Comportamento

Meu Cachorro Não Gosta de Ficar Sozinho, e Agora?

By Camilla Dias do snowdoguinhoo

March 19, 2020

Índice

Seu cachorro não gosta que você saia de casa e sofre com ansiedade por separação? Confira tudo aqui como lidar com esses sentimentos do seu pet.

Deixar o pet sozinho em casa sempre dá aquele aperto no coração, né?

Acredito que uma das maiores preocupações dos tutores é garantir que nossos filhos de quatro patas fiquem bem durante os períodos que precisam ficar sozinhos, não é mesmo?

Por mais que os tutores tentem assegurar o bem estar dos animais nesses momentos, é normal que os bichos sintam falta do dono.

Mas, às vezes, a carência extrapola e vira a chamada síndrome da ansiedade de separação, alguns cães acabam sofrendo mais com a solidão do que outros e podem desenvolver comportamentos indesejados e prejudiciais.

Meu Cachorro Não Gosta de Ficar Sozinho, e Agora?

O QUE É ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO?

Se você passa muitas horas fora de casa e tem observado alguns comportamentos diferentes em seu cãozinho, como empolgação exagerada quando você volta para casa, excesso de latidos, xixi e cocô fora de lugar, aumento da destruição de objetos, ou até mesmo apatia, falta de apetite e automutilação, isso pode ser sinal de que seu pet está sofrendo de ansiedade de separação.

COMO ACOSTUMAR MEU PET A FICAR BEM SOZINHO?

1. Treine deixá-lo sozinho aos poucos

Se acha que seu pet não vai ficar muito bem sozinho, comece oferecendo um brinquedo ou petisco.

Quando ele estiver entretido, vá para outro cômodo da casa e deixe-o um tempo brincando sozinho.

Volte depois de alguns minutos e aja naturalmente, sem fazer grandes festas para ele entender esses momentos como normais, assim ele vai começar a entender que ficar brincando sozinho também é divertido.

Reprodução: @snowdoguinhoo

Alguns animais ficam ansiosos quando notam algum estímulo comum ligado a sua saída, como calçar o sapato ou mexer nas chaves.

O Snow (meu cachorro), fica louco, pulando e esperamos ele se acalmar, sentamos e não ligamos para a euforia dele, logo ele fica tranquilo e podemos sair tranquilamente.

Assim que perceber que o cachorro está distraído, deixe ele um tempo sozinho e volte.

Repita esse processo algumas vezes. Com o tempo ele entenderá que essas são ações normais.

2. Atividade física

Reprodução: @snowdoguinhoo

É importante inserir em sua rotina e na do seu pet a prática de atividades físicas antes de você sair de casa, seja um passeio longo ou uma brincadeira intensa.

Assim, o cachorro estará com a energia mais baixa quando estiver sozinho, o que diminuirá a sensação de ansiedade para a sua volta.

3. É importante preparar o ambiente para a sua saída

Muitos tutores se sentem culpados na hora de sair de casa e deixar o pet sozinho que fazem uma longa cena de despedida antes de sair e uma enorme festa quando voltam.

Porém, esse comportamento dos humanos é um dos principais fatores que levam os cães a desenvolverem a ansiedade de separação. Esse tipo de atitude faz com que o animal entenda o momento da separação como algo que pode ser ruim, tanto pra ele quanto para o humano, pois ele sente sua tristeza e preocupação. Sendo assim, ele passa a desejar que o dono não saia de casa.

4. Volte para casa sem muita ‘’festa’’

Assim como ao sair, é importante não demonstrar tristeza, ao voltar é importante não dar atenção excessiva ao pet, pois você está ensinando ao animal que aquele é o melhor momento do dia para ele, no qual você oferece petiscos e faz muito carinho.

Dessa forma, seu pet passa a esperar ansiosamente pela sua volta, o que acaba sendo um problema também.

Eu sei que é difícil não se despedir e não fazer uma festa quando volta, mas isso pode ser melhor para o seu pet.

Além disso, a falta de estímulos para ele brincar enquanto está sozinho também colabora para que ele desenvolva a ansiedade de separação.

Se você não oferece um ambiente rico ao animal em sua casa quando não está presente, como brinquedos, petiscos e etc, a chance de cãozinho ficar entediado é muito grande e isso aumenta a probabilidade dele desenvolver comportamentos indesejados.

Texto relacionado: Seu cachorro fica muito tempo sozinho? Saiba o que fazer

Seu cachorro sofre quando você sai de casa? Quais medidas você toma? Conta pra gente aqui embaixo!