SIM, o Preconceito Também Existe com os Animais

in

Parece brincadeira de mau gosto, mas acredite: a suposta falta de fotogenia está entre os motivos de cães e gatos pretos serem rejeitados.

Especializada em ensaios de famílias com seus animais de estimação, a fotógrafa Emma O’Brien começou a perceber que as pessoas não tinham pets de pelagem escura em casa. 

E a constatação da profissional só endossa uma realidade mundial, que também inclui o Brasil: animais negros são os menos propensos a serem adotados. 

SIM, o Preconceito Também Existe com os Animais

Uma reportagem publicada pela BBC Brasil em 2017,  que expõe a dificuldade de cães de pelagem escura em conseguirem um lar, relata que:

As pessoas têm necessidades e expectativas em relação aos bichos de estimação; os que saem primeiro são os que se encaixam melhor nesse ideal de pet – em geral, quanto menor, mais jovem, mais claro e mais peludinho, maior a chance de arrumar um lar. 

A fotógrafa Emma foi ainda mais longe: intrigada com a rejeição sofrida por esses animais, começou a pesquisar os porquês do preconceito.

E descobriu: 

  • Cães e gatos pretos são vistos por algumas pessoas como mais intimidadores, o que, muitas vezes, gera a errônea impressão de que são mais agressivos – uma constatação absolutamente sem fundamento, já que cor de pelo não define comportamento.
  • Gatos pretos são associados à má sorte em diversas partes do mundo, superstição que contribui para que esperem muito mais tempo por uma família na fila de adoção, conforme já conversamos no artigo Gato preto: preconceito e ignorância resultam em maus-tratos no Dia das Bruxas.
  • O terceiro motivo é o mais inacreditável – para não dizer bizarro: muita gente acha que cães e gatos pretos não fotografam bem, o que, na era da hiperinformação e da criação de material visual para as redes sociais, se torna um fator decisivo para quem quer um cão por status, não por amor. 

A suposta falta de fotogenia de um animal definir se ele merece ou não um lar é um pensamento egoísta, cruel e completamente equivocado.

E, para comprovar isso, Emma fez um ensaio só com animais negros, e o resultado é uma lição de beleza e amor ao preconceito:

Confira: emmaobrien.com/black-rescue-series/

Tem um animal de pelagem escura em casa? Espalhe a beleza e a sorte que é tê-lo em sua vida. <3

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Vacinação de Gatinhos: Saiba Tudo Aqui

Passo a Passo: Cuidados do Pelo do Chowchow em Casa