Relação Entre Pet e Humano

in ,

Ter animal de estimação em casa pode significar muito mais do que ter só um companheiro. Conheça aqui outros bons motivos para ter um pet:

Hoje em dia, os animais de estimação fazem parte das nossas vidas e podemos mesmo afirmar que são companheiros inseparáveis dos seus donos.

As relações entre pets e humanos podem ser muito melhores do que pensamos

Aquele velho mito de que cachorro ou gato podem aumentar a alergia, asma ou bronquite, não existe mais. É exatamente o contrário. A interação de crianças e animais, dentro de casa, estimula o desenvolvimento do pet e do humano. Agora quando seu filho pedir um cachorrinho, não tem mais desculpa, rsrs.

Estimulam as crianças

Vários estudos já comprovaram que diversos problemas infantis podem ser melhorados com o convívio com animais. A neuropsicóloga (Paula Lopes), deu um exemplo que é a melhora do quadro de portadores de autismo. “Elas têm muita dificuldade no contato social e a simples presença de um animal treinado associada a atividades adequadas para eles auxiliam nesse desenvolvimento”.

@snowdoguinhoo

Estudos mostram que as crianças autistas apresentam diminuição nos comportamentos negativos, como agressividade, alienação, isolamento, entre outros com a presença de cães nas sessões, por exemplo. Demais, não é mesmo?!

Benefício para idosos

As pesquisas com a interação de pessoas da terceira idade e animais também é enorme. Idosos tutores de cães são mais ativos e desistem menos de fazer exercícios. Enquanto aqueles que não têm um cãozinho, começam a fazer caminhadas, mas logo desanimam e param.

Por isso mesmo, idosos com cães fazem mais amizades e ficam menos doentes. Entre outros benefícios estão a melhora do humor, relaxamento e diminuição do estresse.

Animais são puro amor

@snowdoguinhoo

Os animais nos oferecem companhia e amor, sem impor as exigências colocadas pelos seres humanos, além de nos aceitar do jeito que somos. Tudo isso gera um vínculo duradouro e forte entre os humanos e os pets.

Os animais conseguem compreender a linguagem humana com muita facilidade. Um cão, por exemplo, pode associar uma palavra, dita por seu tutor, com um comportamento, como comer ou passear.

Texto relacionado: Pet terapia: o que é e como ajuda humanos e animais

Um assunto muito importante é a relação que nós seres humanos temos com os animais. Tanto com os gatos, cachorros, peixes, passarinhos, cavalos, podemos estabelecer sempre uma relação de carinho, afetividade, que nos torna participante de uma verdadeira família.

Como já disse anteriormente, já foi comprovado por pesquisas que a relação entre pessoas e animais é especialmente saudável e melhora em quase 100% no auxílio psicológico, físico e mental, principalmente com crianças e idosos.

Logicamente vale a pena sempre lembrar que os animais de estimação são a base de tudo, pois possuem sentimentos, emoções, medo e necessidade físicas e biológicas, assim como nós seres humanos. Por isso, o cuidado, proteção, carinho e dedicação com seu bichinho de estimação é sempre obrigatório.

E você, como é sua relação com seu pet? Conta aqui pra gente nos comentários!

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Você Já Ouviu Falar de Creche para Cachorro?

Panleucopenia Felina