O Chocolate É um Veneno Para os Cães

in

Sabia que o chocolate é um veneno e responsável por matar muitos cachorros?

O cheiro chama a atenção dos cães e é lógico que se você der ele vai comer adorando, mas o chocolate é um veneno e responsável por matar muitos cachorros!

Gente, muitos sabem, mas não todos. Por mais que os cães peçam, farejem, salivem, não pode dar chocolate a eles! O cheiro chama a atenção dos cães e é lógico que se você der ele vai comer adorando, mas o chocolate é um veneno e responsável por matar muitos cachorros todos os anos!

E eu não estou falando de muito chocolate não. Apenas um pedacinho, um biscoito de chocolate, sorvete de chocolate, pode intoxicar o animal e trazer sérios danos. Por isso, existem chocolates feitos exclusivamente para cães! Eles são encontrados em petshops.

Lógico que a quantidade de chocolate necessária para levar um cachorro à morte depende do porte do animal. Os miniaturas, como o spitz alemão, podem morrer com uma mordida do doce.

Pixabay

 

CUIDADOS NA PÁSCOA

Principalmente quem tem criança em casa precisa orientar e tomar mais cuidado. Explique para as crianças que o cachorro irá morrer se comer chocolate e que ela estará salvando a vida do amigo não deixando ele se aproximar do doce, nem para provar!

Na páscoa explique para todos na casa que os ovos nunca devem ficar na cama, chão ou sofá, mesmo que fechados. Afinal o cheiro convidativo vai fazer o cão abrir a embalagem e comer.

Conheço uma pessoa que perdeu um Yorkshire na páscoa! Ela estava comendo o ovo de chocolate na cama, levantou pela ir no banheiro e quando voltou o cachorro já estava morto em cima da cama após comer 1/4 do ovo tamanho 15. Então não arrisque da sorte nem por 1 minuto!

E não atice seu cachorro a querer chocolate, falando com ele de perto com hálito do doce, deixando lamber seus dedos, etc… Ele vai aprender que além do cheiro o gosto é bom! Aí ele tentará conseguir o chocolate sempre que o farejar.

2 chocolate é um veneno

 

PORQUE O CHOCOLATE MATA?

O chocante possui uma substância chamada TEOBROMINA que é da mesma família que a cafeína. Acontece que a teobromina é encontrada principalmente no cacau e no guaraná. O chocolate branco tem uma taxa um pouco menor da teobromina, mas o chocolate ao leite e o amargo possuem uma enorme quantidade dela.

A quantidade de Teobromina é pequena o suficiente para que o homem consiga a digerir e metabolizar. Mas para os animais, que possuem um metabolismo mais lento, a Teobromina não digerida causa o envenenamento e a morte.

A intoxicação por Teobromina inclui:

  • Lesões no sistema nervoso
  • Crises alérgicas
  • Desidratação
  • Excitação
  • Arritmia ou taquicardia
  • Tremores
  • Ataques epilépticos
  • Aumento da pressão arterial
  • Coma
  • Morte

E além de tudo isso, o chocolate possui uma enorme quantidade de açúcar. E tanto ele como outros alimentos doces não devem ser dados aos cães para evitar as cáries e outros problemas dentários.

CHOCOLATE ESPECIAL PARA CACHORRO

Para suprir essa falta e essa vontade (que geralmente vem dos donos), algumas empresas desenvolveram um chocolate específico para cães.

Na verdade não é chocolate! Não possui açúcar nem teobromina, apenas tem o cheiro e o sabor semelhantes ao do chocolate que conhecemos.

Em qualquer petshop você encontra diversos tipos diferentes, inclusive ovos para a páscoa!

3 chocolate é um veneno

 

No BOX.Petiko Edução Feliz Páscoa de 2019 foi enviado um ovo de páscoa especial para os cães!

Foto: @melissa.especial

E lembre-se qualquer dúvida consulte um veterinário.

Texto: Vívian Roncon

Imagens: Pet Rede, Saúde Animal, Verdade Absoluta

Capa: @alfredoauau

 

Avatar

Escrito por Vivian Roncon

Vivian Roncon, 28 anos.
Formada em Artes Visuais e amante dos animais. Pesquisou muito sobre cada animal que cuidou até hoje, formando um banco de dados com guias e informações que antes não existiam na internet.O principal intuito é ajudar os criadores inexperientes,os que queiram conhecer um pouco mais, ou os que estejam passando por problemas. É uma forma de ajudar os animais indiretamente, através dos donos. Vivian se tornou blogueira em 2008 e hoje possui três blogs sobre animais. bem completos e com artigos de experiência pessoal. São eles:
canarioecia.blogspot.com.br
gerbilecia.blogspot.com.br
spitzlaranja.blogspot.com.br

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

adotar um vira-lata

10 razões para você adotar um vira-lata

Gata salva criança do ataque de um cachorro