Índice
Aposto que você já se perguntou “Por que os cães puxam a guia?”. Encontramos 5 motivos, confira:
Quanto de nós já passamos por isso? Acordamos dispostos a passear com o nosso cãozinho, colocamos a guia nele e levamos à rua, chegando lá a nossa disposição vai toda embora, e ainda ficamos com raiva do nosso cãozinho.
Então, iremos abordar os principais motivos para que o cão puxe a guia, você sabia que você é o principal vilão? Que você o ensina a puxar a guia e o recompensa sempre que ele puxa?
Vamos enumerar 5 motivos que fazem com que o cãozinho puxe a guia, são eles:
#1 O fato de puxar a guia funciona, ou seja, ele chega onde ele quer chegar
Quando o cão sai na rua e quer conhecer novos ambientes, conhecer outros cachorros, ele começa a andar rapidamente e com isto puxa a guia. Normalmente tentamos puxar a guia, como ele não para, continuamos andando com ele, mesmo com ele puxando a guia. Isto faz com que ele chegue ao local desejado. Ou seja, se eu puxo a guia eu consigo chegar no cãozinho “ebaaaa”.
#2 O tutor puxa a guia
Para treinarmos, precisamos sensibilizar a nossa mão, precisamos sentir mais cada puxão.
Como explicado anteriormente, a reação que temos quando o cão puxa a guia é de puxa-la também, com isto fazemos que o cão tenha que utilizar da força e jogar o corpo para a frente, para assim conseguir um equilíbrio.
Exemplo: peça que alguém te puxe para trás, você irá jogar seu corpo a frente para que consiga ficar em pé.
#3 O equipamento, ele pode ajudar muito ou piorar muito
Como não estamos discutindo metodologias de adestramento, não irei me aprofundar muito neste tópico.
Existem alguns equipamentos para caminhada, que são muito utilizados, com o objetivo de auxiliar no passeio que muitas vezes podem piorar drasticamente o passeio.
Alguns utilizam o enforcador, a coleira simples, com o objetivo de ter um passeio mais calmo. Porém os resultados não são como esperados, além de trazer sérios problemas de saúde ao cão.
#4 Não foi ensinado que o cão deve andar do nosso lado, no nosso ritmo
No Brasil, não temos uma cultura que ensine o cão como ele deve agir em diferentes territórios, em diferentes lugares ou momentos. Com isto o cão fica indeciso de como ele deve se comportar na hora do passeio, se ele deve puxar, se deve andar na frente, etc.
Está indecisão faz com que ele acredite que puxando é o certo, por causa do primeiro motivo, pois quando ele puxa ele chega onde quer chegar.
#5 O tutor não tem o costume de passear com um cão, é um momento raro
Como nós possuímos uma rotina muito corrida, muito cansativa, caminhamos com nosso cão raras vezes, uma ou duas vezes por semana. Isto faz com que o nível de ansiedade dele cresça neste momento e com isto ele tende a puxar mais a guia.
Então você consegue notar por qual destes motivos o seu cãozinho tem puxado a guia?
Agora que você já sabe por quais motivos seu peludo pode puxar a guia que tal saber mais sobre a importância de ensinar comandos básicos para seu cachorro? Clique aqui.