Como Transportar Seu Cão Dentro do Carro?

in

Dicas para que a viagem com seu pet seja mais tranquila.

Alguns cães adoram entrar e permanecer dentro do nosso carro, mas têm aqueles que não se sentem nada confortáveis, podendo ficar em uma situação de grande estresse.

Por isso, darei algumas dicas de como transportar seu cão dentro do carro para que o passeio ou viagem seja mais tranquila para ele.

viajar de carro com cachorro
Photo by Niki Sanders on Unsplash

Se não pode levar seu pet junto com você, confira esse outro texto com as vantagens e desvantagens do serviço de Pet Sitter e do Hotel para animais.

O primeiro passo e um dos mais importantes já começa bem antes da viagem: o seu cão precisa se acostumar ao carro e associar o período que ele vai ficar lá dentro a uma coisa boa. Podemos fazer isso primeiro com o carro parado, atraindo o cão para dentro do veículo com petiscos e brinquedos.

Uma vez lá dentro, podemos continuar com os petiscos, brincadeiras e carinho até que ele se acostume. Sempre com muita paciência e amor, sem forçar nada. E ir lentamente para os próximos passos: ligar o carro, fazer movimentos curtos, ir aumentando o percurso e o período lá dentro.

Lembrando que cada cão tem seu tempo, podendo demorar menos ou mais para se adaptar.

viajar de carro com cachorro
Photo by Overture Creations on Unsplash

Muitos cães têm medo de entrar o carro, pois seus tutores só costumam leva-los lá dentro nas idas ao veterinário ou para tomar banho, e, quando o cão já associou essas atividades a algo negativo, todo percurso também se torna ruim para ele.

Passeie frequentemente com seu cachorro de carro. Vá ao parque, leve-o para caminhar depois de uma volta de carro, dê voltas curtas e depois mais longas, fazendo que o destino final seja um lugar ou experiência que ele goste muito, para que não pense que o veículo é sinônimo de algo desagradável, mas sim de diversão, de algo muito prazeroso para ele!

Antes de uma longa viagem de carro, é indicado também que você leve seu cão para caminhar por pelo menos uma hora, para que ele fique menos agitado e possa permanecer em estado de descanso por mais tempo. Não se esqueça de que o carro deve estar sempre fresco e bem ventilado.

Freepik

Se o seu cão costuma ficar enjoado com o movimento do automóvel, aconselha-se que ele esteja em jejum antes da viagem, mas também que consulte seu médico veterinário para ver se será preciso a administração de algum medicamento para enjoo e para tomar todas as medidas necessárias.

Por último e não menos importante: os cães têm obrigatoriamente que ser transportados ou presos ao cinto de segurança, ou dentro de caixas de transporte amarradas no veículo. Se o motorista for pego com o cão solto, poderá pagar uma multa. Para acostumar o cachorro à caixa, também se deve realizar um treinamento, usar petiscos, brinquedos e carinho.

Como seu pet reage no carro? Conte para a gente!

Rebeca Cianca

Escrito por Rebeca Cianca

Estudante de medicina veterinária, tem cursos nas áreas de comportamento canino/adestramento e auxiliar veterinário. Já atuou como adestradora e Dog walker (passeadora de cães) e atualmente trabalha como Pet Sitter (babá de animais). Está sempre buscando aprimorar seus conhecimentos em Comportamento e Saúde animal para uma melhor qualidade de vida dos bichinhos de estimação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Retrospectiva BOX.Petiko 2018: Temas Enviados no Ano

Prontos para o Verão?