Você sabe por quê os cães farejam o bumbum do outro? Seu cachorro também faz isso? Confira aqui os motivos:
Muitos de vocês já devem ter percebido que quando os cães se vêem, a primeira coisa que fazem cheirar o bumbum do outro, não é mesmo?! Mas por que realmente isso acontece?!
Por Que os Cães Farejam o Bumbum do Outro?
Como os cães não falam, encontraram outra forma para se comunicarem entre si, que é a tão famosa, linguagem corporal.
Quando os animais se encontram, geralmente caminham em círculos para avaliar a atitude e postura do outro. Nessa hora tudo conta, como abanar o rabo, orelhas levantadas, latido, entre outros.
O olfato também é muito utilizado durante a “conversa” entre pets. E como todos sabem, o olfato é o sentido que mais se destaca nos cães. A capacidade de cheiro deles é muito mais avançada que a nossa.
O nariz dos caninos contém cerca de 150 milhões de receptores, enquanto o dos humanos tem apenas 5 milhões, uma boa diferença né?!
Isso torna o olfato deles cerca de 100 mil vezes mais sensível do que o nosso.
Para tornar o olfato ainda melhor, nossos peludos nasceram com uma ferramenta adicional, chamada órgão de Jacobson. Ele está localizado dentro da cavidade nasal e abre para o céu da boca.
Sua função é agir como um sistema olfativo secundário, projetado especificamente para comunicação química.
As duas partes do sistema de detecção de odor dos cães são nariz e órgão de Jacobson, eles trabalham juntos para proporcionar maior sensibilidade ao olfato.
Sozinhos, nenhum dos dois conseguiria fazer o que conseguem fazer juntos, e por isso seu olfato é muito melhor que o nosso!
O aparelho biológico desse órgão ignora os odores, como o cheiro de fezes e encaminha todas as informações químicas diretamente ao cérebro, possibilitando ao seu pet o conhecimento sobre seu novo amigo com uma boa ‘’fungada’’ no bumbum.
Texto relacionado: 3 Animais Que Fazem Sucesso na Internet
Mas, afinal, porque eles gostam tanto de farejar o bumbum?
De acordo com a American Chemical Society, os cães farejam as informações do outro cachorro pelo rabo. Ou seja, é por lá que eles descobrem o sexo, o estado emocional, a dieta, a raça, o humor, entre outros detalhes.
Realmente, o olfato dos caninos é muito aguçado não é mesmo?! Quem diria que uma ‘’fungadinha’’ no bumbum, eles conseguiriam distinguir tantas coisas!
Você sabia dessa curiosidade do mundo canino? Seu cachorro também fareja desta forma? Conta pra gente aqui embaixo!