Cuidados Com a Pelagem do Maltês

in

Pipoca conta para gente os principais cuidados que é preciso ter em relação a pelagem do Maltês. Bora conferir?

Olá aumiguinhos! Pra quem não me conhece, me chamo Pipoca @my.sweet.pipoca!

Sou uma cachorrinha da raça maltês, bem sapeca, animada e também sou membro da BOX.Petiko, onde sou aubaixadora e agora blogueirinha da Petiko também! 

@my.sweet.pipoca

Adoro estar sempre bem arrumada, com lacinho no topete, com o pelo sedoso e toda cheirosinha! Mas vou confessar que não resisto, rolo na grama geladinha e às vezes me sujo toda de lama!! Mas nada como um bom banho pra ficar branca e nova em folha!!

Hoje eu queria compartilhar com vocês dicas importantes para ter um Maltês com o pelo muito bem cuidado!

O pelo do maltês é branco, longo, sedoso e não tem subpelo (aquele pelo fininho que cresce no inverno e cai no verão), sendo considerado um cão antialérgico por quase não soltar pelo. É uma pelagem bem fina e que precisa de cuidados diários especiais para se manter bonita e elegante. 

@my.sweet.pipoca

Cuidados Com a Pelagem do Maltês

  • Alimentação

Assim como os humanos, precisamos nos alimentar bem para ter um pelo forte e que cresce bonito. As rações super premium contém os melhores ingredientes e consequentemente promovem uma melhor nutrição para o seu organismo e pelos. Caso a sua ração não seja super premium, converse com seu veterinário para saber se é interessante trocar ou fazer uma suplementação com ômega 3 e queratina, por exemplo.

Aqui só com a ração o meu pelo cresce bem cheio, rápido e bem branquinho.

  • Escovação diária

Por ser muito fino e delicado, o pelo do maltês facilmente forma nós e “embolos” nas regiões de maior atrito, como pescoço, perto das axilas e no dorso onde o rabinho roça por ser curvadinho. Escovar todos os dias os pelos, sobretudo nessas regiões críticas citadas, é essencial para ter um pelo bem cuidado, independente do comprimento dele.

Deve-se começar escovando as pontas dos pelos e ir subindo aos poucos para minimizar a quebra, bem parecido com o cabelo das humanas.

Outra dica importante é usar uma escova de pino de ferro e sem bolinha na ponta para que os pelos sejam devidamente desembaraçados e evitar que se quebrem. Usar rasqueadeira no seu Maltês pode ferir a pele dele, além de quebrar o pelo se não for corretamente usado. Utilizar um pente para desembaraçar também não é recomendado, pois ele também quebra os pelos. Essa escova especial é facilmente encontrada em lojas de produtos para tosadores e groomers. 

Reprodução internet
  • Desembolar os nós

Encontrou um nó no pelo do seu maltês? A dica é tentar “abrir” o nó com os dedos, tentando soltar o maior número de fios possível. Em seguida, pegue a rasqueadeira (que é uma ferramenta excelente para remover nós) e rasqueie delicadamente a região até o nó sair.

Para remover embolos ou desembolar grandes regiões, respire fundo! Tenha bastante paciência, siga o passo a passo acima e conte com a ajuda de um pouco de amido de milho ou banho a seco para ajudar a soltar os nós. Sempre devagarzinho e com cuidado para não machucar o seu amiguinho.

E jamais dê banho no seu pet com um embolo, retire-o antes, pois a região pode ficar úmida e aparecer fungos em seguida.

  • Os banhos

É sempre bom checar com o veterinário a frequência adequada de banhos para você. Tem malteses que tomam dois banhos por semana, outros que tomam uma vez por semana e outros ainda que tomam a cada 15 dias. Aqui tomo banho uma vez por semana.

Escolhendo o Shampoo

Para manter os pelos sempre brancos existem produtos chamados branqueadores e tonalizantes que são feitos para pelagem branca. Eles agem no pelo realçando a coloração natural sem tingir, deixando o branco ainda mais branco. São aqueles shampoos e condicionadores com pigmento azulado ou violeta, sabem?

Os branqueadores fazem efeito na hora e não precisam deixar agir, com resultados que duram cerca de uma semana. Já os tonalizantes tem a necessidade de manter no pelo agindo por mais tempo, de 10 a 15min, e os seus resultados duram cerca de um mês.

@my.sweet.pipoca

Para usar o produto, normalmente faz-se a diluição do shampoo, quando for o caso, aplica-se uma pequena quantidade na palma da mão, esfrega-se as mãos para ‘esquentar’ e ativar o produto, e em seguida aplica-se no pelo do animal, massageando delicadamente. Não aplicar diretamente no pelo, pois pode manchar. Realizar o enxágue e reaplicar se necessário, tomando cuidado para não cair shampoo nos olhos do bichinho.

Após o shampoo, é recomendado usar um condicionador para dar maciez ao pelo.

Hidratar os pelos para não embolar

Para uma hidratação duradoura e intensa, existem produtos como máscaras de hidratação, condicionadores sem enxágue, ampolas de vitamina e etc, que possuem propriedades extremamente hidratantes, ajudando o pelo a ficar mais hidratado, macio ao toque, forte, menos embaraçado menos embolado!

A máscara de hidratação usa-se durante o banho, após o condicionador. Uma camada do creme pode ser aplicada na pelagem do animal através de massagens mecha a mecha, enxaguando muito bem o produto após deixar agir por uns 10 min.

Este momento é interessante também para tirar gentilmente os nós que estejam atrapalhando a escovação diária do pelo do seu pet. Algumas máscaras de hidratação precisam de calor para ter resultado, por isso é muito importante ler a embalagem do produto antes de usar! Normalmente esse procedimento dura uma semana, logo é necessário ser repetido em cada banho.

O condicionador sem enxágue, ou leave-in, é um creme que pode ser aplicado após o término do banho, pois como sugerido pelo seu próprio nome, não precisa de enxágue. Uma pequena quantidade é colocada na palma das mãos, espalha-se por toda a pelagem do animal, a escovação e secagem podem vir na sequência. O leave-in pode ser usado sobre os pelos secos também.

Por fim, as ampolas de vitaminas (concentrado de D-pantenol e queratina) servem para intensificar a maciez, reduzir os frizz, reduzir as pontas duplas, dar resistência, leveza e brilho aos pelos. Elas podem ser usadas diretamente sobre a pelagem após uso dos condicionadores e máscaras de hidratação ou misturadas com estas. Depois é só enxaguar e prosseguir com a secagem com secador distante do pet e em baixa temperatura para não queimar a pele sensível deles.

O resultado?? Um cão com o pelo divino!!! 

@my.sweet.pipoca

Cuidados importantes

Papais e mamães, importante: se vocês tiverem alguma dúvida quando forem usar algo novo no bichinho de vocês, sempre testem o produto em uma pequena parte do pelo do pet para checar se não dá reações alérgicas, tá?!

Outra coisa muito importante é ler o rótulo do produto antes de comprar e de usar no seu pet e seguir à risca as instruções da embalagem, pois isso assegurará que os melhores resultados virão e que acidentes não aconteçam.

  • Idas frequentes ao petshop para tosar

Independentemente do seu pelo ser curto ou longo, é necessária umas visitas ao petshop para fazer a tosa higiênica, que nada mais é do que a raspagem dos pelinhos da barriguinha, da sola das patinhas, da região íntima e do bumbum, bem como o corte dos pelos da região dos ouvidos e das patas para não sujar e nem escorregar ao andar. É recomendada ser feita uma vez por mês ou a cada seis semanas, dependendo do ritmo de crescimento do seu pelo. 

@my.sweet.pipoca

Além disso, fazer uma tosa da raça, caso o seu pelo seja longo, a cada cinco ou seis meses, por exemplo, também ajuda a deixar o pelo sem pontas e remove as partes amareladas e mais fracas. Se o seu pelo for curto, na conhecida tosa “bebê” suas idas ao tosador para manter o seu corte precisam ser mais frequentes, de seis em seis semanas ou a cada dois meses no máximo, por exemplo. O importante é sempre pedir para a tosa ser na tesoura, pois cortar na máquina pode estragar o pelo e deixá-lo ondulado.

  • Prendendo o topete

Independente de ser macho ou fêmea, os malteses precisam que seus pelos da cabeça sejam devidamente presos (ou cortados, vai do gosto de cada um) para não atrapalhar a visão. Existe uma infinidade de opções de elásticos e prendedores para utilizar: tem os de látex que são aqueles amarelados, os de silicone que são aqueles mais transparentes e mais lisinhos, os de tecido que são usados nos cabelos das humanas e etc. 

@my.sweet.pipoca

Os que mais gosto de usar e recomendo bastante são os prendedores de tecido, pois os pelos não agarram nele e dificilmente se quebram na hora de retirar. Esse é exatamente o oposto dos prendedores de látex e de silicone, que agarram no pelo com facilidade e formam nós, quebrando muitos fios na hora de serem retirados. Esse cuidado é importante para os pelos do topete crescer uniforme, sem aparentar estar quebradiço.

Por fim, independente da sua escolha, o mais importante é retirar o prendedor do topete todos os dias e escovar a região para que não se formem nós. Outra dica bacana é não prender muito forte para facilitar a retirada depois. Aqui costumamos dar 3 voltas no máximo para elásticos e 4 voltas para prendedores de tecido.

E aí aumigos? Gostaram?

Espero que essas dicas possam ajudar vocês a terem excelentes resultados. Dá bastante trabalho, não nego! Mas é um trabalho que vale muito pena!!

Lambeijos e até a próxima!

Aubaixador Petiko

Escrito por Aubaixador Petiko

Cães, gatos e seus tutores aubaixadores da BOX.Petiko que gostam de compartilhar informações sobre alimentação, saúde, higiene, cuidados e muito mais sobre os pets.

Comentários

Leave a Reply
  1. A minha é maltês.toma banjo uma vez por semana.castrada mais desde que castrou,não brinca mais, é muito brava com as visitas e não quer ninguém somente eu. E não brinca com nada. O que faço 🤔

    • Oii Cecíla, tudo bem? Você já conversou com o veterinário dela sobre isso? O vet é a pessoa mais indicada para esclarecer essa dúvida. Vamos torcer para que seja só uma fase e já já sua maltês volte a ser muito brincalhona com todos 🙂

  2. A monha maltes ficou com o pelo ondulado no corpo e patas depois de algumas tosas . Teria alguma coisa pra que o pelo volte a ficar mais liso ?

  3. Tenho uma ilhasa apson filhote de três meses de noite dorme dentro de casa de dia fica pra fora no quintal mas é td calçada cerâmica e quando a gente abre a porta ela entra e faz xixi dentro em vez de fazer fora oque faço para ela fazer lá fora será que aquele produto que é sim é não adianta

    • Oii Bia, poxa nesse caso achamos que sua filhote precisa de adestramento (aprender o lugar certo de fazer o xixi), pode ser uma solução por ainda ser uma filhote. Alguns produtos ajudam ou treinamento com petisco como um premio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Boiadeiro Australiano

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Bulldog