Periodontites x Higiene Bucal dos Pets

in ,

É muito importante ficar atento em relação a saúde bucal do seu pet. Saiba mais:

O principal objetivo deste post é esclarecer a importância da higiene oral na saúde dos pets, levando em conta todos os problemas bucais que podem acometer os pequenos animais e  todos os recursos de tratamento e prevenção disponíveis atualmente no mercado pet.

Periodontites x Higiene Bucal dos Pets

Além da reflexão sobre o papel do médico veterinário em disponibilizar estas informações aos seus clientes de forma clara, assim como considerar a conscientização dos tutores em realizar os procedimentos corretamente, e, desta forma, colocar em pauta as falhas que provocam o aparecimento das periodontites (inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes) em cães e gatos.

A higiene bucal é de grande importância para prevenir periodontites e suas consequências como a halitose (mau hálito), sangramento oral, placa bacteriana, cálculo dentário (tártaro), gengivite, perda dos dentes, dor ao mastigar, retração da gengiva, perda óssea e afecções sistêmicas.

As doenças periodontais ocorrem, em 85% dos casos, em cães adultos. A estrutura afetada é o periodonto que compreende a gengiva, osso alveolar, o ligamento periodontal e o cemento.

A placa bacteriana (Figura A) é o primeiro problema a se instalar na boca. Com o acúmulo de alimentos, as bactérias vão se aderindo na superfície dental, evidenciando uma coloração amarelada nos dentes afetados.

Gengivite

Com o progresso da placa bacteriana, pelo seu acúmulo, inicia-se um processo inflamatório da gengiva conhecido como gengivite. Este processo é reversível, ou seja, uma vez que a placa bacteriana é removida, a gengiva volta a ser sadia.

Fonte: GOUVEIA, 2009

Tártaro

Outro efeito provocado pela placa bacteriana é o cálculo dentário (Figura C), popularmente conhecido como tártaro, que é o acúmulo de sais minerais na superfície dos dentes.

Fonte: GOUVEIA, 2009

O que pode causar?

Estas afecções provocam o mau hálito, causa mais comum da ida de animais à clínica veterinária, pois a maioria dos tutores procuram a solução do inconveniente mau cheiro instalado na boca dos seus pets.

O que muitos desconhecem é que as periodontites podem provocar doenças sistêmicas graves, que, inclusive, colocam em risco a vida do animal.

Suas consequências mais sérias ocorrem pela bacteremia (bactéria na corrente sanguínea) e a formação de complexos imunes que entram na circulação sanguínea e comprometem órgãos vitais como o coração, provocando endocardite e degradação do miocárdio; no fígado, causando hepatite; rins, podendo levar a uremia e insuficiência renal; pulmões, causando fibrose pulmonar e bronquite; assim como podem alcançar o sistema nervoso central no qual o animal apresenta meningite; ou ainda lesionar as articulações tendo como consequência artrites.

Como prevenir?

Para prevenir as afecções bucais, os tutores de cães e gatos devem ser orientados a realizar a escovação dentária de seus pets, pois através do atrito mecânico produzido pelas cerdas da escova com a superfície dos dentes é possível remover a placa bacteriana.

Escovação

A escovação deve ser feita diariamente ou pelo menos três vezes na semana, pois, a limpeza natural oferecida pela saliva, língua e lábios não é eficaz na remoção da placa, nem mesmo a ação dos alimentos abrasivos, que até podem auxiliar e exercitar o ligamento periodontal e a gengiva, mas não produzem resultados como a escovação.

Texto relacionado: 3 passos para escovar os dentes do seu cachorro.

Produtos

A escolha dos produtos utilizados para a higiene dos pequenos animais também é importante para se obter sucesso na prevenção das periodontites. A pasta de dentes deve ser própria para cães e gatos, pois como acabam engolindo o produto, os sabões e o flúor contidos na pasta dentária humana são tóxicos para estes animais.

A escova de dentes deve ser de cerdas macias e existem modelos disponíveis no mercado pet que possuem ponta triangular, cabo longo ou até mesmo na forma de dedeiras.

Cada tipo deve ser escolhido de acordo com o porte e temperamento do animal a fim de alcançar até mesmo as estruturas mais internas da boca.

Além das pastas e escovas de dentes, ainda é possível adquirir produtos que auxiliam na prevenção da placa bacteriana e cálculo dentário.

São produtos que podem ser adicionados na água de beber, não interferindo no sabor ou odor da água, ou géis para serem aplicados na superfície dos dentes e gengivas.

Imagem John Price on Unsplash

E quando o pet já apresenta uma periodontite em estágio avançado?

Neste caso, é importante que o médico veterinário recomende e encaminhe o pet para realizar uma tartarectomia, procedimento no qual através de um aparelho chamado ultrassom dentário, o tártaro é removido inclusive nas regiões internas das gengivas. É feito com o animal sedado e, em casos menos severos, dos quais não precisa-se extrair dentes, é uma técnica de curta duração, levando em torno de meia hora a quarenta minutos.

Muitos tutores ficam satisfeitos com o resultado, pois recupera-se a estética dos dentes e a halitose é controlada. Porém, alguns ficam receosos, já que é um processo que necessita de anestesia geral e, portanto, mesmo sendo um procedimento pouco invasivo e rotineiro, envolve certos riscos.

Imagem John Salzarulo on Unsplash

Importância da prevenção

A conscientização dos tutores em relação à prevenção e tratamento das periodontites depende da atuação do médico veterinário. Cabe ao profissional estabelecer o protocolo mais adequado para cada caso considerando, além da saúde do animal, os fatores que podem interferir na decisão do dono do animal como custos, disponibilidade de tempo para os cuidados caseiros, dieta oferecida, importância/relação do animal com os tutores, entre outros.

Segundo um estudo, as possíveis causas que impedem os tutores de cães e gatos em realizar a escovação dentária são:

Neste mesmo estudo, os que disseram escovar os dentes do animal de estimação relataram os seguintes motivos:

  • consideram importante
  • desejam evitar o mau hálito
  • indicação do médico veterinário
  • medo da tartarectomia devido à anestesia
  • alto custo da limpeza de tártaro
  • querem manter a higiene bucal
  • evitar a halitose
  • pets convivem com crianças
  • julgam necessário

Conclusão

Portanto, vê-se a importância da instrução do médico veterinário na higiene bucal dos seus pacientes (pets), pois a atitude do profissional perante o tutor e as alternativas de tratamento e prevenção que serão disponibilizadas são fundamentais para a conscientização dos tutores de cães e gatos sobre as periodontites.

Além disso, deve ser levada em conta a necessidade de campanhas de divulgação que estimule a prevenção das doenças periodontais através de uma boa higiene oral, além de orientações sobre uma dieta nutricional adequada e a manutenção da saúde sistêmica dos animais.

Cabe também aos tutores terem um esclarecimento maior sobre a posse responsável dos seus animais que envolve os cuidados básicos de higiene, inclusive a higiene bucal.

Referências Bibliográficas:

  • ANDRADE JUNIOR, A. C. C., ANDRADE, M. R. T. T., MACHADO, W. A. S., FISCHER, R. G. Estudo in vitro da abrasividade de dentifrícios. R. Univ. São Paulo, São Paulo, v.12, n.3, p.231-236, jul/set, 1998.
  • CORRÊA, H. L., VENTURINI, A. F. A. Cálculo dentário subgengival. Vet, São Paulo, v.1, n.5, p. 6-7, nov/dez, 1996.
  • DUBOC, M. V. Percepção de proprietários de cães e gatos sobre a higiene horal de seu animal. Rio de Janeiro, 2009.
  • GIOSO, M. A. Odontologia veterinária: pequenos animais, 2ª edição. São Paulo, 2003.
  • HALE, F.A. The owner-animal-environment triad in the treatment of canine periodontal disease. Journal of veterinary dentistry, 2003.

 

Diego Marques

Escrito por Diego Marques

Sou estudante de medicina veterinária na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tenho vontade de seguir na área de clínica de pequenos animais. Também sou diretor de marketing na Liga de Oncologia Veterinária da UEMA e criador de todas as redes sociais do "Diário de um veterinário".

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Mãe de Pet Também É Mãe!

Como Socializar Chowchows com Temperamentos Diferentes em Casa