Como Cuidar da Pelagem Longa do Seu Cão

in ,

Não sabe como cuidar da pelagem longa do seu cão? Então, confira algumas dicas:

Olá amiguinhos! Para quem não me conhece, me chamo Milka – @milka_theshihtzu  (sim, mamãe e papai escolheram esse nome por causa do famoso chocolate). Faço parte da turminha da BOX.Petiko, onde sou aubaixadora e agora também sou blogueirinha da Petiko.

Sou uma mocinha da raça shih-tzu e tenho 3 aninhos. Sou muito vaidosa e gosto de estar sempre limpa e impecável. Se alguém me perguntasse o que eu mais gosto em mim, eu diria que são os meus cãobelos longos. Por isso, peço para mamãe cuidar dele com todo zelo e amor.

Como Cuidar da Pelagem Longa do Seu Cão

Já que sempre me pedem dicas de como ter um pêlo tão bonito e brilhoso, hoje vou falar um pouquinho para vocês sobre a manutenção da pelagem longa.

Escovações diárias

@milka_theshihtzu

Pentear e escovar os pêlos todos os dias sagradamente é a primeira dica para quem deseja ter a pelagem longa. Caso contrário, irão se formar aqueles indesejáveis nózinhos. Além disso, com a rotina de escovação você consegue manter a pelagem desembolada, isso torna o trabalho e o tempo que se perde menor. Se você levaria em média 20 minutos por dia para pentear, esse tempo irá dobrar quando você deixa para pentear no dia seguinte.  

Outra dica importante é nunca pentear quando a pelagem está totalmente seca, pois isso acaba quebrando os fios, o ideal é sempre usar algum produto específico para escovação, como um leave-in ou um spray desembaraçador.

A escova de aço com pinos e sem bolinhas nas pontas é a ideal para cães de pelagem longa. Após o uso da escova, sempre é bom dar aquela conferida para ver se saíram todos os nózinhos menores, para isso usamos o pente de aço.

Crie uma rotina de escovação com o seu cão desde filhote, isso fará com que ele se acostume a ser manipulado e permaneça calmo durante todo o procedimento.

Eu costumo ficar bem tranquila nesse momento, mamãe me coloca em cima de uma mesa e daí eu já sei que é a hora da escovação. Fico deitadinha e dá até para tirar um cochilinho de vez em quando.

Banhos

@milka_theshihtzu

Normalmente, a recomendação da frequência de banho para shih-tzu e para outras raças de pêlos longos é o banho semanal. Para cães alérgicos, essa frequência pode ser ainda maior. O ideal é conversar com um veterinário da sua confiança e ver o que é melhor para o seu cãozinho.

Se você pretende ter uma pelagem macia e brilhosa vale investir em bons produtos para o banho. Como os shih-tzus costumam ser muito sensíveis, devemos sempre priorizar o uso de shampoos e condicionadores com menos químicas (livres de petrolatos e parabenos), com ingredientes naturais e que promovem maciez, brilho e hidratação.

Outra rotina importante para deixar a pelagem saudável é fazer hidratações semanais ou quinzenais com máscaras de hidratação, elas fortalecem os fios e promovem uma hidratação mais profunda.

Dica: de hidratação caseira que costumo fazer é o uso do óleo de coco, uma opção muito boa e barata. Basta você aplicar por todo o comprimento da pelagem e deixar agir por aproximadamente 1 hora. Depois, basta dar o banho normalmente com shampoo e condicionador. O meu cãobelo fica maravilhoso!

Torne o banho um momento agradável para o seu pet, a água deve estar numa temperatura confortável, normalmente morna, de acordo com as condições climáticas do dia. Em um dia frio, uma água morna para quente. Num dia quente, uma água morna para fria.

Eu tomo os meus banhos em casa com a mamãe, ela costuma fazer massagem para que eu relaxe e fique super tranquila durante esse momento. Isso facilita para não tornar o processo do banho traumático, o que acaba acontecendo para muitos amiguinhos.

Alimentação

@milka_theshihtzu

Uma boa alimentação é fundamental para a saúde e viçosidade da pele e pelagem. Portanto, é imprescindível oferecer ao seu pet uma alimentação de qualidade, constituída de todos os nutrientes necessários para a saúde do seu animal. Os cães possuem particularidades, precisam de vitaminas específicas, por isso devem ser alimentados de forma balanceada para que não haja nenhuma deficiência.

As rações premium e super premium são as mais indicadas para oferecer um bom aporte de nutrientes para o seu cão. Atualmente, estão surgindo diversas marcas de ração com opções mais saudáveis, oferecendo produtos feitos com conservantes naturais e livres de transgênicos.

Outra opção super saudável e que vem sendo escolhida cada vez mais pelos tutores pets é a tal da AN, alimentação natural. Ela é composta de ingredientes naturais, minimamente processados.

Aqui em casa eu me alimento de alimentação natural feita pela mamãe. Porém, é muito importante que seja equilibrada. Nada de oferecer os restos de comida da família, precisamos de muito mais. Por isso, o recomendado é se informar sobre o assunto e, se possível, consultar um veterinário nutrólogo. Para quem não dispõe de tempo, já existem empresas especializadas na produção e comercialização de comida natural para pets.

Para nutrir ainda mais a pelagem do seu cão, existem disponíveis no mercado suplementos específicos que beneficiam a pele e os pêlos, promovendo mais brilho e diminuindo a queda. Essa é outra dica legal para quem deseja conservar a pelagem longa extremamente saudável.

Bom galerinha, é isso! Acho que revelei para vocês todos os meus segredos de beleza. Lógico, que outros fatores também vão contribuir para uma pelagem bonita e viçosa, como uma boa genética, por exemplo. Espero que essas dicas tenham ajudado vocês! A manutenção da pelagem longa é bastante trabalhosa, mas vale todo o esforço, pois é gratificante ver aquele pêlo sedoso e brilhante desfilando e encantando a todos.

Obrigada pela atenção, um grande lambeijo e até a próxima!

Aubaixador Petiko

Escrito por Aubaixador Petiko

Cães, gatos e seus tutores aubaixadores da BOX.Petiko que gostam de compartilhar informações sobre alimentação, saúde, higiene, cuidados e muito mais sobre os pets.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Seu Cãozinho com Estilo no Shopping

Como Encontrar Lugares Pet Friendly?