SETEMBRO AMARELO cachorros podem ajudar na prevenção do suicídio

in

Saiba como os cachorros podem ajudar na prevenção do suicídio e de doenças.

Você já deve ter visto nas redes sociais textos, mensagens e imagens sobre o Setembro Amarelo, uma campanha com o objetivo de informar sobre o suicídio. E hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e como os cachorros podem ajudar na prevenção do suicídio, além auxiliarem pessoas com deficiências e doenças.

O cão-guia ajuda deficientes visuais a ter maior mobilidade e independência. O cão-ouvinte ao ser treinado consegue ajudar surdos ou deficientes auditivos, por exemplo, alertando sobre campainha, alarme do relógio. Há também o cão de alerta para convulsão, de serviço psiquiátrico, de serviço militar etc. E agora com a campanha do Setembro Amarelo vamos destacar o cão terapeuta ou terapeuta de quatro patas, como preferir chamá-lo.

O cão terapeuta já é conhecido por trazer benefícios tanto para a saúde física, mental quanto emocional. Ajuda também pessoas com deficiências mentais, com problemas de aprendizagem, com dificuldades em socializar ou idosos nos asilos. Além disso, os cachorros podem ajudar pessoas com depressão que é um dos maiores motivos que leva ao suicídio.

 

pixabay
pixabay

 

A depressão e suicídio  estão relacionados, mas vale destacar que nem toda pessoa com transtorno depressivo vai cometer suicídio. Outros fatores podem levar ao suicídio como: gravidade da depressão, uso excessivo de drogas e álcool, problemas pessoais, traumas psicológicos etc.

Ter a sensação de vazio, insegurança, insônia, falta de motivação, ansiedade e irritabilidade são sintomas comuns de quem tem depressão e a companhia de um cãozinho pode ajudar e até mesmo resolver esse distúrbio afetivo. Afinal, ter um ou mais cachorros ajuda aliviar o estresse, melhora a interação com outras pessoas, nossa atenção e autoestima, além de nos deixar mais saudáveis.

 
Artigo relacionado: 7 razões que a vida é melhor com um cão
 

A campanha Setembro Amarelo busca alertar a população sobre os números de suicídio no país e aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Mostra também que a melhor forma de evitar um suicídio é conversar sobre o problema e estar sempre pronto para ouvir. E ninguém é melhor ouvinte do que o cachorro, certo? Ele está sempre pronto para escutar nossos desabafos, não nos julga pelas roupas que usamos, sentem quando estamos tristes e melhoram nosso humor apenas com um lambeijo.

Ter um cachorro traz muitas vantagens:

  • Conhecer mais pessoas
  • Ser mais positivo
  • Reduz o sentimento de solidão
  • Incentivar a prática de exercícios
  • Ajuda a superar perdas
  • Você sentirá mais responsável

Então, muitas pessoas que se sentem sozinhas ou são muito tímidas a companhia de um pet pode ajudar muito para sentir-se melhor. E claro, ajuda superar qualquer dificuldade e evitar suicídio.

Não se sente preparado em ter um cachorrinho em casa? Uma outra solução é procurar a pet-terapia (ou terapia assistida por animais – TAA). Você não fica sozinho com o cachorro, terá o apoio de um veterinário, enfermeiro, terapeuta ocupacional ou assistente social etc. Só o carinho e afeto do cachorro promove um bem-estar, diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca.

 
Artigo relacionado: 8 coisas que pessoas com cão de serviço gostariam que você soubesse
 

Segundo a Organização Mundial de Saúde mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. E queremos reduzir esses números, só vamos conseguir com a ajuda de todos. É simples, basta estar sempre disponível para escutar e conversar quando alguém pedir. Sejamos mais como nossos pets: prontos para escutar e sem julgar.

Muitas vezes a pessoa só quer desabafar ou “colocar para fora” o que está sentindo. A campanha Setembro Amarelo é nesse mês, mas não vamos deixar esse assunto no esquecimento o resto do ano.

 

artigo-desktop-2

 

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Guia Completo Sobre Vacina Nacional e Importada para o Pet

Roupa de cachorro: elas salvam seu cão no frio, ou isso é conversa fiada?