7 Motivos Para Não Deixar Comida à Vontade Para Seu Cão

in

Rebeca conta para gente alguns motivos pelos quais não devemos deixar comida à vontade para o cão. Afinal, os peludos não tem limites quando o assunto é comida!

A maioria dos tutores costuma deixar os potinhos de ração dos cachorros cheios o dia todo, pensando sempre no melhor para eles e achando que do contrário eles poderão passar fome.

Eu entendo essa preocupação. Antes de me aprofundar em comportamento canino, também achava que estava fazendo o melhor para meus cães dessa forma, mas entendendo como é o comportamento natural deles, vi que isso não é tão benéfico assim, por diversos motivos.

Conheça alguns motivos pelos quais não devemos deixar comida à vontade para o cão.

#1 Sabor

FOTO: JOHNNY DUARTE/STUDIO FOTOANIMAL

A ração disponível o dia todo acaba perdendo um pouco a palatabilidade e o cheiro, e o animal pode deixar de ter interesse no alimento. A ração exposta por muito tempo também fermenta e pode estragar.

#2 Roedores e insetos

Comida no potinho o tempo todo atrai visitantes indesejados como roedores, insetos e até passarinhos.

 #3 Aprendizado e enriquecimento ambiental

@caoequilibrista

 O maior e mais importante motivador e catalisador de processos de aprendizado na natureza é a necessidade de se alimentar, e, o trabalho para conseguir a comida é fator essencial no desenvolvimento neurológico e cognitivo de nossos cães.

Na natureza, passam horas à procura de alimento e, assim, gastam energia física e mental, o que é extremamente benéfico para eles.

Ao invés de apenas oferecer a comida no potinho, sem dificuldades, podemos oferecê-la em dispositivos que “dificultem” a obtenção, e que o cão passe seu tempo tentando procurar o alimento para comer.

Dessa forma, o cão terá alta atividade mental, desenvolvimento da coordenação motora, desenvolvimento muscular e cardiorrespiratório, além de ter algo que o entretenha durante algum tempo.

Existem no mercado, diversos brinquedos recheáveis seguros usados para esse fim, mas com um pouco de criatividade, podemos fazer muitos desses em casa e deixar o ambiente enriquecido de atividades mentais para o cão (claro que, dependendo do material, alguém deve estar com o cachorro para supervisionar a brincadeira).

petfinder

#4 Treinamento

A alimentação pode ser uma grande aliada do treinamento. Tendo mais interesse na ração, a mesma pode ser utilizada como recompensa no ensino de comportamentos, sem ter a necessidade do gasto a mais com o uso de petiscos, que normalmente são mais calóricos.

A necessidade de se alimentar é o mais poderoso meio natural de motivação, e isso, pode e deve ser usado no treinamento.

#5 Saúde

Deixando o alimento disponível o dia todo, o cão pode acabar comendo mais do que deve e ganhando peso, podendo até ter problemas de obesidade.

Do ponto de vista de saúde psicológica, também é prejudicial deixarmos alimentação à vontade. É só compararmos a uma criança, que recebe tudo o que quer na hora e quantidade que bem entende. Acaba sendo ruim para ela e para nós, não é?

E não, seu cão não irá passar fome. Assim como nós temos certa quantidade de refeições por dia e ficamos bem alimentados, com eles não é diferente. Imaginem só se pudéssemos comer o dia todo, o que seria de nossa saúde?

#6 Economia

O cão comendo mais do que deve, consequentemente os gastos com alimentação, acabam sendo muito maiores.

#7 Limpeza e higiene

 O excesso na alimentação, também acaba se tornando excesso de necessidades fisiológicas, pois o animal precisa ir ao “banheiro” mais vezes.

Photo by Maddy East on Unsplash

Então, como ofereço a alimentação para meu pet?

O ideal então é oferecer a comida para seu cachorro em horários determinados, deixá-la disponível por mais ou menos vinte minutos, e se ele não comer nesse tempo, você deve retirá-la e oferecê-la somente no próximo horário.

Dessa forma, o alimento se tornará mais interessante para o animal e ele começará a comer quando oferecido. É conveniente ter um horário certo, pois os cães gostam de rotina.

Uma maneira mais interessante ainda de oferecer o alimento, é por meio de enriquecimento ambiental (tópico 3).

Os fabricantes de ração colocam atrás das embalagens, a quantidade diária ideal de ração que o animal deve comer, de acordo com seu peso.

Pode-se dividir essa quantidade em duas ou três refeições no dia. Seguindo isso, seu pet estará bem nutrido e alimentado, sem exageros e será mais fácil acompanhar e saber os momentos que ele vai ao “banheiro”.

Para alimentação natural, que também é ótima para seu cão, é melhor consultar o médico veterinário sobre as quantidades certas e quais alimentos que podem ser oferecidos.

Lembrando que é aconselhável que a comida não tenha temperos e carnes não sejam cruas, para evitar contaminações.

Quantas vezes por dia e como você alimenta seu cachorro? Conte abaixo!

Rebeca Cianca

Escrito por Rebeca Cianca

Estudante de medicina veterinária, tem cursos nas áreas de comportamento canino/adestramento e auxiliar veterinário. Já atuou como adestradora e Dog walker (passeadora de cães) e atualmente trabalha como Pet Sitter (babá de animais). Está sempre buscando aprimorar seus conhecimentos em Comportamento e Saúde animal para uma melhor qualidade de vida dos bichinhos de estimação.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Você mora no Rio de Janeiro? Procura por lugares pet friendly?

O Amor Cura Parte 2 – Lucy