Dicas

10 dicas valiosas sobre a caixinha de areia

By Laila Massad Ribas

July 14, 2014

Dra. Laila dá dicas sobre a caixinha de areia que vão facilitar sua vida e a do seu gato.

Antes de iniciarmos nosso assunto é importante que todos compreendam a metodologia da caixinha de areia.

Para entendermos os motivos de tantos problemas com o local de urinar e evacuar vamos esclarecer o seguinte: gatos estão numa posição intermediária na cadeia alimentar. Isso significa que eles caçam e são caçados, são predadores e presas. Mas o que isso tem a ver com a caixinha de areia? Tem tudo a ver.

Os gatos enterram suas fezes e urina sob a areia porque não querem que possíveis predadores sintam seus cheiros. Esses cheiros têm a função de marcar território, portanto se o gato é dominante ele não irá enterrar seus excrementos para que assim outros animais fiquem com medo dele. Se o gato é submisso então ele enterrará seus excrementos, pois tem medo que um possível predador o descubra.

Apesar de domesticados os gatos ainda mantém esse comportamento e isso torna a caixinha de areia uma coisa tão importante para eles.

Compreendendo agora porque precisamos ter uma caixinha de areia para os gatos vamos as dicas:

Qualquer problema deve ser sempre avaliado por um médico veterinário. Algumas doenças de vias urinárias ou intestinais podem estar relacionadas com o uso indevido da caixinha. Nunca medique seu gato sem orientação veterinária.

Dra. Laila Massad Ribas

Veja mais:

Por que manter o gato dentro de casa?

Saiba o que deixa seu gato feliz

Urina fora da caixinha