Queda de Pelos: O Que Fazer?

in

Seu pet tem problemas com queda de pelo? Conheça algumas possíveis causas que influenciam a queda dos pelos.

Os cães perdem muito pelo diariamente. Mas da mesma forma que os pelos caem, novos nascem todos os dias.

A queda de pelo em cachorro em muitos casos é normal, podendo ser apenas uma renovação da pelagem. Mas,  quando se torna excessiva essa queda, é motivo de grande preocupação por parte dos papais de pet.

Existem diversas causas que podem influenciar na queda de pelos, como o estilo de vida do animal de estimação, o ambiente no qual ele vive, se existe deficiência nutricional, ansiedade, estresse, presença de parasitas e tantos outros fatores que podem determinar o tratamento adequado.

Queda de Pelos: O Que Fazer?

‘’Ah, mas aqui só tem queda excessiva em duas épocas do ano’’.
Isso é completamente normal, vejam a foto abaixo para ver a diferença de pelagem no verão e no inverno:

1. DIFERENTES ÉPOCAS DO ANO

Foto: @snowdoguinhoo

Como disse, geralmente a pelagem dos animais mudam duas vezes ao ano, costumar chamar isso de ‘’muda de pelos’’. Dias mais longos estimulam a queda de pelos e a pelagem fica menos densa (muda de verão). Dias mais curtos estimulam a queda dos pelos e substituição desses por uma pelagem mais densa (muda de inverno). Há cães, no entanto, que trocam a pelagem durante o ano todo, sem que isso seja considerado um estado anormal.

A queda de pelo de um akita por exemplo, é diária e aumenta no verão, por isso a escovação é muito importante!

A pelagem dos cães não possuem glândulas de suor. Essas glândulas estão presentes apenas nas “almofadinhas’’ das patas. É por isso que os animais podem deixar pegadas úmidas no piso.

A pelagem dos animais, portanto, nunca apresentará “suor”. A pele desses animais secreta uma “gordura” que se espalha na pelagem e é responsável pela sua proteção contra bactérias e outros microrganismos, além de conferir brilho e hidratação aos pelos.

2. BANHO

Retirar a “gordura” natural da pele dos animais significa remover uma importante barreira de proteção. Esse é o motivo pelo qual não devemos dar banhos frequentes nos animais. Isso não significa que é preciso deixar o animal sujo e fedido. Um banho semanal ou cada quinze dias é tolerável num cão saudável.

Exagerar nos banhos para deixar a pelagem do animal bonita é errado. A pelagem parece estar mais bonita, mas a pele fica sem proteção. Adquirindo um problema de pele, os pelos caem e lá se vai a bela e limpinha pelagem de seu amigão. Assim, menos banhos e mais escovação resultam em pelagem bonita e brilhante.

Foto: @snowdoguinhoo

Os akitas não podem tomar banhos sempre, pois são originários de regiões frias e úmidas, assim como toda raça originalmente de frio tem pêlo e sub-pêlo, e por isso, são de poucos banhos, como moramos em uma região muito quente, no máximo ele toma banho uma vez por mês, mas o ideal seria a cada três meses.

E acreditem, akitas não ficam fedidos!
São considerados como cães gatos, eles se lambem constantemente como se fossem um gato gigante.

3. ALIMENTAÇÃO

As quedas de pelos também podem ser decorrentes dos alimentos, no entanto, o problema ocorre lentamente e de maneira uniforme. A carência de vitaminas afeta a saúde do cão e é um dos motivos que podem atingir a pele e o pelo do animal.Se desconfiar que seu pet esteja com queda de pelos excessiva após trocar a alimentação, não deixe de falar com veterinário.

4. ANSIEDADE E ESTRESSE

Foto: @snowdoguinhoo

Alguns cães sofrem de ansiedade e estresse, cães que sofrem de ansiedade e estresse geralmente relacionados à ausência do dono ou falta de atividade física,  podem perder pelo em locais específicos e isso ocorre devido à lambedura, que motiva a queda.

Existem diversos motivos para queda de pelos do seu cão e se notou algo diferente, não deixe de falar com seu veterinário para solucionar o problema, mas se seu pet só tem queda de pelos duas vezes no ano, não tem com o que se preocupar que é totalmente normal.

 

Conheça agora alguns mitos e verdades sobre Akita Inu.

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Por Que o Cachorro Tem Mania de Cavar Buracos?

O Encantador Universo Felino