Gatos precisam tomar banho?

in ,

Afinal, os gatos precisam tomar banho? Tire todas as suas dúvidas sobre dar banho no seu bichano.

De uma maneira geral não é recomendado que os gatos tomem banho, primeiro porque eles se limpam diariamente com a própria língua e segundo porque o processo do banho é muito estressante.

Um estudo feito em 1998 por um pesquisador chamado Rand, revelou que o índice de glicemia dos gatos dobrou após o banho. Esse valor de glicose no sangue é indicativo de estresse, confirmando a teoria de que os bichanos detestam banhos.

É importante diferenciar, entretanto, banho de água, porque os felinos, de uma maneira geral gostam muito água. O que estressa é o processo de molhar, ensaboar, esfregar, enxaguar e secar com o secador.

Quando isso tudo é feito em um petshop o nível de estresse se agrava, pois o animal ainda precisa ser transportado, coisa que eles não gostam mesmo!

Apesar disso, é possível que existam alguns gatos que gostem de banho, nesses casos, o proprietário pode lavar seu bichano sem medo.

Se seu veterinário prescreveu banhos terapêuticos por alguma doença de pele, então tenha paciência e obedeça as orientações, porque nesses casos, seu gato deverá ser banhado mesmo.

Dra. Laila Massad Ribas

Dica do Petiko para mamães de gato!

Acesse SHOP.Petiko para comprar comidas e mimos para seu gato.

Você encontra diversos mimos e novidades para seu gato. E recebe tudo em casa!

Avatar

Escrito por Laila Massad Ribas

Dra. Laila Massad Ribas é especializada em Medicina Felina e autora do Portal Medicina Felina (portalmedicinafelina.com.br) que traz informações sobre saúde, curiosidades, cuidados e comportamento dos gatos. É formada em medicina veterinária pela Universidade Paulista e fez Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

coisas que seu cachorro deve fazer

10 coisas que seu cachorro deve fazer ao menos uma vez na vida

economizar com seu cachorro

7 maneiras criativas de economizar com seu cachorro