Índice
- 1 Saiba como garantir a segurança do seu cachorro no carro durante passeios ou viagens.
- 2 Veja aqui como garantir que ele fique seguro no seu carro e aproveite algumas dicas para que o passeio/viagem seja divertido e tranquilo!
Saiba como garantir a segurança do seu cachorro no carro durante passeios ou viagens.
Gosta de andar de carro com o seu cachorro? Não importa se é um passeio rápido ou uma viagem, você precisa se atentar a segurança do seu pet.
Veja aqui como garantir que ele fique seguro no seu carro e aproveite algumas dicas para que o passeio/viagem seja divertido e tranquilo!
Lei sobre animais no carro
Primeiramente você precisa se atentar ao que diz a lei referente a passear com o cãozinho no carro. Entre as normas e recomendações, conforme o Código Brasileiro de Trânsito, o que ganha destaque é o fato de não deixar o animal solto no carro.
Além de multa, você receberá penalização por infração média, gerando 4 pontos na carteira. Fora o risco de eles provocarem acidentes por distrair o motorista.
Sem contar que, em uma batida, o animal será projetado para fora do veículo. E mais! andar com o animal solto dentro do carro está entre os principais erros cometidos por motoristas e que podem invalidar o seguro de carro.
Dicas para garantir a segurança do pet no carro
Ao se tratar de prevenção no trânsito são muitas as considerações e quando incluímos o pet, é preciso mantê-los seguros. Para isso, existem muitas alternativas que o mercado oferece, de forma a minimizar os riscos de acidentes.
Confira aqui algumas dicas para garantir a segurança do seu animal de estimação, ao viajar de carro!
#1 Cadeirinha canina
Se o seu animal de estimação é de porte pequeno ou médio, você poderá investir em cadeiras adaptadas. Estas são acopladas ao banco traseiro, garantindo maior segurança ao pet, como as utilizadas no transporte de crianças.
#2 Cinto de segurança para pets
Se você não contar com espaço suficiente no carro para colocar uma caixa de transporte, utilize o cinto de segurança para pets. Existem modelos ideais para todos os portes, mas é preciso seguir as recomendações para amarrar bem o animal.
Não faça uso do cinto de segurança comum, apenas, já que em uma freada, este pode enforcar o seu bichinho de estimação.
Saiba mais sobre cinto segurança para cães aqui.
#3 Caixa de transporte
Se o seu animal de estimação possui até 25 quilos, essa é a melhor acomodação para se oferecer. Existem muitos modelos no mercado com alta durabilidade e proteção contra bactérias. Na hora de escolher, opte pelas que oferecem melhor ventilação e do tamanho suficiente para que seu pet possa se levantar e até dar uma volta completa. Atenção! Não se esqueça de fixá-la ao cinto de segurança no carro.
#4 Divisória
Especialmente para quem tem cães de grande porte, já que essas divisórias ficam entre os bancos dianteiros e laterais. Com elas, os animais não pulam para o banco do motorista e passageiro, bem como também não colocam a cabeça para fora da janela.
São opções ideais para quem possui cães que não se adaptam as outras alternativas, proporcionando maior liberdade ao animal. Porém, vale saber que não garante total segurança ao pet, já que, em caso de acidente, ele será arremessado contra a divisória.
Como manter seu cão tranquilo no carro
Seja para dar uma voltinha rápida com o cachorro ou levá-lo em uma viagem, o animal também precisa ter uma viagem tranquila. Para isso, considere:
#1 Acostumá-lo ao ambiente
Se o seu pet não está acostumado a andar de carro, faça pequenos trajetos com ele até que se acostume com o ambiente.
Vá e volte do veterinário, dê pequenas voltas no bairro e, aos poucos, aumente o tempo de permanência no veículo até que ele esteja habituado a passeios mais longos ou viagens.
#2 Oferecer alimentação leve
Para que o seu pet não passe mal no carro, ofereça uma refeição leve, ou seja, dê uma quantidade menor de ração e água. Isso evita que ele passe mal durante o trajeto e também que faça muito xixi, mesmo que você tenha proteção no banco para isso.
#3 Cuidar da temperatura interna
Os animais de estimação também sentem calor ou frio, além de necessitar que o carro esteja ventilado. Se o seu pet está muito agitado, então algo está errado e você precisa ficar atento.
Verifique se a temperatura está adequada, conforme o seu cãozinho gosta, afinal, você o conhece bem, não é mesmo?
#4 Dar brinquedos e pequenas distrações
Para evitar que o seu cão fique eufórico e entediado, não se esqueça de levar alguns de seus brinquedos favoritos. Dessa forma, o tempo pode passar mais rápido e eles ficaram menos entediados.
Além disso, conte também com a ajuda de pequenos objetos da casa, como tapetes para que eles sintam um cheiro familiar e não fiquem agitados com a mudança de ambiente.
#5 Fazer paradas
Assim como todos nós precisamos de pausas, no caso de viagem, os pets também precisam, mesmo que seja somente um passeio mais longo. Além de fazer suas necessidades, os animais também precisam se alimentar, tomar água e andar por alguns minutos. Não se esqueça de dar um tempo para que o alimento se assente no estômago, evitando o mal-estar.
#6 Mantenha as janelas travadas
As janelas do seu veículo são elétricas? Mantenha-as travadas! Não que o seu pet vá colocar a patinha para abrir, claro, alguns até vão fazer isso por saber que funciona assim, mas outros, vão “bater” a pata sem querer e acabar se acidentando para fora da janela. Aproveite e fique atento também às travas das portas!
#7 Não o deixe sozinho no veículo
Mesmo que você vá parar bem rapidinho em determinado local, não o deixei sozinho. Ficar sem supervisão de uma pessoa, pode fazer com que ele se agite e acabe conseguindo se soltar e/ou se machucar. Além disso, nos dias quentes, com certeza ele vai sofrer.
Gostou das dicas? Coloque-as em prática e faça um passeio ou viagem de forma mais tranquila com o seu pet!
Por: Andreia Silveira, colaboradora do site SeguroAuto.org.
Fontes: Detran e Anda.jusbrasil