Posso levar meu gato para passear? Para dar uma voltinha no quarteirão?
Você com certeza já deve ter visto muito cachorros passeando ou caminhando com seu papai ou mamãe. Se exercitando e divertindo. Mas você tem um gato… e ai? Já viu gatinhos com guia? Andando tranquilamente em parques? Um pouco mais difícil de ver essa cena por ai, né?
Tem muita vontade de levar seu gato para passear, mas não sabe como? Será que só os cachorros podem fazer isso? Calma. Fique tranquilo que vamos explicar o que é necessário considerar antes de dar uma voltinha com ele.
Há especialistas que são contra porque pode causar muito estresse e medos no gatinho. Outros são a favor de levar o gato para passear, dizem que os gatos merecem caminhar ao ar livre e explorar o mundo. São opiniões bem diferentes e com isso ficamos na dúvida sobre o que é melhor para nosso bichano, mas o que vale é o bom senso e conhecer bem o seu peludo. Veja algumas dicas:
1) Veja com seu veterinário qual melhor modelo de guia para seu gato;
2) Acostume seu gato com uso da guia: deixe-o cheirar, brincar com esse objeto novo;
3) Antes de levá-lo para a primeira caminhada fora de casa faça alguns testes em lugares mais controlados, por exemplo, no quintal.
4) Quando iniciar os passeios as vacinas do seu gato devem estar em dia. E caminhe perto dele e não force, caso ele mostre sinais de estresse retorne para casa e não insista.
5) Os passeios devem ser curtos e em lugares tranquilos;
6) Fique atento para que ele não entre em conflito ou estresse com outros gatos ou cachorros.
Se seu bichano não for do tipo que gosta de passeios ao ar livre dê opções para ele brincar em casa. Com BOX.Petiko seu gatinho vai receber todo mês uma seleção diferente e especial com brinquedos, petiscos e pelúcia. Ele não vai ficar entediado e se divertir muito.
Lembre-se também que é muito importante saber também como transportar seu gato e se você pode deixá-lo sozinho enquanto viaja.
Dica da Petiko para mamães de gato!
Fonte: meusanimais.com.br