Gatos tricolores e escaminhas são mesmo sempre fêmeas?

in

Entenda de uma vez por todas por que dizem que gatos tricolores e escaminhas são sempre fêmeas.


Nos mamíferos o sexo é determinado por dois cromossomos, denominados X e Y. As fêmeas possuem dois cromossomos X (XX) e os machos possuem um cromossomo X e um Y (XY). Cada cromossomo é composto por diversos genes. Quando esses genes estão locados em X ou Y eles são chamados de genes sexuais. Quando se trata de genes não locados em X ou Y eles são chamados de genes autossômicos.

Nos gatos, um dos diversos genes está locado no cromossomo X. Esse gene possui dois alelos (ou dois tipos), um correspondente à cor laranja (B) e outro correspondente à cor preta (b). Lembrando que as fêmeas possuem dois cromossomos X, essas meninas que possuem alelos correspondentes às cores laranja e preta podem ter as seguintes 3 combinações genéticas:



gatos tricolores

As gatas com dois alelos B são laranjas, as com alelos diferentes, B e b (chamadas de heterozigotas) são escaminhas (preta e laranja) e, as com dois alelos b são sempre pretas.

Nos gatos machos, que sabidamente só possuem um único cromossomo X e outro Y, a expressão das cores é diferente, pois o cromossomo Y não carrega os alelos B e b mencionados acima. Com isso existem duas combinações genéticas nos machos:



gatos tricolores

Como expressado na figura acima, os machos com alelo b são pretos e, os com alelo B são laranjas.

A figura abaixo explica melhor como funciona a genética das cores nos machos e nas fêmeas:



gatos tricolores

Mas e as fêmeas tricolores? Elas são chamadas de calico e nada mais são do que fêmeas escaminhas que expressam mais um alelo no cromossomo X. Esse alelo é representado pela letra S e gera uma despigmentação em determinadas regiões do corpo. Com isso, essas fêmeas possuem três cores, preto, laranja e branco.

Mas é possível que um macho seja calico ou escaminha? Apenas em ocasiões extremamente raras. Esses animais possuem uma malformação genética chamada Síndrome de Klinefelter. Eles possuem dois cromossomos X e um Y (XXY) e são estéreis. Se um gato com esse padrão de cromossomos expressar dois alelos, um B e outro b, então ele pode ter a cor escaminha ou calico (se possuir também o alelo S).

Matéria traduzida e adaptada de bio.miami.edu.


Dra. Laila Massad Ribas


Dica da Petiko para mamães de gato!

Use o aplicativo da PetLove para comprar comidas e mimos para seu gato.

Você encontra a ração mais barata, além de diversos mimos e novidades para seu gato. E recebe tudo em casa!

Faça o download do app gratuito:

botoes-app2

tumblr_lns5u2l9TC1qcn249o1_500

banner-app-gato-2


Imagem capa: miriadna.com

Veja mais artigos da dra. Laila no Petiko:


Avatar

Escrito por Laila Massad Ribas

Dra. Laila Massad Ribas é especializada em Medicina Felina e autora do Portal Medicina Felina (portalmedicinafelina.com.br) que traz informações sobre saúde, curiosidades, cuidados e comportamento dos gatos. É formada em medicina veterinária pela Universidade Paulista e fez Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

15 Unbelievably Cute Photos Of Kids That Will Make You Cry

This Bride Cancelled Her Dream Wedding & You Won’t Guess Why