Roupa de cachorro: elas salvam seu cão no frio, ou isso é conversa fiada?

in

Tire suas dúvidas sobre roupa de cachorro e como pode proteger seu cachorro dos dias e noites mais frias.

Quando os dias mais frios chegam, é comum procurarmos roupas quentinhas para manter nossos cães aquecidos. Além da preocupação com a saúde, bem vestidos ele se tornam ainda mais irresistíveis, sendo um prato cheio para lindas fotos em família.

Mas será que cachorros precisam de roupas para se aquecer? Elas salvam seu cão no frio, ou isso é conversa fiada?

Passaremos pelos seguintes tópicos:

 

  1. Cachorros sentem mesmo frio?
  2. Como saber se meu cachorro está com frio?
  3. Roupas ajudam, atrapalham, ou depende?
  4. Como escolher a roupa certa para o seu cachorro?

 

Continue lendo esse artigo e prepare-se para oferecer ao seu cachorro todo suporte que ele precisa (e espera de você) durante o frio.

#1. Cachorros sentem mesmo frio?

pixabay
pixabay

Sim, mas cães não são todos iguais.

Uma temperatura que pareça agradável a um cachorro pode ser desagradável para outro. Para identificar melhor a sensibilidade do seu cão algumas variáveis podem ser observadas:

Tipo de pelagem – Cães com pelos grossos ou dupla camada tendem a ser os mais tolerantes ao frio (huskies siberianos, samoieda, shelties). São raças que se desenvolvem em climas mais frios e possuem atributos anatômicos, fisiológicos ou comportamentais que lhes permitem suportar baixas temperaturas. Por outro lado, os cães com pelos mais finos sofrem mais com o frio.

Cor da pelagem – Em um dia claro, cães com pelagem escura podem absorver quantidades significativas de calor do sol, mantendo-os mais quentes em comparação com cães de pelos claros ou curtos.

Tamanho – Cães pequenos têm uma capacidade maior de perda de calor. Portanto ficam com mais frio se comparados a raças maiores.

Peso – A gordura corporal isola bem a temperatura, por isso cães mais magros tendem a ficar com mais frio. Mas atenção, os riscos para a saúde causados pelo sobrepeso superam qualquer vantagem, por isso jamais engorde seu cachorro nos meses mais frios como uma tentativa de protegê-lo de baixas temperaturas.

Idade e Saúde – Cães muito jovens, muito velhos, ou os doentes possuem menor capacidade de regular a temperatura corporal em comparação com cães saudáveis e no auge de suas vidas. Portanto precisam de maior proteção contra o frio.

#2. Como saber se meu cachorro está com frio?

Ruff Ruff
Ruff Ruff

Em geral, temperaturas frias não devem se tornar um problema para a maioria dos cães até que caiam abaixo de 10 ° C. A partir daí os proprietários de raças pequenas, com pelagem fina, muito jovens, velhos ou doentes devem prestar atenção.

A melhor maneira de monitorar os cães quando está frio é ficar de olho no comportamento deles. Se você perceber que seu cão está tremendo, ansioso, choramingando, muito quieto, procurando locais quentes ou segurando uma das patas, é hora de ligar o alerta.

Cães com frio normalmente ficam com as patas ou pontas da orelha geladas.

#3. Roupas ajudam, atrapalham ou depende?

Ruff Ruff
Ruff Ruff

Depende.

Conhecendo os tópicos #1 e #2, seu cachorro se encaixa em um desses padrões?

Roupas seriam altamente recomendadas por exemplo para cães pequenos, com pouca pelagem e baixo percentual de gordura, especialmente se viverem nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Em contrapartida, um Golden Retriever residente na região Nordeste provavelmente sentirá desconforto usando algo sobre o corpo.

Enquanto um Huskie Siberiano certamente dispensará o acessório, mesmo vivendo na região Sul do Brasil e enfrentando temperaturas abaixo de 10 ° C.

A partir de agora, conhecendo as informações acima, tudo depende da sua percepção. Mas para te ajudar segue uma lista de raças que se adaptam bem à roupas:

  • American Pitbull
  • Boxer
  • Beagle
  • Basenji
  • Basset
  • Bulldog Francês
  • Boston Terrier
  • Chihuahua
  • Corgi
  • Dachshund
  • Fox Terrier
  • Greyhound
  • Jack Russel
  • Pinscher
  • Pug
  • Saluki
  • Shih Tzu
  • Whippet
  • Yorkshire

 

#4. Como escolher a roupa certa para o seu cachorro?

Photo by zhenhao Liu on Unsplash
Photo by zhenhao Liu on Unsplash

E se, considerando as necessidades do seu cachorro, você concluir que roupas o ajudarão contra o frio?

Nesse caso uma preocupação é fundamental: ele precisa vestir uma roupa confortável.

Nada de mangas compridas, prefira aquelas que priorizam a proteção do peito e permitem que ele corra livremente sem prejudicar o movimento das patas.

Tecidos sintéticos ou de lã costumam causar alergias. Prefira os de algodão ou malha macia. Certifique-se que não haverão zíperes que possam esfregar ou irritar seu cão.

Escolha o tamanho ideal para o seu cachorro. As melhores marcas possuem Guia de Medidas que facilitam a decisão. Exija suporte para ajudar você a tirar todas as dúvidas antes de aprovar uma compra.

Por fim, preocupe-se com o estilo. Os cães são nossos espelhos e o estilo dele deve refletir o seu. Isso garantirá, além do conforto, muitos elogios e fotos incríveis!

A Ruff Ruff possui uma linha incrível feita à mão que atende esses requisitos. Clique aqui para conhecer a coleção de vestuário.

Conclusão

Quando tratamos do nosso melhor amigo, qualquer decisão vai além de ‘pode ou não pode’. Tudo depende das necessidades dele e da nossa sensibilidade em percebê-las.

Introduza as roupas aos poucos, relacionando-as inicialmente a sensações positivas, como um passeio. Estes por sinal devem ser mantidos, mesmo em dias mais frios, adequando o horário para que o passeio seja feito sob o sol.

Bem protegido seu cachorro poderá enfrentar o frio sem comprometer a saúde!

Curtiu o texto? Compartilhe esse artigo com alguém que tenha dúvidas sobre esse tema, ou possua um cão que esteja sofrendo com o frio.

 

artigo-desktop-2

 

Ruff Ruff

Escrito por Ruff Ruff

A Ruff Ruff é uma marca feita para cães com estilo e pessoas com atitude. Nós combinamos referências da moda orgânica, urbana e funcional para criar produtos feitos à mão - com design minimalista e qualidade excepcional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

SETEMBRO AMARELO cachorros podem ajudar na prevenção do suicídio

Quanto custa um BOX.Petiko?