Dirofilariose Canina: Conheça Sobre o Temido Verme do Coração

in ,

Você conhece a doença dirofilariose canina? Conheça aqui tudo sobre o temido verme do coração e todas as formas de prevenção:

O termo médico dirofilariose canina pode até não ser muito conhecido. Mas, se você tem cachorro, é bem possível que já tenha ouvido falar no verme do coração em algum momento.

Considerada uma zoonose, a doença parasitária cardiopulmonar afeta principalmente os cães, sejam eles domésticos ou silvestres.

E sua incidência costuma ser maior nas estações mais quentes, quando muitos tutores levam seus pets para a praia. 

Dirofilariose Canina: Tudo que você precisa conhecer sobre o Verme do Coração

Causa e transmissão da dirofilariose canina

Reprodução: Internet

O agente causador da dirofilariose canina é o Dirofilaria immitis, um parasita nematoide semelhante à lombriga, mas que se aloja no coração dos cães quando atinge a fase adulta.

Sua transmissão ocorre por meio da picada de mosquitos hematófago, como o Aedes Aegypti, que tenham picado outro hospedeiro infectado previamente.

A partir daí, tem início um novo ciclo da doença, que se dá conforme abaixo:

  1. Um mosquito pica um hospedeiro infectado, ingerindo as microfilárias (larvas em primeiro estágio) de D. immitis presentes na corrente sanguínea do animal;
  2. Com o mosquito servindo de hospedeiro intermediário (aproximadamente 2 semanas), as larvas irão se desenvolver e migrar do tórax para o aparelho picador, onde passam a ser liberadas nas picadas;
  3. Já na corrente sanguínea do cão saudável, as larvas vão para o tecido subcutâneo e muscular, onde se tornam jovens adultas em entre 3 a 4 dias;
  4. Após aproximadamente 100 dias, as larvas chegam ao coração, alojando-se no ventrículo direito e nas artérias pulmonares do hospedeiro. Ali, elas atingem a maturidade sexual, acasalam e liberam novas microfilárias na corrente sanguínea do hospedeiro, começando um novo ciclo.
  5. Essas larvas só chegam na corrente sanguínea periférica entre 6 a 8 meses após a infecção. Isso significa que, antes desse período, não é possível detectar a doença por meio de análises de sangue.

    Texto relacionado: Saiba Tudo Sobre a Leishmaniose Canina

Sintomas de verme em cachorro

A gravidade da doença está relacionada diretamente com a quantidade de vermes que o portador possui, com a duração da infecção e com a resposta individual do hospedeiro.

Por isso mesmo, é difícil saber quando o cão está com dirofilariose, já que os recém-infectados quase sempre são assintomáticos.

Reprodução: Internet

Conforme a doença progride, no entanto, estes são os sintomas de verme em cachorro mais comuns:

  •        Tosse crônica;
  •        Intolerância ao exercício;
  •        Fraqueza;
  •        Taquipneia (respiração acelerada);
  •        Dispneia (respiração rápida e curta);
  •        Perda de peso.

Os sintomas mais graves estão relacionados à maior presença de vermes adultos nas artérias pulmonares.

Ela resulta em hipertensão pulmonar crônica, e leva à insuficiência cardíaca congestiva direita”, explica. “Isso pode, inclusive, causar a morte do pet, completa.

Reprodução: Internet

Diagnóstico e tratamento da dirofilariose

Como sempre, quanto antes for diagnosticada a doença, mais rápido, fácil e eficaz será o tratamento.

No caso do verme do coração, diversos exames podem ser feitos para identificar o parasita. Entre eles, o ecocardiograma e análises de amostras sanguíneas no microscópio, como o teste Elisa e o método de Knott.

Outros exames, como hemograma, bioquímica sérica, urinálise e radiografias torácicas também podem ser solicitados pelo veterinário a fim de verificar a gravidade das alterações causadas pela dirofilariose no pet.

Se diagnosticada cedo, a dirofilariose poderá ser tratada com sucesso, obtendo-se a cura sem sequelas.

Por ter muitos efeitos adversos, incluindo o risco de embolia pelos vermes mortos, o tratamento adulticida só deve ser feito em cães com condições físicas adequadas.

Já a cirurgia para a remoção dos vermes adultos é indicada quando ocorre a Síndrome Caval. Isto é, quando há bloqueio da veia Cava, sendo necessário restabelecer imediatamente o fluxo sanguíneo.

Prevenção da dirofilariose canina

Para qualquer doença, o melhor remédio ainda é a prevenção. E com o verme do coração não é diferente!

Assim como com outras patologias transmitidas por mosquitos, a veterinária explica que o verme no coração do cachorro tem cura, e a melhor solução seria o controle dos hospedeiros intermediários.

Como isso é bastante complicado, o ideal é prevenir que o cão seja picado pelo vetor, alerta.

A boa notícia é que, hoje em dia, a marca Virbac já conta com diversos produtos repelentes que são seguros para os peludos. Entre as opções estão Endogard, pipetas para ser usadas sobre a pele, entre outros.

Outra opção é conversar com o veterinário a respeito de comprimidos ou de produtos injetáveis que afastam os mosquitos. 

Me envie um feedback em minhas redes sociais,

@isadorahostin ou @medvet­_veterana 

Colaboração: Thabatta Tomel

Contato: thabatta_tom@hotmail.com

Você já conhecia essa doença que acomete os peludinhos caninos? Deixa seu comentário aqui embaixo pra gente!

Isadora Hostin Cardozo

Escrito por Isadora Hostin Cardozo

Sou estudante de medicina veterinária na Unisul, iniciei a graduação com 17 anos de idade, e minha formatura está prevista para dezembro de 2022. Realizei meus estágios extra curricular bem no começo da graduação e toda experiência foi muito útil na minha jornada, tanto no lado pessoal quanto no lado profissional. Já escrevi em algumas edições da revista planeta pet Ribeirão Preto SP. E vivo a vida do jeito mais simples, leve e humilde, sempre com sorriso no rosto e aceitando novos desafios que me ajudam no meu crescimento, e trazendo bons resultados.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Protetor Solar Para os Pets Amantes de Praia e Sol

Cães TambémTem Hidrocefalia. Você sabia?