Por que devemos passear com nossos cães?

in

Saiba a importância de passear frequentemente com o seu cão.

Na natureza os cães vivem livres, soltos e passam várias horas caminhando em busca de comida. Alguns precisam caminhar mais que outros e algumas raças têm genes que as fazem andar uma distância maior ou de maneira mais rápida, mas todos os cães caminham.

Por que devemos passear com nossos cães?

Photo by Nikolay Tchaouchev on Unsplash

A partir do momento que os domesticamos e os trouxemos para dentro de casa, é nossa responsabilidade garantir que eles satisfaçam suas necessidades instintivas para que possam ser equilibrados, que tenham bem-estar e qualidade de vida. Não é nada natural que os cães passem o tempo todo em um local fechado.

Muitos pensam que por terem um espaço grande em casa, não precisam levar o cão para passear, mas engana-se muito quem pensa assim.

Não importa quão grande é seu quintal, para o cão é apenas um grande canil fechado, e independente do porte dele e do tamanho do quintal, os cães têm naturalmente a necessidade de explorar e, assim como nós, de fazer atividade física.

passear com cachorro
Photo by NICOLAS TESSARI on Unsplash

As brincadeiras em casa ou as idas aos parques e creches para cães são boas formas de exercício, porém não são o tipo de atividade que o passeio com seus donos, os líderes, oferece.

Um passeio regrado, em que o cão é seguidor e o tutor é líder, é uma atividade que cria e fortalece o relacionamento dos mesmos e é uma das melhores formas de se estabelecer a liderança sobre o cachorro. Todo cão precisa de um líder (ou ele se verá obrigado a assumir esse papel) e a caminhada é a base desse relacionamento.  

Os passeios realizados da maneira correta podem amenizar, prevenir ou até eliminar diversos problemas de comportamento, como destruição de objetos, latidos em excesso, agressividade e até ansiedade de separação.

Muitos desses problemas vêm da energia acumulada e não extravasada que leva à frustração e que acaba gerando os mesmos.

Antes de ter um cão, tenha em mente que ele exige investimento de tempo e compromisso. Caso você não tenha tempo para passear com ele o tanto que ele precisa para gastar energia, é imprescindível contar com mais alguém da família ou mesmo contratar um passeador profissional para ajudar, pois se for para ter um cão para deixá-lo em casa, frustrado, sem exercícios e qualidade de vida, é melhor não ter!

Aquela pequena voltinha no quarteirão não é suficiente! Devemos nos comprometer a passear pelo menos duas vezes por dia com nossos cães. E os passeios devem ser de no mínimo trinta minutos cada.

Photo by Andrii Podilnyk on Unsplash

Apenas a esteira, a creche, o soltar no parque ou as brincadeiras de buscar, nunca poderão substituir o passeio, e de preferência o passeio com você, o tutor.

Passear é uma das melhores formas de gastar a energia física e mental do seu melhor amigo, sem contar que acaba se tornando um exercício para nós tutores também e além do mais, eles adoram!

E então, vamos passear? Conte para gente nos comentários sobre os passeios que faz com seu cão.

Recomendação de leitura: Saiba a importância de socializar o seu cão.

Rebeca Cianca

Escrito por Rebeca Cianca

Estudante de medicina veterinária, tem cursos nas áreas de comportamento canino/adestramento e auxiliar veterinário. Já atuou como adestradora e Dog walker (passeadora de cães) e atualmente trabalha como Pet Sitter (babá de animais). Está sempre buscando aprimorar seus conhecimentos em Comportamento e Saúde animal para uma melhor qualidade de vida dos bichinhos de estimação.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

limpar as patinhas do pet

Devemos Limpar as Patinhas?

Lugar de animal, não é na rua!