Comportamento

Nossa Responsabilidade no Ensino de Cães

By Maíra

September 28, 2020

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Como ensinar nossos peludinhos da maneira correta? Veja mais

Seu cão pula em você ou vive pedindo comida quando você se senta à mesa? Apesar de não muito agradáveis, são coisas normais de acontecer, mas afinal por que acontecem? O cachorro que não entende o que você quer? É ele que faz errado por “birra”, “vingança” ou para “desafiar”?

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Os cães aprendem o tempo todo

Como já vimos, assim como nós, os cães aprendem através de reforços: todo comportamento possui uma consequência imediata, que pode ser boa ou ruim. Se ela é boa, continuamos com o comportamento porque queremos que essa consequência se repita, dessa forma essa consequência age como um reforço. Portanto, as consequências é que definem se um comportamento acontecerá mais vezes ou não no futuro. De forma simples, essa é a base do adestramento.

Além disso, os comportamentos também acontecem em um determinado contexto, a partir de um estímulo. No estudo da Análise do Comportamento chamamos essa relação de Tríplice Contingência: há um antecedente, um comportamento e uma consequência. Analisar um comportamento é observar em que circunstâncias o comportamento ocorre e quais as consequências que o mantêm (MOREIRA e MEDEIROS, 2007, p.98).

Os cães aprendem o tempo todo e não apenas quando estamos treinando com eles. Todo comportamento que é incentivado, mesmo que você o faça sem perceber, ensina algo ao seu cão! E eles não têm a mesma noção de certo e errado que nós temos, eles simplesmente se comportam de determinada forma porque ela funciona! Por exemplo, ao chegar em casa seu cão quer sua atenção e, para isso, ele pula em você, que lhe dá atenção mesmo que seja pedindo para que ele pare de pular. Isso já serviu como um reforço para que ele continue pulando, pois ele conseguiu o que queria: sua atenção!

Quando seu cão tem um comportamento que você considera indesejável, como pular ou pedir comida, você deve ter consciência de que provavelmente foi você quem incentivou esse comportamento gerando as consequências que o cão estava buscando.

Aliás, os cães não agem por vingança e não sentem culpa… “Ah, mas e aquela cara de culpado que ele faz? Ele sabe que fez algo errado!”. Na verdade essa “cara de culpado” é um dos sinais de apaziguamento que vimos anteriormente. Os cães possuem uma linguagem própria formada principalmente por sinais corporais que expressam desconforto, tentativas de se acalmar e de se mostrar amigável para os outros. Evitar contato visual, colocar as orelhas para trás, tudo isso que nós interpretamos como culpa na verdade significa “não quero briga, por favor, pare de me dar bronca!”.

A responsabilidade é nossa

Como tutores nós somos responsáveis pelos nossos cães, pela sua vida, seu bem-estar, sua saúde e também pela sua educação! Nós precisamos ensiná-los de forma clara e consistente, com respeito e paciência. Eles não nascem sabendo e nem adivinham o que gostaríamos que fizessem, devemos ensiná-los!

Como?

Foto: @biriba_pom
A médica veterinária Elayne (@nanikiita) e tutora da Avelã, do Biriba e da Coca treina com eles diariamente, sempre respeitando o tempo e as características de cada um. No perfil @biriba_oom ela posta semanalmente vídeos com essas sessões de treino, vale a pena conferir!

Você já tinha pensado dessa forma sobre o ensino de cães? A consciência dessa responsabilidade nos ajuda a estreitar nossa relação com nosso cão e melhora muito nossa convivência.

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