Vai Um Lambeijo Ai?

in

Suspiro conta para gente os motivos pelos quais os peludos lambem em excesso e como evitar.

Oii pessoal!! Aqui é o Supiro lá do Instagram @Suspiropom, o menor integrante da @MatilhaBrasil (Mas também o mais fofinho hehe)!

Hoje eu vim cãotar pra vocês sobre um cãoportamento que todos nós cachorrinhos temos e nem sempre nossos humanos sabem o que significa: o ato de lamber!

Aucês sabem porque seus filhos caninos lambem quando chegam em casa depois do trabalho? Quando lambem o focinho? Ou até mesmo quando lambem uns aos outros? E por que esse comportamento pode virar uma obsessão?

Chega mais que vou cãotar tudinho aqui no blog da Petiko!

CHEIRAMOS PELA LÍNGUA?

lamber em excesso
@suspiropom

A nossa visão não é tão complexa e detalhada como a dos humanos, enxergamos apenas as cores amarelo, azul e cinza então usamos nossos outros sentidos para sair por aí descobrindo o mundo! O que é conhecido por todos como o nosso melhor sentido é o olfato, mas o nosso paladar é um forte aliado nesse quesito!

Existem moléculas de odores que nosso olfato não consegue captar e que o nosso paladar é responsável por obter as informações delas. Desta forma estamos sempre lambendo nosso focinho à procura de novos conhecimentos e novas descoberta. As moléculas de feromônios são um exemplo comum de algo que sentimos com o Órgão de Jacobson, o responsável por essa nossa habilidade.

LIMPINHOS

lamber em excesso
@suspiropom

Desde o momento em que nascemos nossas mamães caninas nos lambem para nos limpar. Esse comportamento se mantém caso o filhote passe bastante tempo com as mães e tendem a se repetir em outros animais e até mesmo em humanos! A limpeza das orelhas, olhos e focinhos é bem comum. Lambemos nossas próprias patas para as manter limpinhas também!

Devemos apenas cuidar para que o ato de lamber as orelhas de outro animal da casa não seja tão frequente para não colaborar com uma possível otite (infecção nos ouvidos).

BEIJOQUEIROS

Uma das atitudes mais comuns da lambedura é demonstrar carinho e afeição ao seu humano ou outros animais da casa! Dizem que a lambida de um cachorro equivale a um beijo humano e é isso mesmo! Quando estamos lambendo nossos donos é um sinal de alegria e excitação por seu tutor ter voltado para casa após o trabalho ou até mesmo depois de acordar!

        Eu sou bem beijoqueiro, gosto de lamber meus papais a todo momento, até quando eu tirei uma soneca e fiquei um tempinho longe! Meu lugar favorito de lamber é o nariz, mas cada cão tem um jeitinho diferente de beijar! Ficamos muito felizes de estar em companhia dos nossos humanos favoritos!

        Lamber também pode ser um ato de submissão, isso quer dizer que acreditamos que o outro cão ou humano é o “alfa da matilha”.

XO ESTRESSE

lamber em excesso
@suspiropom

Ao nos sentir ansiosos temos a reação de lamber tudo o que está a nossa volta, podendo ser brinquedos, o chão, tapetes e até mesmo as próprias patas! O que acontece é que o nosso corpo libera endorfinas, o hormônio do prazer, fazendo que com que a gente se sinta mais feliz e relaxado! É uma forma de passarmos o tempo se estivermos com medo, entediados ou muito ansiosos!

        Depois de um tempo nossos brinquedos perdem a graça e deixamos de brincar com eles. É muito importante estar atento à falta de interesse nos brinquedos da casa! Aqui nesse post do BLOG.Petiko tem 10 benefícios para sempre trocar os brinquedos dos seus peludos!

LAMBER COMPULSIVAMENTE

lamber em excesso
@suspiropom

Se o seu cãozinho não para de lamber objetos ou partes do seu próprio corpo pode ser um sinal de que algo está errado!

        Isso se chama excesso de lambedura ou lambedura compulsiva e está associado à alergias de pele, machucados, estresse, tédio ou até mesmo disfunções hormonais e gastrointestinais. A chegada de um  novo bebê à família (humano ou animal), o medo de barulhos muitos altos como trovões e fogos de artifício, falta de atenção do tutor e passar muito tempo sozinho são exemplos comuns de fatores que causam ansiedade em cães.

        O maior problema desse comportamento é que pode gerar feridas na pele, falha na pelagem, infecções de pele e outros sintomas! Como lamber libera endorfina, os cães não sentem dor quando as feridas aparecem, pois o hormônio liberado é o do prazer, ou seja, a ferida pode aumentar exponencialmente sem que o cão sinta.

COMO EVITAR

Para evitar que isso aconteça é de extrema importância estar atento ao peludo para perceber os sintomas ainda no início. Passear com frequência, evitar que o cão fique muito tempo sozinho, trocar os brinquedos com frequência e procurar brinquedos de enriquecimento ambiental são as principais ações a serem tomadas!

        A BOX.Petiko traz todos os meses brinquedos diferentes pensados nos cães e em seu bem estar! Praticidade até para os tutores mais ocupados!

        É importante ressaltar que a visita ao veterinário é sempre bem vinda em caso de dúvidas ou caso alguns sintomas sejam percebidos!

LAMBEIJOS

lambe em excesso
@suspiropom

Eu vou ficando por aqui nesse post e espero que aucês tenham gostado de aprender mais sobre o famoso lambeijo! Comentem o que acharam e onde mais gostam de lamber seus humanos de estimação!

        Um lambeijo ENORME no nariz de todos e nos vemos lá no meu instagram @Suspiropom onde eu estarei esperando pelas lambidas de aucês!

Suspirinho

 

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Eutanásia, minha experiência

Como se Aproximar do seu Pet