Cuidados

Cuidados Com Cachorro de Pelo Longo

By Matilha Brasil

March 13, 2020

Índice

Confira os cuidados com os pelos dos cães da raça chow chow. Saiba tudo aqui sobre escovação, alimentação, banho e outras dicas.

Cuidados Com Cachorro de Pelo Longo

Oi! Eu sou a Bruna, mamãe do @chop_chow e hoje vou contar um pouquinho sobre os principais cuidados com a pelagem dos nossos peludos!

Uma das coisas que mais chama atenção no quesito Beleza Canina é a pelagem, principalmente se for longa.

Então, por que não termos um cuidado especial com o cachorro de pelo longo?! O principal ponto é saber e conhecer qual tipo de pelagem seu animalzinho possui, analisando as características da raça, se ele costuma perder muito ou pouco pelo, se possui o pelo longo ou não, qual a textura dessa pelagem etc.

Existem muitos tipos diferentes de pelo, mas o nosso foco hoje, é conhecer e aprender mais sobre os cuidados com o cachorro de pelo longo, como o chow chow. Vem comigo?

Tipos de Pelo Longo

Foto: @chop_chow

A primeira coisa a ser avaliada é o tipo de pêlo do seu pet. As características são várias e combinadas aumentam as opções de cachorro de pelo longo, veja só:

Como citado mais acima, cada raça possui características próprias de sua pelagem.

Um exemplo do Chop que é um Chow Chow, apresenta uma pelagem volumosa (em maior volume na juba), liso, levemente áspero, e um subpelo com aspecto lanoso, mas suave e macio.

Cuidados com Cachorro de Pelo Longo

Foto: @chop_chow

O cachorro de pelo longo, costuma perder menos pelos que os cães de pelagem curta.

E em algumas raças, principalmente as com subpelo, é comum haver trocas de pelagem durante o ano, geralmente no início do verão e do inverno.

Fora desses períodos que são marcados por uma perda intensa e significativa, costumam quase não perder pelo pela casa. Os cães sem Subpelo, como Yorkshire e Shih-Tzu, também possuem trocas de pelo.

Porém se escovados com frequência não são tão perceptíveis quanto a dos que possuem subpelo, já que apresentam um pelo semelhante ao nosso cabelo, sendo um pelo longo e denso. Os principais cuidados necessários com cachorro de pelo longo são: – Escovação diária. – Alimentação balanceada. – Banhos com produtos adequados, e você pode ver mais sobre shampoo para cachorro NESSE POST aqui do blog.– Secar muito bem após o banho, pois apresentam mais facilidade em ter doenças de pele, como fungos, por exemplo.

Escovação

Foto: @chop_chow

Um dos principais cuidados que nós tutores precisamos ter com um cachorro de pelo longo é o hábito de escovar muito bem e diariamente.

Pois a pelagem longa costuma criar nós com muita facilidade se não escovados corretamente com frequência e cuidado.

Atualmente existem variados tipos de escovas e pentes que são indicados para cada situação e tipo de pelagem: As comuns e conhecidas rasqueadeiras são muito eficientes para ajudar a desembaraçar o pelo, mas cuidado! Elas podem tirar o subpelo de forma desnecessária. As escovas com cerdas em aço, sem bolinhas na ponta, são ideais para todos os cães de pelagem longa, principais os que possuem subpelo. Essas opções, são complementares e auxiliam muito no cuidado com a pelagem no dia a dia.Além dessas existem muitas outras opções específicas, como um pente que ajuda a cortar nós, quando não é possível remove-los com a rasqueadeira e pente.

Alimentação

Foto: @chop_chow

A alimentação é um dos fatores mais cruciais quando falamos sobre pelagem e cuidados com os pelos, já que é por meio dela que o pet recebe os nutrientes necessários para crescimento e aspecto ideal para o seu tipo de pelo. Existem variados tipos de alimento que auxiliam no cuidado com o pelo do seu cãozinho, vai do tutor decidir qual o melhor caminho seguir, respeitando a vontade e limitações do animal e a sua rotina.Exemplos de alimentação adequada:

Ração

As melhores rações que existem no mercado atualmente são Premium e Super Premium que geralmente não contém corantes artificiais e que realmente possuem proteína animal e não só aroma em sua composição. Essas, por sua vez, dispensam qualquer outra suplementação, mineral ou vitamínica, além de que reduzem a incidência de tártaro e ajudam a deixar o pelo do animal mais forte, com brilho, maciez.

Alimentação Natural (AN)

É conhecida por ser considerada mais saudável e natural que a ração. Porém é necessário consultar um veterinário nutricionista antes de iniciar.

Também é necessário ter espaço para o armazenamento correto das porções, que demandam tempo para preparo e dependem muito da aceitação do cão. Muitos afirmam que a AN proporciona ao animal uma pelagem muito mais bonita e além de todos os benefícios para saúde, auxilia no crescimento do pelo. Porém, é importante pensar se essa opção cabe na sua rotina de tempo e financeira também. Pois os gastos costumam ser mais altos do que a ração, além de possíveis suplementações indicadas pelo veterinário; e demanda tempo não só do preparo, mas para consultas mais frequentes ao veterinário e exames periódicos para acompanhamento.

Banho

Foto: @chop_chow

Na hora do banho, muitos preferem levar seu animal em um pet shop da sua confiança, que utilize produtos de qualidade e que os tratem tão bem como nós. Já quem prefere banhar seu próprio cão em casa, deve tomar alguns cuidados como: utilizar produtos que sejam indicados para pets, pois produtos para humanos podem causar alergias e reações inesperadas, priorizando sempre produtos de boa qualidade que ajudam na hidratação dos fios. Na hora de secar, também é necessário não esquecer nenhum local ou deixar úmido, pois o risco de contrair fungos e problemas de pele que causem a perda de pelos é muito grande e muitas vezes de difícil tratamento. Agora você já sabe o principal sobre um cachorro de pelo longo!

E então, gostou? Manda pro seu amigo que também tem um pet de pelo longo e me conta como cuida do seu peludo lá no Instagram do @chop_chow!