Como evitar que o gato saia de casa

in

O que você pode fazer na sua casa e realmente funciona para evitar que o gato saia de casa.



Quem acompanha minhas matérias já sabe da importância de manter os gatos presos dentro de casa ou apartamento, mas infelizmente algumas pessoas ainda têm dificuldades de evitar as fugidinhas do gato, mesmo num ambiente bem enriquecido.

Vamos dar algumas dicas de barreiras físicas para evitar que o gato saia de casa:


#1 Tela nas janelas e varandas

evitar que o gato saia de casa

São as mais comuns e de menor custo na instalação. Em casos raríssimos um gato consegue rasgar a tela. Verifique se os buracos são pequenos e certifique-se de instalar em todas as janelas, até mesmo nas basculantes (instalação por dentro). Atenção: telas de mosquitos são facilmente rasgadas pelos gatos, por isso não servem como barreira.


#2 Quintal inteiro telado

evitar que o gato saia de casa

Para quem não tem uma área externa muito grande, colocar tela em todo quintal é uma excelente opção e o custo também é acessível, dependendo tamanho.


#3 Muro com tela

evitar que o gato saia de casa

Na imagem acima vocês conferem um exemplo desse tipo de barreira. Os gatos não conseguem escalar esse tipo de tela por causa do ângulo de inclinação. O material da tela pode variar, caso queiram. Pode ser colocado tela de galinheiro ou grade de ferro, por exemplo. O importante é manter essa inclinação.

gato-saia-de-casa-tutor

Esse segundo modelo de muro com tela, que você acabou de ver foi feito por um cliente meu para os gatinhos KItty e Yooshi, Ficou muito bacana e super funcional.


#4 Barras de ferro nos muros

evitar que o gato saia de casa

São excelentes opções para casas com quintal grande. A instalação é simples, mas pode ter custo elevado dependendo do tamanho da casa. Também é uma alternativa aos raros gatos que conseguem rasgar a tela. Notem que aqui também há um ângulo de inclinação para frente, do contrário os gatos podem conseguir escalar as barras.

Perigo: parece óbvio, mas vale ressaltar que cacos de vidro e cerca elétrica não devem ser utilizados como barreira anti-fuga, devido aos riscos elevados de ferir os animais.

Confira aqui a matéria do porquê manter um gato dentro de casa!

Dra. Laila Massad Ribas

Imagens: vitoriaredes.com.br e avidacomgatos.blogspot.com.br


Dica da Petiko para mamães de gato!

Use o aplicativo da PetLove para comprar comidas e mimos para seu gato.

Você encontra a ração mais barata, além de diversos mimos e novidades para seu gato. E recebe tudo em casa!

Faça o download do app gratuito:

botoes-app2

tumblr_lns5u2l9TC1qcn249o1_500

Veja mais matérias da dra. Laila no Petiko:


Escrito por Laila Massad Ribas

Dra. Laila Massad Ribas é especializada em Medicina Felina e autora do Portal Medicina Felina (portalmedicinafelina.com.br) que traz informações sobre saúde, curiosidades, cuidados e comportamento dos gatos. É formada em medicina veterinária pela Universidade Paulista e fez Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo.

Comentários

Leave a Reply
  1. Quero idéias para impedir que os gatos entrem no meu quintal. será que eu tenho que gastar pra telar meu quintal inteiro? queria algo que fosse mais em conta, e realmente cogito em colocar cacos de vidro ou lanças. Conversar com a vizinha não adianta.

    • Oii Diego tudo bem? Vamos pesquisar sobre o assunto e futuramente escrever um texto sobre isso. Colocar cacos de vidro ou lanças, não é uma boa solução porque pode machucar as patas dos gatinhos. E não queremos isso, né? Você também pode entrar em contato com um veterinário ou especialista para conhecer uma solução também 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

seu cachorro

15 perguntas que você gostaria de fazer ao seu cachorro

cachorro esperar para comer

Ensinando seu cachorro esperar para comer