Sinais que você deve levar seu cachorro no veterinário AGORA

in

Via pixabay.com

 

Não é fácil saber quando devemos levar nosso cachorro no veterinário, o mais rápido possível. É quando ele fica um dia sem comer? Ou quando não levanta para brincar? Como sei que está com dificuldade para respirar?

Para tirar essas e outras dúvidas, separamos algumas dicas de emergências graves mais comuns. Afinal, cuidar de um cachorro não é apenas brincar, dar água e comida, mas também estar sempre atento aos sinais do nosso peludo. Confira:

Sinais de que seu cachorro precisa consultar um Médico Veterinário

Via pixabay.com

 

Em caso de um ou mais dos sintomas a seguir, é preciso levar seu pet ao Médico Veterinário às pressas. Um olhar atento pode ser fundamental para garantir a saúde do seu cãozinho.

  • Vômito: regurgitar muito alimento; um líquido branco ou amarelo;
  • Dificuldade para respirar: respirar de um jeito “diferente”; fazendo ruídos; além de ficar ofegante;
  • Coceira em excesso: junto à formação de feridas e falhas no lugar da coceira;
  • Fezes e urina fora do normal: cocô mole e/ou com sangue; cheiro forte; dor ao defecar ou alteração na coloração e cheiro do xixi (a falta de fezes e urina também é um sinal de alerta);
  • Convulsões: a crise pode começar quando o cachorro cai no chão de lado, com pernas esticadas e cabeça inclinada para trás. Ou quando há tremores nas pernas, fazendo xixi e cocô de maneira involuntária;
  • Trauma: Quando o cachorro cai de uma grande altura; é atingido por um carro ou objetos pesados; chorar quando o pega no colo; dificuldade para andar, levantar ou deitar;
  • “Bolinhas” pelo corpo: é importante fazer “massagens” diárias no seu cachorro, sentir o corpo dele para perceber machucados, “bolinhas” ou nódulos.

Sinais “silenciosos” que os cachorros dão quando não se sentem bem

Foto: Canva

De acordo com o Médico Veterinário Dr. Orlando Cândido de Lara Neto (@orlando.neto.92), além dos indícios citados anteriormente, existem sinais de que a saúde de um cachorro não vai bem. Como:

  • Apatia;
  • Diminuição do apetite e alimentação;
  • Redução da socialização (com outros pets ou com os próprios tutores);
  • Diminuição de atividades físicas, como brincadeiras.

É preciso prestar atenção no comportamento dos pets. Quando eles deixam de fazer atividades que eram parte da rotina, é um sinal de alerta para os tutores – e, nestas situações, a melhor solução é consultar um Médico Veterinário para que sejam feitos exames.

Exames de rotina (ou check-ups) fazem a diferença na saúde dos pets

Foto: Canva

Assim como os seres humanos, os pets também precisam realizar check-ups, periodicamente, para garantir que está tudo certo com a saúde e bem-estar.

Segundo o Dr. Orlando, existem alguns exames que, ao serem realizados de tempos em tempos, é possível identificar possíveis problemas de saúde – lembrando que um diagnóstico precoce possibilita tratamentos mais efetivos, aumentando as chances de garantir uma vida saudável ao pet.

Confira os exames de check-ups recomendados:

  • Hemograma;
  • Avaliação das funções renais (ureia e creatinina);
  • Avaliação das funções hepáticas (LT, FA, proteína, AST, GGT, triglicérides e colesterol);
  • Ultrassonografia;
  • Pesquisa de hematozoários e exame coproparasitológico (dependendo da necessidade).

Lembre-se de consultar o Médico Veterinário que acompanha seu pet para saber detalhes sobre a periodicidade, cuidados antes e depois dos exames e, até mesmo, se existe outra avaliação necessária, de acordo com o histórico do peludo.

Nossos cachorros precisam do nosso cuidado e atenção, afinal, eles não conseguem usar palavras para nos alertar quando algo está errado. Então, anote as dicas acima e proporcione uma vida longa e saudável ao seu pet, para que ele possa aproveitar todo o seu amor! <3

Vale lembrar que colocamos apenas alguns sinais de emergência grave. Sempre que houver alguma dúvida ou preocupação, procure um Médico Veterinário de confiança.

Leia também:
Com qual frequência devo dar banho no meu cachorro?
Saiba os cuidados ao adotar um gatinho
Benefícios da castração: por que castrar seu bichinho?
Como evitar briga de cachorro durante o passeio

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

11 cães dormindo em posições nada normais

10 coisas que só dono de Buldogue Francês sabe