Esportes Caninos: Você Já Conhecia?

in ,

Conheça alguns dos principais esportes caninos e veja os benefícios de praticá-los com seu cão.

Você já ouviu falar de esportes caninos?

Os esportes são uma ótima maneira de gastar energia física e um ótimo desafio mental para os nossos cachorros. 

A atividade física ajuda no combate a problemas de saúde como a obesidade, melhora o condicionamento físico, fortalece músculos e ossos, previne e combate o estresse e ajuda até na prevenção e eliminação de problemas comportamentais, se praticados regularmente. 

Além de melhorar muito nosso relacionamento e comunicação com os cães, os esportes são a prova de que gastar a energia de nossos bichinhos pode ser divertido para eles e para nós, tutores, também!

Praticar esportes é sinônimo de bem estar e de maior qualidade de vida!

Existem diversas modalidades esportivas caninas. A maioria têm competições e campeonatos mundo a fora, mas elas também podem e devem ser praticadas de maneira recreativa, com foco na diversão!

Geralmente, os esportes exigem um maior condicionamento do que a prática dos passeios recreativos que nossos cães estão acostumados, por exemplo. Por isso, é importante fazer um check-up com seu animal.

Antes de começar a praticar um novo esporte, consulte seu médico veterinário de confiança para que ele avalie a saúde do cão e veja se ele está apto a começar. E não se esqueça de fazer um check-up você também!

Conheça alguns dos principais esportes caninos:

1. AGILITY

O agility é um esporte de velocidade e agilidade que mais cresce no mundo e um dos mais populares no Brasil.

Inspirado no hipismo, no agility o cão é conduzido por seu tutor por um circuito de obstáculos (túneis, gangorras, passarelas, rampas, saltos, slalom, pneus, etc.) sem o uso de guias, toques ou estímulos (brinquedos e comida), somente por gestos e comandos de voz. O objetivo é terminar o circuito sem faltas e em menor tempo.

Fonte: https://muyperro.com/agility/

Durante o aprendizado, para que o cão passe por cada obstáculo, o uso de brinquedos e petiscos está liberado, mas depois, dentro das pistas em competições, não é permitido. Todo o processo acaba sendo muito divertido para o cão e promove uma relação de confiança ainda maior entre os animais e seus proprietários.

Apesar de algumas raças com mais energia, como os Border Collies e Jack Russell Terriers, geralmente se darem muito bem nesse esporte, ele pode ser praticado por qualquer outra raça e tamanho e existem diferentes níveis de competições, que vão desde os mais iniciantes aos mais avançados.

Para a prática recreativa, muitos dos obstáculos podem ser inspirados no esporte e improvisados em casa, usando cones, argolas ou pneus, cabos de vassoura, canos de PVC, entre outros materiais.

Muitas creches/hotéis para cães já usam os obstáculos de agility de forma recreativa, o que é uma ótima opção de entretenimento para os cachorros que passam longos períodos de tempo por lá.

Fonte: https://www.k9ofmine.com/diy-dog-agility-courses/

 

Fonte: https://www.k9ofmine.com/diy-dog-agility-courses/

Texto relacionado: 8 dicas de exercícios para praticar com seu cachorro


2. FREESTYLE

O Freestyle é um esporte que envolve dança e obediência. Cão e tutor muitas vezes até se fantasiam para apresentar uma coreografia com diversos movimentos realizados ao som de uma música. 

https://wakyma.com/blog/el-freestyle-canino/

 

Fonte: https://www.mundoperros.es/dog-dancing-deporte-canino-mas-divertido/

É um esporte bastante divertido, que está ganhando popularidade pelo Brasil. O esporte pode ser praticado por qualquer cão e por qualquer pessoa, por diversão, mas o treino, criatividade, sincronia e ritmo são importantes em competições.

3. FRISBEE

Fonte: http://www.mangaloretoday.com/today/The-flying-dogs-competing-to-keep-a-frisbee-in-the-air-for-as-long-as-possible.html

O Frisbee é uma modalidade que consiste basicamente no lançamento de discos de frisbee para o cão, de diferentes formas. É um esporte normalmente praticado por cães ágeis e com bastante energia, pois exige muitos saltos e acrobacias.

Há diversas modalidades de arremesso, entre elas arremesso a distância, Freestyle Frisbee e arremessos com precisão.

O arremesso a distância é um dos mais comuns em competições. Nessa modalidade, o objetivo é o cão pegar o maior número de discos em um período determinado de tempo. Cão e condutor se posicionam atrás de uma linha limite e os lançamentos começam.

No Freestyle frisbee, assim como no Freestyle comum, os movimentos são feitos ao som de uma música. Condutor e cão dançam em sintonia e são feitos lançamentos de curta distância. A criatividade também é um fator levado em conta nas competições dessa modalidade.

Já nos arremessos de precisão, os discos são lançados na direção de círculos pintados no chão e o cachorro deve ter muita precisão, estando dentro dos círculos ao pegar os frisbees para ganhar pontos.

4. FLYBALL

(Pandas/Shutterstock)


Esse esporte é ótimo para aqueles cães que amam bolinha!

É um esporte de velocidade que consiste em fazer o cão apanhar uma bolinha, passando antes por diversos obstáculos e chegando um tipo de “caixa” que assim que acionada, faz os arremessos das bolinhas.

A caixa é acionada quando o cão pressiona um pedal com a pata e então é jogada a bola que o cão deve pegar e voltar (com ela na boca) percorrendo os obstáculos com a maior velocidade possível.

Em competições, duas equipes percorrem simultaneamente numa prova de revezamento e a que termina primeiro é a vencedora. Um cão da mesma equipe só pode entrar na pista, quando o outro tiver voltado.


5. CANISCROSS

https://www.diracapet.com.br/blog?single=CaniCross-Esporte-para-melhores-amigos

O Canicross consiste em um esporte de corrida em terreno rústico, como um trekking para cães. Nas corridas, cão e condutor ficam ligados por uma espécie de guia elástica que é conectada a um cinturão no humano e a um colete de tração no cão, durante todo o percurso. É um esporte ainda pouco popular no Brasil.

Há muitos outros esportes caninos como rallys de obediência, competições de proteção, de pastoreio, de tração, provas de força e resistência, de faro, natação, corridas com bicicleta e etc.

Basta procurar o esporte que se encaixa melhor com o seu perfil e com o do seu cão, e começar a praticar em um centro de treinamento ou em casa. Lembre-se da pensar na saúde e diversão em primeiro lugar e depois, pensar em competir.

Você já conhecia algum destes esportes para cachorros? Deixa aqui nos comentários!

Rebeca Cianca

Escrito por Rebeca Cianca

Adestradora, Pet Sitter (babá pet) e Dog Walker (Passeadora de cães); Auxiliar Veterinária; Contínua estudante. Sempre buscando aprimorar seus conhecimentos em Comportamento e Saúde animal para uma melhor qualidade de vida dos nossos bichinhos de estimação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cinomose: Cuidado, Ela É Perigosa!

Você Topa Ser Um Embaixador da Causa Canina?