade por isolamento e ainda satisfazem instintos caninos, como caça e proteção com as pelúcias.

Por isso não é luxo, é necessidade e o investimento não é alto perto dessa quantidade de benefícios.

Ah, e o mesmo serve para alimentação de qualidade, né? Nada de oferecer raça barata ou qualquer comida, precisamos de nutrientes adequados para ter saúde!

Por isso, pensa bem: Por que você quer adotar animais? Você tem consciência de tudo isso para fazer uma adoção responsável e não abandonar daqui um tempo?

ONDE ADOTAR CÃES DE RAÇA?

@matilhabrasil

Uma dúvida comum e que sempre vemos nas redes sociais é sobre como ou onde adotar animais de raça. Embora exista uma infinidade de SRD (sem raça definida) precisando de um lar.

A verdade é que a quantidade de cachorros de raça para adoção é absurda também! Todo dia vemos pelo menos 1 chow chow na rua precisando de resgate, lar temporário ou adoção, nos grupos de Facebook, por exemplo. É uma triste realidade.

E existem algumas formas de você adotar cachorro de raça:

#1: ONGS:

As ONGS resgatam, cuidam e disponibilizam cães com e sem raça para adoção.

Então aucê pode entrar em contato com ONGs da sua cidade para ver a disponibilidade de cães de raça.

Aqui em São Paulo tem uma ONG só de chow chow de tantos cães da nossa raça que são abandonados e precisam de ajuda, é a Chow Chow Show!

#2: Grupos de WhatsApp ou Facebook:

Existem muitos grupos focados em resgate de cães, adoção de cães já resgatados ou alguém doando seus cães de fato.

No Whatsapp costuma ser grupos exclusivos para divulgação de animais para doação mesmo.

No Facebook, você pode entrar num grupo da raça que você deseja e certamente logo alguém vai postar sobre resgates e adoções.

A mamãe resgatou o Leon ao ver um anúncio num grupo de whatsapp, por exemplo.

#3: Canil:

Quando o canil é sério e preza pelo bem estar de suas matrizes (as mamães de canil), além de não reproduzirem a cada cio, as fêmeas são aposentadas depois de alguns anos e nesse momento são oferecidas para adoção para que possam viver sua “aposentadoria” em uma família que as encha de amor.

Para esses casos, costuma ter uma lista de espera para adoção de cães aposentados. Esse é o caso da Nutella, do @amigopug.

O QUE APRENDEMOS COM A ADOÇÃO DE CHOW CHOW

@matilhabrasil

Bom, falamos que a mamãe adotou nós 2 ainda filhotes e resgatou o Leon já adulto, com 3 anos. E o que ficou de lição dessas experiências foi:

  1. Mesmo sendo todos chow chow, cada um é de um jeito e é preciso respeitar cada indivíduo, porque cachorro não é pastel pra ser tudo igual!
  2. Um cão resgatado vem cheios de traumas e tentar qualquer aproximação forçada pode piorar. A falta dessa lição fez a mamãe ganhar uma mordida do Leon no dia do resgate, agora ela aprendeu!hihi
  3. Ganhar a confiança de um cão leva tempo, se for um chow chow, pode levar mais. Somos desconfiados e reservados, precisamos ser conquistados e a mamãe tem conquistado o Leon com alimentação gostosa, paciência e ajuda da tia Emanuelle, que é a adestradora dele.
  4. Prepare o ambiente para receber o cãozinho. Ele precisa de espaço reservado no primeiro momento, se sentir em casa e passar o susto da mudança, entender quem é a sua família e o espaço que vai viver, antes de conhecer os outros pets da casa.
  5. No ambiente dele consiga um modo de ele se sentir confortável, acolhido e protegido. Para isso prepare um caminho gostosa para ele descansar, tenha sempre água fresca, brinquedos para ele se distrair e mantenha o ambiente muito limpo.
  6. Sendo um resgate, adoção, ou mesmo comprado, uma das primeiras atitudes a tomar é levá-lo ao veterinário. Saber de sua saúde, vacinar e ouvir os conselhos médicos vai garantir saúde para o seu cachorro.
  7. Cuide da alimentação dele, oferecendo ração super premium ou alimentação natural balanceada com acompanhamento de um nutricionista veterinário é o ideal. Busque qualidade na nutrição dele desde a refeição principal até os petiscos, (falamos sobre como escolher o petisco ideal NESSE POST).

E então, gostou das dicas e da nossa experiência sobre adotar cachorro?

Comente abaixo se aucê já adotou um pet, vamos audorar ler sua história de amor com ele aqui!

Lambidas do Prince e da Maya e a gente vê lá no Instagram

 

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Casamento: Pajem E Daminha Pet!

Toxoplasmose: A Culpa Não é do Gato