Pets podem doar sangue

in

Os pets podem doar sangue e ajudar peludos que precisam.


Todo mundo sabe da importância da doação de sangue porque todos os dias muitas pessoas precisam de transfusões e os bancos de sangue estão vazios além de serem insuficientes para atender a todos. Essa realidade não se limita apenas aos humanos, muitos pets também precisam de sangue para sobreviver.

Infelizmente alguns pets podem sofrer algum acidente grave, uma hemorragia interna aguda, anemia ou doença renal crônica desse modo, precisar de uma transfusão de sangue. São em momentos como esses que o tutor se depara com a necessidade de ter um banco de sangue e descobrem que pets podem doar de sangue.

É mais fácil do que parece seu pet ser um doador. É só o cachorro ou gato fazer parte dos seguintes pré-requisitos:

Cachorro
– Ter entre 1 e 8 anos
– Não ser obeso
– Não ter problemas cardíacos
– As fêmeas não podem estar prenhas
– Não ter recebido transfusão de sangue, não esteja recebendo medicação e com vacinação em dia
– Tenha entre 20 a 30 Kg
– Com temperamento dócil

Gatos
– Ter entre 1 e 7 anos
– Vacinação em dia
– No mínimo 4Kg
– Ser dócil, mas muitas vezes seja necessário sedação

O procedimento é tranquilo como para os humanos, dura aproximadamente 30 minutos e o pet pode doar sangue a cada três meses. São poucos os pets que ficam levemente tontos após a doação, a maioria não apresenta nenhuma reação estranha e a recuperação é rápida.



Com objetivo de ajudar pets que precisam de transfusão de sangue, cirurgias, tratamentos a veterinária Cláudia Zefferino Garcia abriu um banco de sangue em Bauru, interior de São Paulo. É uma ideia inovadora e que pode ajudar muitos pets, por enquanto onde Cláudia trabalha é o único lugar na região que faz esse procedimento.

Interessante que o doador de sangue não tem custo e para saber se o pet pode doar sangue é feito alguns exames como: hemograma completo, perfil renal e testes para Leishmaniose e Erliquiose. Além de estar dentro dos pré-requisitos citados acima.

Esperamos que mais pessoas conheçam os benefícios e compartilhem essa ideia de que pets também podem doar sangue para salvar vidas. Como para nós, humanos, a adesão para ser doador acontece no boca a boca, quando há necessidade e poucas vezes são doadores regulares. Além disso, são poucos os bancos de sangue onde é possível levar o pet para doar por isso, iniciativas como a veterinária Cláudia podem servir de inspiração para aumentar a conscientização sobre o assunto.

Além disso, falta também mais informação para os tutores, pois poucos sabem que o tipo de sangue entre os pets é bem variado, só entre os cachorros são diversos tipos sanguíneos que variam de acordo com a raça. E a transfusão de sangue só é realizada quando os cachorros, tanto receptor quanto o doador, são do mesmo grupo sanguíneo ou são compatíveis. Mais uma vez, como para os humanos a necessidade de ter doadores de todo tipo de sangue.

Segundo veterinários a doação de sangue não prejudica a saúde do pet, ao contrário, ajuda muitos outros. Por exemplo, um cachorro ajuda a salvar quatro vidas e no caso do gato, ele salva duas vidas. Isso porque o sangue é separado em apenas dois componentes básicos: glóbulos vermelhos e plasma.


Via pixabay


O pet também tem benefícios em ser um doador de sangue:

– As consultas são gratuitas
– Tem prioridade caso o pet precise de uma transfusão
– Recebe petiscos como recompensa

Como falamos, a necessidade de uma transfusão de sangue é inesperada. Por isso, a importância de doadores caninos e não há recompensa maior do que saber que você e seu amigão salvaram uma ou mais vidas.



Confira se seu cachorro está com todas as vacinas em dia clique aqui


artigo-desktop-2


Fonte consultada G1 Globo

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

DIY: Como fazer um jogo americano de papelão

7 dicas para escolher a melhor coleira para o seu cachorro