DIA DE JOGO: Como Lidar Com Barulhos e Fogos

in ,

Os Ursinhos Chow Chow passam algumas dicas para o pet não ficar muito assustado com o barulho em dias de jogo.

Olá, pessoal! Aqui somos Prince e Maya, os @ursinhoschowchow do Instagram e  também da @matilhabrasil! Esse mês nós queremos cãoversar com aucês sobre um aussunto muito sério: Medo de Barulho!

Os cãopeonatos de futebol já começaram e junto com eles sempre tem fogos de artifício quando os times ganham, os rojões e sem contar aqueles tios mais empolgados que gritam de aulegria coisas como, “Vai, Cãorinthias!!!”, “Porcooooo” (e até hoje ninguém sabe nos dizer por que chamam o porque se normalmente quem está em casa são os cachorros e os gatos, aucê sabe explicar? Se souber deixa nos cãomentários, por favor!), além de outros animais que a gente entende cada vez menos.

@ursinhoschowchow

Bom, mas com esses barulhos todos, a gente que é pet fica com medo, assustados e olhando de um lado pro outro, porque não entendemos nadica de nada de futebol e do nada, quando estamos descansando vem um BOWWWWWW ou chamam os animais como “PORCOOOOOO” e “FRANGOOOOO”, e auau, isso é cãoplicado e os humanos precisam aprender a cuidar de nós para que o barulho não seja traumático e é sobre isso que vamos falar nesse post: como lidar com os barulhos e fogos de artifício!

POR QUE OS CÃES TÊM MEDO DE BARULHOS

@ursinhoschowchow

Primeiro é preciso contar porque nós temos medo de barulhos altos: a gente que é cão tem uma audição MUITO sensível, (aliás, os gatos também), então a gente ouve muito mais alto do que os humanos e isso faz com que o barulho que já é alto pro humano seja MUITO mais agressivo para os nossos ouvidos e é por isso que nos assustamos e temos tanto medo quando tem bateria de fogos de artifícios, trovão ou alguém grita demais, por exemplo.

Mas não é só isso, a gente que é bicho associa barulhos altos com perigo, pois é isso que um barulhão representa na floresta, que é o nosso habitat natural e então por instinto de sobrevivência, nós nos assustamos e procuramos nos proteger e isso pode levar a algumas reações, como fuga, se esconder ou mesmo atacar como meio de defesa do perigo.

Por tudo isso que ficamos bem agitados, estressados e isso não é bom para nós. Mas existem formas de a nossa família nos acalmar e fazer associações positivas com o barulho para que a gente entenda que quando faz GOLLLLLLLLL é algo bom e não um perigo como na floresta.

ASSOCIAÇÃO POSITIVA DO BARULHO

@ursinhoschowchow

Quando fomos adestrados pelas tias da @animalz.oficial, nós e a mamãe aprendemos que tudo o que nós precisamos para superar medos, desafios e aprender qualquer coisa é criar uma associação positiva, porque aí vai ser gostoso aprender e assimilar novos conceitos, como é o caso dos barulhos altos. Então nós fizemos um treinamento que, de modo geral era assim:

Passo #1:

Mamãe colocava sons que normalmente são altos, bem baixinho para nós e enquanto nós ouvíamos ela nos dada uns petiscos BEM gostosos como esses que o BOX.Petiko sempre nos envia.

Passo #2:

Gradativamente, com o passar dos dias ela ia aumentando o volume do som até ficar BEM alto, e sempre nos dando petiscos deliciosos, assim nós associamos que sempre que tinha aquele barulho, íamos ganhar guloseimas de lamber a fuça.

Passo #3:

Depois de treinar com barulhos no celular da mamãe, fomos para a prova prática, que é treinar com petiscos em dias de jogos de futebol, tanto em dias de jogos mais tranquilos como nos dias de clássicos que tem “Vai Cãorinthias” X “Porcoooo” e aí tem rojões, fogos e gritos para todos os lados e muita animação pros humanos e medos para nós…  Mas sabe, isso já é passado aqui em casa, porque se tem um barulhão a gente já corre pra perto da mamãe e senta esperando o petisco que ela vai dar na boca! hihihi

E não, não somos interesseiros e gulosos (só um pouquinho!hihi), o que temos é uma associação positiva do barulho com uma recompensa deliciosas, é como se o barulho que antes dava alerta de perigo, agora fosse uma campainha de hora do petisco, entende?

Além disso, NESSE POST a Equipe da Petiko fez um infográfico bem chowsacional com mais 5 dicas do que os pais podem fazer para os cães entendam que os barulhos de fogos de artifícios não são ruins, vale cãoferir. Agora se aucê é um gato ou tem gatos, CLICA NESSE LINK AQUI, pois também tem dicas para os felinos não se assustarem tanto e ficarem protegidos.

SONS ALIADOS

@ursinhoschowchow

Além do treinamento positivo, que é super importante não só para situações de barulhos excessivos, como para todo o bem estar do pet, (e isso inclui os catmigos, pois gatos também pode ser adestrados!), os pais podem buscar por sons que provocam a redução de ruídos para cães e gatos. Esses sons aujudam a disfarçar o barulho estrondoso que está lá fora e nos acalmam e aí a gente não leva susto, não fica estressado e a vida segue normalmente. Lá na Academia da Matilha nós temos uma área chamada Biblioteca de Curadoria de Conteúdo, ontem alguns dos conteúdos são esses sons ajustados para:

  • Ruídos do dia a dia,
  • Intensidade moderada e
  • Alta intensidade.

Nós testamos todos eles aqui em casa em situações com barulhos que nos assustavam e não é que funcionou até no final de ano com aquela bateria de fogos de 15 minutos? Aprovados e recomendado, aumigos e catmigos!

https://youtu.be/CKM7OHEHBmI

FLORAL PET

@ursinhoschowchow

E a nossa última dica do que nós aqui em casa fazemos para não ter problemas com fogos  e barulhos tanto em dias de jogos, como em festas e fim de ano, é usar regularmente os florais para MEDO, assim, estamos sempre naquela vibe zen, tranquilos e bem cuidados em casa, sem stress com barulhos bobos.

O nosso floral é uma fórmula personalizada e totalmente natural e sem conservantes, feita para todas as nossas necessidades como medo, marcação de território (no caso do Prince), trauma de batida de carro, ansiedade entre outros e quem faz são as tias da @petflorais e tem nos feito MUITO bem. Mas também tem a opção dos florais pet individuais, um para cada situação e os assinantes do BOX.Petiko podem encontrar no SHOP.Petiko com preços bem legais!

E então, gostaram das nossas dicas? Tem mais dicas para nos cãotar de como aucês lidam com os barulhos em dias de jogos e outras situações? Deixe aqui nos cãomentários e compartilhe esse post para mais aumigos aprenderem a não estressar com os barulhos, ok?

Por hoje e só e nos vemos no Instagram @ursinhoschochow e na @matilhabrasil.

Lambidas de Aumor do Prince e da Maya! 🙂

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

O Enriquecimento Ambiental para Cães

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Spitz Alemão