Rebeca Cianca é adestradora, Pet Sitter e Dog Walker e conta para você a importância de socializar seu cão desde pequeno.
Quantos casos conhecemos de cães que têm medo de tudo, até da própria sombra, que são agressivos, desconfiados, ansiosos ou todos esses juntos?
As questões comportamentais dos cães se devem a uma série de fatores, mas muitas delas podem ser evitadas se o cão for socializado corretamente, desde filhote.
A socialização não envolve apenas o contato com outros cães, mas devemos também, tentar fazer com que nosso cão tenha várias vezes contato com o máximo de tipos de barulhos (trovões, fogos de artifício, bombas, trânsito, aspiradores, liquidificador, secador, etc.), estímulos, ambientes, objetos (guarda-chuva, chapéu, etc.) pessoas de diferentes idades e estilos, animais de diferentes espécies e tamanhos, para que ele se acostume e comece a associar tudo isso a algo positivo.
O ideal é realizar esse processo quando os cães ainda são filhotes, mas nunca é tarde para começar!
Se o seu cão já passou pela fase chamada de socialização primária, que vai em média até os quatro meses de vida é importante considerar a ajuda de um profissional para auxiliar no processo de socialização, principalmente, se o animal já mostra ou mostrou sinais de agressividade, medo e dificuldades para socializar com outros animais, crianças ou adultos.
Socializar nosso cãozinho pode exigir um pouco de trabalho e paciência, porém, a falta de contato com esses estímulos pode ocasionar traumas e problemas muito mais difíceis de resolver posteriormente.
A socialização é uma das chaves para ter um cão equilibrado e feliz!
Que tal saber agora se seu cachorro sofre bullying?
Dúvidas? Deixe seu comentário abaixo! ☺