Índice
Você deve manter seu gato dentro de casa se você o ama!
Esta é uma questão polêmica e sempre me perguntam por que o gato não pode ir à rua. Diversas são as causas de evitar que o gato saia para passear. Acredito que o principal motivo para manter o gato dentro de casa é a transmissão de doenças por contato direto.
Uma das doenças mais comuns transmitidas entre os gatos é a rinotraqueite, causada pelo herpes vírus. Não é contagiosa para os humanos e nos gatos adultos não costuma causar grandes problemas, mas nos filhotes pode ser até fatal.
Com relação às viroses incuráveis e letais encontram-se o famoso trio PIF, FIV e FeLV. A PIF (peritonite infecciosa felina) e a FeLV (leucemia felina) são transmitidas por contato direto (lambedura, por exemplo). A FIV (imunodeficiência viral felina) é transmitida nas brigas (mordedura). Vale lembrar que, dessas três, aqui no Brasil temos vacina apenas contra leucemia.
Com relação à famosa toxoplasmose, os gatos de rua são os mais suscetíveis, pois mantém hábitos de caça (pombos, ratos, etc.) e essa doença sim pode contaminar o homem.
Permitindo que seu gato dê algumas voltinhas ele também está sujeito a ataques por cães, por outros gatos, atropelamento e envenenamento. Atualmente o gato é o animal que mais sofre maus-tratos por parte dos humanos (dados obtidos por peritos veterinários).
Gatos que têm acesso à rua caçam passarinhos. Os gatos já são considerados um perigo para a fauna, pois eles não caçam apenas para se alimentar. Você pode oferecer a melhor ração de qualidade, mas se ele tiver acesso à rua irá caçar boa parte do tempo.
Outro inconveniente são as pulgas, sarnas e carrapatos. Pulgas não são tão inocentes e podem transmitir doenças do sangue e vermes intestinais aos bichanos.
Por último e não menos importante o CONTROLE POPULACIONAL. Gatos possuem facilidade em se reproduzirem e o excesso de animais de rua é um problema enfrentado há muitos anos aqui no Brasil.
Os animais que vivem confinados podem ter uma vida feliz, basta introduzir no ambiente: brinquedos, prateleiras para o gato escalar e caixas de papelão com furos para fazer de esconderijo. Essas dicas podem ajudar a evitar o tédio e problemas comportamentais.
Geralmente os gatos levam em torno de 15 dias para se adaptar a uma nova situação, portanto é melhor acostuma-lo a ficar preso em casa desde filhote.
Alguns gatos podem se acostumar a passear de coleira, como um cão. Se você quiser tentar primeiro acostume o gato a usar coleira (peitoral) e guia dentro de casa, depois inicie os passeios gradativamente, sempre retornando caso aconteça algo que deixe o gato muito estressado.
Se for absolutamente impossível seu gato ficar preso em casa então siga as seguintes dicas para evitar alguns dos problemas citados:
- aplique um produto que previna pulgas, sarna e vermes uma vez ao mês, mas somente com receita veterinária
- mantenha seu animal anualmente vacinado
- leve seu gato para ser castrado (fêmeas e machos)
- não corte suas unhas, com elas o gato pode subir em árvores e evitar o ataque por cães
Ficou alguma dúvida? Então me escreva: contato@portalmedicinafelina.com.br
Dica da Petiko para mamães de gato!
Use o aplicativo da PetLove para comprar comidas e mimos para seu gato. Você encontra a ração mais barata, além de diversos mimos e novidades para seu gato. E recebe tudo em casa! Faça o download do app gratuito:
Faça parte da Petiko: poste fotos do seu pet, tire dúvidas e ajude outros membros da comunidade. Cadastre-se agora
Veja mais artigos do Petiko:
Saiba o que deixa seu gato feliz