Saiba a Importância de Socializar seu Cão

in

Rebeca Cianca é adestradora, Pet Sitter e Dog Walker e conta para você a importância de socializar seu cão desde pequeno.

Quantos casos conhecemos de cães que têm medo de tudo, até da própria sombra, que são agressivos, desconfiados, ansiosos ou todos esses juntos?

As questões comportamentais dos cães se devem a uma série de fatores, mas muitas delas podem ser evitadas se o cão for socializado corretamente, desde filhote.

A socialização não envolve apenas o contato com outros cães, mas devemos também, tentar fazer com que nosso cão tenha várias vezes contato com o máximo de tipos de barulhos (trovões, fogos de artifício, bombas, trânsito, aspiradores, liquidificador, secador, etc.), estímulos, ambientes, objetos (guarda-chuva, chapéu, etc.) pessoas de diferentes idades e estilos, animais de diferentes espécies e tamanhos, para que ele se acostume e comece a associar tudo isso a algo positivo.

socializar cão
Photo by Marko Blažević on Unsplash

O ideal é realizar esse processo quando os cães ainda são filhotes, mas nunca é tarde para começar!

Se o seu cão já passou pela fase chamada de socialização primária, que vai em média até os quatro meses de vida é importante considerar a ajuda de um profissional para auxiliar no processo de socialização, principalmente, se o animal já mostra ou mostrou sinais de agressividade, medo e dificuldades para socializar com outros animais, crianças ou adultos.

Socializar nosso cãozinho pode exigir um pouco de trabalho e paciência, porém, a falta de contato com esses estímulos pode ocasionar traumas e problemas muito mais difíceis de resolver posteriormente.

A socialização é uma das chaves para ter um cão equilibrado e feliz!

Que tal saber agora se seu cachorro sofre bullying?

Dúvidas? Deixe seu comentário abaixo! ☺

Rebeca Cianca

Escrito por Rebeca Cianca

Adestradora, Pet Sitter (babá pet) e Dog Walker (Passeadora de cães); Auxiliar Veterinária; Contínua estudante. Sempre buscando aprimorar seus conhecimentos em Comportamento e Saúde animal para uma melhor qualidade de vida dos nossos bichinhos de estimação.

Comentários

Leave a Reply
  1. Boa noite, tenho duas cadelas que são irmãs. Adorei as duas com 45 dias de vida. Hj elas têm 6 meses, no entanto, atualmente elas têm brigado muito. Uma é muito brincalhona e a outra é mais agressiva, ciumenta.. o que fazer nesse caso?

    • São irmãs, mas com personalidades diferentes ne?! É sempre importante distribuir a mesma atenção para as duas e sempre que possível coordenar as brincadeiras para que elas aprendam a se divertir juntas, e não, brigar. Se as brigas continuarem é interessante você buscar ajuda de um veterinário ou adestrador, para solucionar da melhor maneira possível.

    • Oi Bianca! Provavelmente essa mais agressiva é a líder dominante na relação entre elas. É importante dar atenção às duas e supervisionar as brincadeiras sempre que possível, mas principalmente tentar não “favorecer” muito o lado “mais fraco” (que seria essa mais brincalhona), pois dessa forma, a outra vai sentir a necessidade de constantemente afirmar sua liderança e vai continuar ou até piorar a agressividade.

  2. Boa tarde, tenho um Golden Retriever e percebi que ela não gosta de outros cachorros, quando mais novo com 7 meses era tranquilo mas agora com 11 meses na rua quer brigar eu sofro para segura lo já que o peitoral o segura. Me ajudem como posso fazer para que ele se socialize com os outros cães.

    • Oii Ro, bom dia. Acreditamos que a melhor opção seja entrar em contato com um especialista em comportamento pet, por exemplo, um adestrador para te auxiliar com seu Golden.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Os 5 Principais Erros do Pet Viajante

curiosidades beagle

Tudo que Você Precisa Saber Sobre Beagles