10 razões para você NUNCA dar ossos para cachorro

in

É muito popular a ideia de que é natural dar ossos para cachorro, porém é uma prática perigosa, que pode causar ferimentos graves no seu cachorro.

A grande maioria das pessoas acha seguro dar ossos grandes, como por exemplo os de pernil, para os cães. Mas de acordo com o Centro de Medicina Veterinária da Food and Drug Administration (FDA) , os ossos são perigosos para os cães.

“Os ossos são perigosos, não importa o seu tamanho. Dar ao seu cão um osso pode garantir a ele uma viagem ao consultório do seu veterinário, uma possível cirurgia de emergência, ou até mesmo a morte.” – Carmela Stamper, veterinário no Centro FDA.

É importante você se certificar de que seu cão não irá ter acesso aos ossos que sobrou da sua refeição. Você deve coloca-los no lixo, totalmente fora do alcance do cachorro. Também é importante instruir as crianças e eventuais visitas do churrasco de domingo para não jogar o ossos para o seu cão.

Aqui está uma lista, criada pela FDA com 10 motivos pelos quais é uma má ideia dar ossos para cachorro:

1. Dentes quebrados

Se o seu cão quebrar um dente, você terá que leva-lo a uma clínica veterinária especializada em odontologia animal, e isso pode sair caro.

2. Lesões na boca ou na língua

Pode causar muito sangramento e garantir ao seu cão uma visita ao veterinário.

3. Osso ficar preso no maxilar inferior do seu cão

Pode ser muito doloroso e assustador para o seu cão e potencialmente caro para você.

4. Osso ficar preso no esôfago do seu cão

Esôfago é o tubo que a comida percorre para chegar até o estômago. É desesperador para o seu cão ter algo preso no esôfago. Nesse caso, uma corrida ao veterinário será inevitável.

5. Osso ficar preso na traqueia

Isso pode acontecer caso seu cão inale acidentalmente um pequeno pedaço de osso. Pode ser muito perigoso, pois ele terá dificuldades para respirar. Se isso acontecer, o cão deve ser levado imediatamente ao veterinário.

6. Osso ficar preso no estômago

Suponhamos que ele tenha descido sem problemas até o estômago, mas o osso pode ser muito grande e pode ficar preso no estômago do seu cachorro. Dependendo do tamanho do osso, o seu cão pode precisar de uma cirurgia ou endoscopia, na qual o veterinário irá usar um tubo para tentar remover o osso preso no estômago.

7. Osso ficar preso no intestino

Pode bloquear o intestino do cão e ser necessário uma cirurgia.

8. Causar prisão de ventre devido a fragmentos de ossos

O cachorro pode ter dificuldades para fazer a digestão dos fragmentos de ossos e eles podem raspar e machucar o interior do intestino grosso ou o reto conforme esses fragmentos se movimentam. Pode causar dores severas ao cachorro e será necessário leva-lo ao veterinário.

9. Hemorragias no reto

Dependendo do caso, pode ser muito perigoso. Garantirá uma visita ao veterinário.

10. Peritonite

Trata-se de uma infecção no abdômen de difícil tratamento. Ela pode ocorrer quando fragmentos de ossos raspam o estômago ou intestino do cachorro. A peritonite deve ser tratada com cautela, pois pode até mesmo matar o cão.

Converse com o seu veterinário sobre alternativas para substituir os ossos para seu cão. Existem muitos produtos no mercado feitos com materiais seguros para o cão mastigar. Procure também, sempre supervisionar seu cão quando ele estiver com qualquer produto de mascar, principalmente se você está dando a ele aquele produto pela primeira vez.

E importante, se você achar que seu cão não está agindo normalmente, consulte um veterinário!

Fonte: FDA

Veja mais artigos do Petiko:


Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

fantasias para gato

As 20 melhores fantasias para gato

cães enormes

22 cães enormes cuidando de bebês e crianças