Fogos de Artifício: Como Proteger Seus Animais

in ,

Listamos abaixo algumas dicas para proteger seu animal durante a queima dos fogos de artifício durante o período de festividades.

A queima dos fogos de artifício ocorre tradicionalmente em algumas cidades, em certas épocas do ano, como festividades juninas, jogos de futebol e virada do ano, causando deslumbramento entre as pessoa por suas cores e efeitos.

Porém, o resultado é totalmente negativo aos animais (não somente cães e gatos, mas também aos silvestres e aquáticos).

Como os fogos de artifício influenciam os pets?

Os cães, por exemplo, sofrem com este tipo de evento, pois possuem a audição bem aguçada e sensível. Mas os gatos também mudam de comportamento durante a soltura de fogos, pois são acostumados a uma rotina de tranquilidade. 

É comum que cães mudem seu comportamento, tentem fugir de casa, procurem algum lugar para se esconder ou até mesmo tornem-se agressivos durante a queima de fogos. 

Muitos animais acabam se machucando durante esse momento de pânico e desespero. Esse comportamento é chamado de luta e fuga, que é o instinto animal de sobrevivência quando se encontram em situações de perigo.

Texto relacionado: Como lidar com barulho e fogos em dia de jogo

Como funciona a lei?

Felizmente, diversos municípios têm formulado leis que procuram restringir o uso de fogos, não só para proteção de animais domésticos e silvestres, mas também de crianças, idosos e enfermos.

É o caso da Lei do Município de São Paulo (n. 16.897, de 23 de maio de 2018), que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos. 

A infração da lei resulta em multa de R$ 2 mil, valor este que será dobrado na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda reincidência, dentro de um prazo de 30 dias.

Algumas cidades conseguiram dar continuidade aos projetos de lei que regulariza a comercialização  e uso de fogos de artíficio, como Campinas, Sorocaba, Santos e todas do interior de São Paulo. 

De que forma posso proteger proteger os animais?

Há algumas dicas que podem amenizar o estresse e o sofrimento de nossos pets:

  • É importante não ignorar os sinais do seu pet: latidos, miados, agitação, buscar abrigo e se possível, manter-se perto do animal.
  • Recomenda-se preparar com antecedência (antes dos períodos festivos) um ambiente confortável e seguro (retirar objetos do caminho, não deixar portas e janelas abertas, utilizar spray tranquilizante no ambiente).
  • Pode-se criar um refúgio, para onde o animal possa ir e se sentir mais seguro, com as coisinhas deles: caminha, pote de ração e água, brinquedos.

  • Tire coleiras de cães e gatos. Elas são perigosas, pois o animal pode se machucar caso tente fugir do ambiente.
  • Pode-se realizar caminhadas antes desse período para que diminua o estresse animal.
  • Importante: para cães e gatos, não recomenda-se o uso de calmantes. Pode-se utilizar florais, como o de Bach, mas consulte sempre um médico veterinário de confiança antes de administrar qualquer medicamento.
  • Você pode abafar o som dos fogos, colocando uma música ambiente mais intensa, competindo com o som externo.
  • Pode-se utilizar a técnica de enfaixar o cachorro, que funciona como um abraço e serve para trazer tranquilidade e segurança ao animal.
  • Recomenda-se separar os animais caso haja mais de um na casa, pois o estresse pode ocasionar em briga entre eles.

Para quem possui aves em casa, manter o animal seguro e monitorado e atentar-se em deixar somente água o suficiente para beber, para que não haja nenhum acidente em um momento de estresse.

No caso do tutor ter viagem marcada para o período de festividades, recomenda-se levar  o animal a um hotelzinho de pets, que possa o abrigar com segurança.

O que achou dessas dicas? Conte para gente aqui nos comentários!

Mariana Soares Grando

Escrito por Mariana Soares Grando

Formada em Bacharelado em Ciências Biológicas na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e tenho Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais também na UFSCar e atualmente curso Medicina Veterinária na UNICEP. Alguém duvida que amo plantinhas e bichinhos?! E quero compartilhar muitas informações interessantes sobre o mundo pet com você.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Leite Materno Caseiro Para Filhotes De Cães E Gatos

Você Já Ouviu Falar de Creche para Cachorro?