Cuidados

Golden Retriever: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre essa Raça

By Matilha Brasil

June 29, 2020

Índice

Dóceis e brincalhões são as duas características mais conhecidas do Golden Retriever. Agora confira algumas informações essenciais sobre essa raça.

Olá pessoal! Sou a Karina, mamãe do Thomas e do Theo, aluna da Academia da Matilha e hoje vim falar um pouco mais sobre a raça do Theo, o Golden Retriever.

Sabemos que os Goldens são uma das raças mais queridas por serem dóceis e brincalhonas. Mas além disso, tem muita informação que você precisa saber antes de ter um Golden. Então fique com a gente até o final desse post para saber tudo sobre eles.

Antes de ter um Golden Retriever confira algumas informações essenciais sobre essa raça.

Origem da raça Golden Retriever

@thomasetheo

Em meados de 1800, na busca por cães que soubessem nadar, que enfrentassem águas frias, vegetações e bons para fazer resgate, Lord Tweedmouth, um Escocês, cruzou dois cães que deram origem ao Golden Retriever.

Esses cães eram um macho Retriever descendente do Terra-Nova e das primeiras raças de Labrador, era um cão de pelo ondulado e amarelado. A fêmea, era uma Tweed Water Spaniel, uma Retriever de pelo amarelo escuro e bem ondulado.

Eles geraram os primeiros filhotes que deram origem ao Golden Retriever. Entretanto, somente em 1927 essa raça foi registrada pelo AKC.

Primeiramente, o golden retriever foi uma raça muito valorizada pelas suas habilidades de caça. E muito tempo depois se tornou popular como animal de estimação.

Temperamento do Golden Retriever

@thomasetheo

Como todos já podem imaginar, o Golden é um cão muito dócil e companheiro e a raça pode ser criada tanto em casa, quanto em apartamento.

Pois o tamanho do espaço não é o que mais importa pra ele e sim a companhia, afinal são cães que gostam de ficar o tempo todo ao lado dos donos. Porém com uma energia que parece não ter fim!

Por isso, eles precisam de exercícios físicos e mentais diariamente e a falta destes, pode ocasionar em problemas comportamentais.

São do tipo que adoram brincar e não tem problemas com crianças, outros cães ou espécies de animais, gostam de fazer amizades com todos e são muito sociáveis. Mas também são agitados e bastante estabanados!

Goldens amam brinquedos, estão o tempo todo com uma bolinha ou uma pelúcia na boca. Também são muito inteligentes e aprendem comandos de adestramento com muita facilidade.

Uma coisa que pode ajudar muito nessa questão, é o BOX.Petiko!

Em cada caixinha vem brinquedos diferentes que eles podem gastar muita energia brincando, se divertindo e até mesmo destruindo algumas pelúcias (o que é melhor do que um sofá, não é mesmo?rs). E ainda tem os petiscos super premium, que é um grande auxílio na hora dos treinos.

Características e condição física:

@thomasetheo

Muitos costumam confundir o Golden com Labrador. Mas os Goldens são cães de pelo longo e com um temperamento mais calmo.

São cachorros de porte grande, musculosos e robustos, com o tamanho médio de 58-60cm e 29kg a 34kg o macho e 54-57cm e 25kg a 30kg a fêmea. Os pelos são dourados e possui uma grande variação do mais claro ao mais escuro.

A pelagem é dupla, ou seja, a primeira camada de subpelo é bem grudada na pele e é uma forma de protetor térmico, que os protegem tanto do frio, como do calor.

A segunda camada é a pelagem longa que fica por cima e garante a beleza do golden retriever. Eles trocam de pêlos 2 vezes ao ano e soltam pêlos diariamente.

Os Goldens são cachorros muito ativos, com energia de sobra. Portanto, o recomendado é que que pratiquem de 40 a 60 minutos de exercícios físicos diários, sejam caminhadas, corridas ou brincadeiras ao ar livre. Um bom enriquecimento ambiental, também pode ajudar a gastar energia dentro de casa.

Brinquedos para rechear, como os quais vem na caixinha da Petiko é um grande entretenimento para eles, principalmente nesse momento em que estamos ficando mais em casa.

Pelagem e higiene: 

@thomasetheo

O ideal é uma escovação diária na pelagem dos Goldens, para evitar que os pelos embaracem. Porém se você não conseguir todos os dias, o recomendado é que seja escovado no mínimo 2 vezes por semana, já que soltam muito pelos e a escovação também ajuda nisso. 

É importante acostumá-lo com a escovação desde filhote, para que ele associe isso a algo positivo e não dê trabalho futuramente.

Os Goldens não precisam de cuidados especiais, como tosa por exemplo (o que não é recomendado). Já a remoção de pelos mortos e o trimming, pode ser feito, desde que com um profissional que seja especialista na raça. São cães que amam água e estão sempre limpos.

Mas após o banho é necessário secá-los muito bem, uma vez que os pelos úmidos pode causar problemas de pele. 

Alimentação e saúde:

@thomasetheo

O principal fator para ter um cão saudável está totalmente ligado a sua alimentação. Então é primordial oferecer uma comida de qualidade ao Golden.

A quantidade de comida varia de acordo com o peso do cão, mas por ser um cachorro de grande porte, eles comem em média 500g ao dia.

Também amam petiscos e receber recompensas após os treinos ou quando fazem alguma coisa correta. Porém é necessário oferecer com moderação para que não fiquem com sobrepeso. 

É importante saber que todas as raças possuem predisposição a algumas doenças, e com o Golden não é diferente. A displasia coxofemoral e displasia de cotovelos são umas das doenças mais comuns na raça, o que demanda de muito cuidado com o peso do cão, com o tipo de piso da casa e com a quantidade de atividades diária.

Mas, com um bom acompanhamento veterinário e seguindo os cuidados necessários, seu Golden continuará bem saudável e disposto como sempre.

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre o Golden Retriever. Mas se ainda assim ficou alguma dúvida, estamos a disposição para respondê-los.

E agora que você já conhece um pouco mais sobre essa raça encantadora, que tal acompanhar o dia a dia do Theo lá no Instagram @thomasetheo? Esperamos por vocês… Um grande abraço e muitos lambeijos do Theo!

Sugestão de leitura: Tudo Sobre o Cão Maltês