Devemos ou Não Tosar um Lulu da Pomerânia/Spitz Alemão?

in ,

Você tem um Lulu da Pomerânia/Spitz Alemão e sempre fica na dúvida sobre tosa? Confira as dicas do Suspiro:

Oi pessoal! Aqui é o Suspiro lá do instagram @suspiropom, o integrante peludinho e sorridente da @MatilhaBrasil (ok, sem sempre tô tão sorridente assim! Mas nada que um petisco da BOX.Petiko não resolva né? 😉 ).

Hoje eu vim latir pra vocês sobre um assunto que me perguntam muito e poucos sabem a resposta:

Devemos ou não tosar um Lulu da Pomerânia/Spitz Alemão.

Primeiro quero deixar bem claro que nem eu e nem a mamãe somos profissionais da área veterinária, mas as informações que vou trazer aqui pra aucês são todas de veterinários e criadores. Tá bom, vamos começar?

PELAGEM

@suspiropom

A pelagem da nossa raça é conhecida como Pelagem Primitiva porque apresenta pelagem dupla: O pelo e sub-pelo, exatamente como nossos ancestrais lobos!  Essa pelagem costuma ser bem abundante e nos dá essa aparência de peludões! Outros exemplos de cães de pelo primitivo são: Chowchow, Husky Siberiano, Malamute do Alaska, Akita, Samoiedas, entre outros!

O pelo é aquele que nós conseguimos enxergar no cachorro, é o fio longo, liso e áspero que sentimos quando tocamos no cão. É o que deixa a gente parecendo todo espetadinho! Já o sub-pelo é macio, denso e bem volumoso, o que nos deixa parecendo ainda maiores e mais cheios. Pra enxergar o sub-pelo temos que abrir a pelagem e procurar por ele lá próximo da pele, é bem fininho.

Assim fica mais fácil de entender né?

E O CALOR?

@suspiropom

Você deve estar pensando que se temos tudo isso de pelagem então devemos passar muito calor, certo? ERRADO! O sub-pelo serve como uma camada de proteção térmica para o nosso corpo, ou seja, ele mantém nosso calor no inverno rigoroso e também impede que o corpo absorva o calor do verão e até evita queimaduras solares!

Então o sub-pelo é importantíssimo pra nossa saúde e bem estar. Então, nunca devemos escovar Lulus da Pomerânia com rasqueadeiras e nem escovas com bolinhas nos pinos, pois estas arrancam o subpelo. Prefira pentes ou escovas de pino liso, sem bolinha na ponta.

MAS SUSPIRO, E A TOSA?

@suspiropom

Bem, desde que o meu amigo Boo, the Pomeranian ficou famoso pelas redes sociais como um cãozinho que possui uma carinha de ursinho de pelúcia, minha raça começou a ser mais popular e ganhando muitas casas pelo mundo. Porém o que ninguém sabe é que a famosa “Tosa Boo” é extremamente prejudicial à nossa pelagem, podendo até desenvolver uma condição chamada de Alopecia Pós Tosa.

Esta ocorre quando há um estacionamento no crescimento dos pelos e nós ficamos carequinhas na região afetada, em alguns casos nunca mais nascer pelos na região, pois o corpo entende que se o pelo “caiu” é porque não há mais necessidade de tê-lo por ali. Isso pode acontecer quando a tosa é muito curta (rente a pele), se feita por máquina e não tesoura e muitos outros descuidos como profissionais não especializados podem ter.

Se seu cãozinho estiver sofrendo de queda de pelos checa esse post aqui que o Snow explica as possíveis causas.

Nessas fotos a seguir eu estava tratando da minha Alopecia pós tosa, dá pra ver a diferença com a pelagem de hoje em dia depois de quase um ano de tratamento:

@suspiropom

E AGORA, QUERO UM URSINHO?!

@suspiropom

Bem, o que poderia ser feito por um ESPECIALISTA NA RAÇA (tá em capslock porque essa parte é BEM importante ein!) é o Trimming, que consiste em aparar as pontinhas do pelo, bem longe do sub-pelo, para dar uma arredondada. Essa é a tosa padrão da raça, feita com tesoura e de forma bem delicada. É o famoso “tirar as pontinhas” de todo o salão de beleza.

Ainda assim é importante esperar até que seu cãozinho complete um ano de idade e já tenha passado pela troca rigorosa de filhotes.

Já a tosa higiênica tá liberada desde que feita com tesoura, nunca máquina, e não seja tão extensa!

Outro ponto que gosto de salientar é que o Boo é um Lulu da Pomerânia com focinho curtinho e mais grosso, também chamado de focinho ursinho, já os de focinho mais compridos e finos são chamados de focinho raposinha. Geralmente a tosa Boo não fica boa em cães com focinho raposinha! Mas varia de cachorro pra cachorro né! O meu focinho? Eu sou um meio termo entre os dois tipos de focinho, dá pra chamar de Rapursinho! Hehe

SUSPIRO, QUAIS SÃO OS SEUS CUIDADOS COM O PELO?

@suspiropom

Eu tomo banho a cada 15 a 20 dias em um especialista em Lulu/Spitz alemão, não é necessário mais do que isso, e nunca tomei banho em casa. Isso porque caso a mamãe não me seque direito pode criar fungos lá no meu sub-pelo e eu vou ficar muito doente! Melhor não arriscar né?

Lá eu faço o trimming das minhas orelhas para ficarem redondinhas, das patinhas para ficarem bem bonitinhas e a tosa higiênica quando necessário. O Tio que me da banho usa shampoo de volume e toda a hidratação é destinada ao tipo de pelo que eu tenho. Mamãe também me escova uma a duas vezes por semana!

Não faço o Trimming da raça porque todos aqui em casa me preferem ao natural, bagunçadinho e espetadinho.

É ISSO AÍ!

PessoAU, espero que tenha explicado tudinho e que vocês tenham gostado do meu post de hoje!

Vou ficando por aqui, mas vocês podem me encontrar todo dia lá no Instagram @Suspiropom, onde eu dou muitas dicas e respondo todas as suas perguntas!

Um SUPER lambeijo do seu amigo,

Suspiro.

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Você sabe o Que É Leishmaniose?

Mãe de Pet, Também é Mãe?