O que você precisa saber sobre brinquedos para cachorro

in

Tire agora todas as suas dúvidas sobre qual melhor brinquedo para cachorro.

Aposto que você já ficou perdido com tantas opções de brinquedos para cachorro: bolinhas de todos os tamanhos, brinquedos em diferentes formatos, mordedores molinhos e outros duros e pelúcias incrivelmente fofas.

A variedade é tanta que as vezes não sabemos qual é o melhor brinquedo para nosso cachorro. Por isso, vamos falar sobre: tipos e materiais de brinquedos, qual o mais recomendado para cada porte e idade do cachorro, e claro, quais os cuidados que você deve ter tanto na hora de escolher um brinquedo e durante as brincadeiras.

Em um primeiro momento você pode achar que o brinquedo serve apenas para a diversão do cachorro, mas o brinquedo também estimula o desenvolvimento mental, a prática de exercícios físicos, diminui o estresse, acalma e pode até auxiliar em problemas comportamentais.

Mas o tipo de brinquedo adequado para o cachorro pode variar de acordo com a sua função, porte (pequeno, médio e grande), idade e temperamento.

O que você precisa saber sobre brinquedos para cachorro

 

 

Tipos de brinquedo

Já comprou um brinquedo para seu cachorro e ele não deu a mínima? Cada cachorro tem uma personalidade diferente, o que pode interferir na sua preferência por algum tipo de brinquedo: pelúcia, mordedor, bola, disco/ frisbee, cordas, interativos, etc.

No começo você vai precisar testar diferentes tipos brinquedos para descobrir como seu cachorro gosta de se divertir.

Pelúcia

 

É muito comum o cachorro gostar de pelúcias. Existem basicamente duas maneiras do seu cachorro encarar a brincadeira com o pelúcia: tratar o pelúcia como uma presa ou como um filhote.

Se ele ver o pelúcia como um filhote vai querer carregá-lo para todo lado. Nesse caso escolha de um tamanho que ele consiga carregar com facilidade.

Algo muito comum nesses casos é o cachorro desenvolver ciúmes pelo brinquedo e não gostar que outras pessoas se aproximem dele. É importante ficar atento para que o cachorro não desenvolva uma obsessão exagerada pelo pelúcia.

Caso seu cachorro veja o pelúcia como uma “presa”, ele vai querer “matá-la”. Carregando na boca, sacudindo e mordendo. Nesse caso, fique atento na brincadeira para que seu cachorro não engula a espuma quando o pelúcia estiver “morto”.

Importante: Em hipótese alguma dê ao seu cachorro pelúcia feita para humanos. Além da costura ser mais frágil ela pode conter peças que colocam a vida do seu cachorro em risco.

Função: diminuir o tédio e ansiedade.

Mordedores

São normalmente de borracha e podem ser mais duros ou moles. O mais adequado vai depender da raça, porte e idade do cachorro.

Função: aliviar desconforto dos dentes e dores na gengiva e diminuir a hiperatividade.

Bola

 

A maioria dos cachorros AMAM correr para buscar a bolinha depois que você joga. Como é um dos brinquedos favoritos dos cachorros, há uma grande variedade de bolinhas: grandes, pequenas, com barulho, de borracha etc.

O mais importante na hora de escolher a bolinha é certificar-se de que ela seja própria para cachorro e que seja do tamanho adequado para ele. Caso seja muito grande ele terá dificuldades de morde-la e se for muito pequena existe o risco de engoli-la.

Função: Praticar atividades físicas e interagir com o tutor.

 

Disco/ Frisbee

 

Se um cachorro gosta de bolinha é bem possível que ele também goste de disco/frisbee. Normalmente é feito de borracha ou plástico. A mecânica da brincadeira é muito parecida com a bolinha, porém o frisbee requer mais condicionamento físico e coordenação motora por parte do cachorro.

Função: Praticar atividades físicas, interagir com o tutor e desenvolver a coordenação motora.

 

Corda

Os brinquedos do tipo corda são feitos com corda trançada de algodão e em alguns casos podem ter alguma parte de borracha ou plástico.

Deve-se ficar atento ao desgaste desse tipo de brinquedo, pois com o tempo ele pode começar a soltar “fiapos”. E caso o cachorro engula muitos corre-se o risco dele sofrer uma obstrução intestinal. Por isso, ao sinal de desgaste descarte o brinquedo.

Função: Alivia a coceira na gengiva e limpa os dentes.

 

Comedouro-brinquedo/ Interativo

 

Esses brinquedos possuem compartimento para colocar alimento (pode ser ração, petisco ou alguma receita caseira). Normalmente são feitos de borracha ou plástico o quanto menor o orifício maior o grau de dificuldade para o cachorro retirar o alimento e mais ele terá que se esforçar.

É um ótimo tipo de brinquedo para deixar seu peludo distraído e de quebra desenvolver sua parte mental, não é por acaso que esses brinquedos também são conhecidos como “brinquedos inteligentes”.

Deve-se redobrar a atenção com esse tipo de brinquedo quando se tem mais que um cachorro em casa, pois eles podem brigar por causa do alimento.

Função: Tem o objetivo de estimular a mente e os instintos.

Lembrete:
– Independentemente do tipo do brinquedo, toda a brincadeira com brinquedo novo deve ser supervisionada. Deixe seu cachorro sozinho com o brinquedo apenas se você tiver certeza de que seu não engolirá nenhuma parte dele;

– Brinquedos não substituem a sua presença.

Tipos de material

Os brinquedos podem ser feitos de materiais distintos e cada cachorro tem um tipo de necessidade, por isso escolha do melhor material para o brinquedo do cachorro depende do porte, raça, idade e temperamento dele. Como falamos, outra questão que influencia no material é a função que o brinquedo vai exercer. Esses são alguns dos materiais normalmente usados:

Borracha: Podem ser mastigados, alguns cachorros podem ter dificuldade em destruir porque são mais duros;
Pelúcia: São normalmente com enchimento de poliéster;
Nylon: Apresentam um risco menor de obstrução intestinal, pois são os mais resistentes, dificilmente soltam pedaços e não causa desgaste dos dentes;
Corda: Feitas com corda entrelaçadas e pode conter partes de borracho ou plástico;
Látex/Vinil: É o material mais frágil. Não é recomendado para cães com mordida forte ou que possam engolir pedaços.

Independente do material do brinquedo TODOS devem ser utilizados sob supervisão e caso alguns pedaços comecem a se soltar é importante retirar do seu cachorro.
E todos os brinquedos devem ser de materiais atóxicos.

 

Porte

Uma das coisas que definem o melhor tipo de brinquedo para seu cachorro é o porte:

Pequeno

As raças de cachorro consideradas como porte pequeno, por exemplo, são: Dachshund, Lulu da Pomerânia, Pug, Shih Tzu, Yorkshire etc.

Ter um cachorro de porte pequeno não significa que ele pode brincar com brinquedos “mais frágeis”, porque alguns gostam muito de morder, roer e destruir um brinquedo se ficarem muito entediados.

Os pequenos têm os dentes e gengivas mais sensíveis, por isso, não é interessante materiais muito duros. Uma boa opção seria brinquedos de pelúcia, borracha e corda.

Médio

Os cachorros de porte médio, por exemplo, são: Buldogue, Cocker Spaniel Inglês, Shar pei, Beagle, etc.

Esses cachorros têm muitas opções de brinquedos de diferentes materiais. Amam sacudir e carregar seu brinquedo para todo lado e são poucos os cachorros que gostam de destruir até ver seu brinquedo “morto”.

Grande

Cachorros considerados de porte grande, por exemplo, Akita, Border Collie, Boxer, Golden Retriever, Labrador, Pastor Alemão, Rottweiler, Samoieda, São Bernardo etc.

Quem tem um cachorro grande sabe o dilema que é encontrar brinquedos adequados para ele porque são muito duros e muitas vezes sem graça.

Os grandões têm uma mordida poderosa por isso, mesmo brinquedos resistentes podem durar pouco tempo com eles.

O mais recomendado são brinquedos feitos de nylon, mas outros cachorros de porte grande também podem se dar bem com brinquedos de outros materiais como: borracha ou pelúcia. Afinal, nem todo grandão é de destruidor de brinquedos.

Nesse caso também é importante lembrar que nenhum brinquedo é indestrutível, supervisionar a brincadeira, não estimular seu cachorro a destruir o brinquedo e brincar junto com ele para gastar mais sua energia.

 

 

Idade

Outro ponto que você deve levar em consideração na hora de escolher um brinquedo para o seu cachorro é a idade dele.

A idade do cachorro interfere na escolha do melhor tipo de brinquedo para ele, por exemplo, um cachorro mais velho está com os dentinhos mais fracos por isso, não é recomendado brinquedos feitos de materiais muito duros. Para facilitar a sua escolha separamos em: filhotes, jovens, adultos e idosos.

Filhotes

É o momento em que os cachorros estão explorando o mundo, conhecendo novos cheiros, novas coisas e consequentemente amam morder, lamber, roer tudo pela frente.

Por isso, é muito importante brinquedos que ajudam no desenvolvimento dos dentes como, por exemplo, mordedores macios.

Jovens (a partir dos 6 meses) e adultos (a partir dos 4 anos)

Tantos os cachorros jovens e adultos se adaptam muito bem a maioria dos tipos de brinquedo porque é uma fase que estão mais crescidos, com muita energia e que ganham maturidade. Por isso, é interessante brinquedos interativos, que estimulam a mente e os de “levar e buscar” como bolinha e discos para incentivar a prática de atividade física.

Idosos (mais de 7 anos)

É quando o cachorro começa a precisar de mais cuidados, seu nível de energia diminui e em alguns casos problemas de saúde começam a aparecer.

O mais recomendado são mordedores macios e pelúcias.

Observação: cada fase da vida do cachorro pode variar de acordo com expectativa de vida de cada raça.

 

 

Temperamento

A escolha do brinquedo mais adequado para o seu cachorro pode variar também de acordo com o temperamento, nível de atividade e preferências dele.

O seu cachorro é mais calmo ou bem agitado?

O cachorro que é mais tranquilo é facilmente estimulado com brinquedos que fazem barulho, por exemplo.

O cachorro que é mais ativo é recomendado brinquedos como corda para brincar de puxar, bolinhas ou frisbee para gastar a energia dele buscando e trazendo o brinquedo até você.

Você imaginava que escolher um brinquedo pudesse precisar de tantas informações?

E ainda tem dúvidas sobre como escolher o melhor brinquedo para seu cachorro?

Fique tranquilo porque no BOX.Petiko selecionamos todos os meses entre outros itens, brinquedos de acordo com as características do seu peludo e entregamos diretamente na casa do seu cachorro.

 

SAIBA MAIS:

O sonho de todo tutor é fazer com que os brinquedos do seu cachorro dure muito tempo mesmo sabendo que nenhum brinquedo é indestrutível. Então separamos algumas dicas que podem aumentar a durabilidade dos brinquedos.

Como fazer o brinquedo durar bastante?

 

#1 Mude os brinquedos do seu cachorro com frequência
Por exemplo, deixe disponível uma pelúcia com mordedor. Na outra semana um disco com comedouro-brinquedo.

#2 Deixe seu cachorro encontrar o brinquedo
É muito mais atrativo para o cachorro quando ele encontra, por exemplo, um pelúcia no meio da sala do que um brinquedo introduzido de maneira “forçada”.

#3 Brinque com seu cachorro
Use brinquedos interativos para se divertir com seu cachorro assim você controla a brincadeira e o uso do brinquedo.

#4 Higienize regularmente o brinquedo
Mordedores, pelúcias, cordas… todos os brinquedos do seu cachorro precisam ser limpos com uma certa regularidade.

Para saber sobre como limpar cada tipo de brinquedo: Clique aqui

Escolher o brinquedo mais adequado para seu cachorro pode parecer algo simples, mas como pôde observar muitas coisas devem ser levadas em consideração como: porte, idade, temperamento, além dos cuidados. E independente do brinquedo é muito importante sempre supervisionar a brincadeira.

Lembre-se: que qualquer dúvida você procure a orientação de um veterinário.

Agora que você sabe tudo sobre brinquedo para cachorro que tal saber sobre ossos recreativos?

 

E os ossos recreativos?

É muito comum depois de alguma atividade ou brincadeira o tutor oferecer algum petisco, palitinhos ou ossinhos recreativos.

Muitas vezes são oferecidos ao cachorro de maneira inadequada e pode ser prejudicial para saúde do cachorro. Por isso, é muito importante saber os cuidados necessários, mitos e verdades sobre os ossinhos recreativos.

Para saber mais Clique Aqui.

Fontes consultadas:

vetdomiciliosp.com

Canal do Pet

Blue Pet

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Qual o melhor brinquedo para filhotes?

Saiba a importância de ensinar comandos básicos ao cachorro