Dicas Para Fazer Xixi e Cocô no Lugar Certo

in

Mac conta para gente a experiência dela sobre como aprender o lugar certo para fazer o xixi e o cocô. Essas dicas podem te ajudar! Confira:

Olá aumigos, tudo bem?

Eu sou a Mac (@macgoldenretrieverr), tenho um ano e trinta quilos de pura gostosura e diversão. Sou aubaixadora da BOX.Petiko e agora também blogueirinha da Petiko. E hoje vou dar dicas para vocês de como ensinar seu aumiguinho a fazer xixi e cocô no lugar certo.

Quando começar os treinos

Para quem não sabe eu moro em apartamento, então mamãe sempre achou importante me ensinar a fazer as minhas necessidades no lugar certinho. Então, logo que eu cheguei já começaram os treinos, eu tinha mais ou menos sessenta dias.

Quanto mais novo for o filhote mais rápido será o processo de aprendizagem, mais se o seu aumiguinho já for adulto, sem problemas, você consegue ensinar também.

É muito importante que os treinos sejam contínuos, para que tenha um bom resultado.

Você pode usar tapete higiênico, jornal, banheiro, grama e etc, hoje tem diversas opções no mercado, escolha a que for melhor para você.

Lembrando que mamãe não é uma adestradora, tudo isso foi baseado em vídeos de adestradores positivos e da minha experiência.

Agora vamos as dicas.

Dicas Para Fazer Xixi e Cocô no Lugar Certo

Por onde começar

Primeiramente você deve escolher o local onde colocar o tapete higiênico, o ideal é que esse local seja bem próximo de onde o cão passará a maior parte do tempo e que ele tenha fácil acesso, para que isso não se torne um obstáculo para que ele consiga chegar lá. Já que, ainda não vai estar acostumado se o lugar for difícil ou longe ele vai preferir fazer em qualquer outro local.

@macgoldenretrieverr

Preparar os petiscos e carinho também é fundamental, afinal temos que comemorar muito a cada acerto, pois assim ele vai entender que está fazendo certo e repetir até que aquilo esteja bem estabelecido para ele e vire uma rotina.

Como ensinar

Aqui em casa mamãe usou o reforço positivo, ou seja, a cada acerto ela me recompensava e os erros eram ignorados. Quando levamos uma bronca por fazer algo errado, recebemos atenção, mesmo sendo negativa é uma forma de atenção. Por isso não levava broncas, para evitar de fazer algo errado só porque queria atenção.

Então, os humanos precisam ficar sempre atentos, assim que acertarem o xixi no lugar certo precisamos da recompensa imediata. Mamãe me elogiava, fazia carinho e já me dava logo o petisco, fazendo isso assim que o seu pet fizer o xixi, ele vai entender que fez certo e essa ação vai se repetir.

Assim foi comigo, em poucos dias já fazia vários xixis no lugar certinho, porém quando somos filhotes fazemos muito, mais muito xixi, então acertava muitos mais errava muito também. Isso é super normal, nós costumamos fazer algum xixi errado até os cinco meses mais ou menos.

No início é necessário a recompensa em todos os acertos, e por conta disso, eu com menos de um mês já estava praticamente fazendo todos os xixis no lugar certinho. Com meus quatro meses mais ou menos já fazia 100% certo, quando isso aconteceu, infelizmente mamãe começou a diminuir as recompensas, até que parou por completo. Como isso já tinha virado um hábito e já estava estabelecido na minha cabecinha eu continuei fazendo certinho.

Contudo, o treino é bem simples, fez xixi ou cocô no lugar certo ganha recompensa, fez errado não ganha nada nem bronca.

Porém a recompensa deve ser feita na hora certa, para que possamos entender o porque estamos sendo recompensados, porque se a recompensa demora a vir nós não conseguimos associar o motivo de estar ganhando aquilo, seja carinho ou petisco.

Dica para os aumigos

Como eu falei antes, quando estamos totalmente acostumados com nosso lugar de fazer xixi e cocô, as recompensas param.

Então, quando você estiver afim de ganhar um petisquinho, é só fazer o xixi no lugar certinho e ficar olhando para seus humanos, como se estivesse esperando alguma coisa.

Aqui em casa sempre funciona, eles me elogiam e eu já vou direto pro armário onde ficam os petisco e acabo ganhando. Hahaha

Lambeijos e até mais

Ah se você tem alguma dica sobre como ensinar o peludo a fazer xixi e cocô no lugar certo comente aqui embaixo. E também dei dicas sobre Como É Ter um Golden Retriever em Apartamento.

Aubaixador Petiko

Escrito por Aubaixador Petiko

Cães, gatos e seus tutores aubaixadores da BOX.Petiko que gostam de compartilhar informações sobre alimentação, saúde, higiene, cuidados e muito mais sobre os pets.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Mãe de Pet, Também é Mãe?

Posse Responsável: A Gente Sabe Mesmo O Que É?